O WhatsApp é o queridinho dos brasileiros quando o assunto é comunicação. Instalado em 99% dos smartphones, o aplicativo é utilizado por 78% do público para entrar em contato com as marcas, segundo um estudo de mensageria da Mobile Time. Porém, a gestão das vendas pelo WhatsApp pode ser um desafio para muitas empresas.
Desde relatórios até métricas de sucesso, muitas informações podem ser obtidas dessa poderosa ferramenta de comunicação. E, mais do que saber dicas sobre como desbloquear todo o potencial de vendas do seu WhatsApp, é importante compreender o que fazer na fase de gestão e escala da sua estratégia de vendas no app.
E, para facilitar, os recursos tecnológicos são, sem dúvida, os melhores resultados. Como, por exemplo, os chatbots, ferramenta que permite automatizar fluxos de atendimento e auxiliam desde a qualificação do lead até
Por isso, preparamos esse artigo para te ensinar como otimizar o controle e melhorar o gerenciamento das vendas dentro do aplicativo de forma mais eficiente e prática. Continue a leitura e saiba mais!
O que é a Gestão de Vendas no WhatsApp
O WhatsApp permite mil funcionalidades. Desde a atração dos leads até a efetivação das vendas e o suporte aos clientes. Dito isso, a gestão de vendas no aplicativo nada mais é do que a elaboração de um planejamento estratégico para acompanhar de perto os resultados obtidos dentro da ferramenta.
É a partir de um gerenciamento eficaz que sua empresa consegue monitorar as vendas, a eficácia do atendimento e também entender com mais assertividade as dores dos clientes. O que impacta diretamente na escalabilidade do negócio, já que, compreender essas informações traz insumos para aplicar a melhoria contínua.
Primeiros passos do gerenciamento
Por unanimidade, o primeiro passo para um bom gerenciamento é saber para onde se está indo. Ou seja, definir os objetivos da sua estratégia. Dessa forma também poderão ser estipulados os indicadores chave de sucesso (KPI’s) que serão utilizados para medir os resultados dentro do canal.
Os indicadores mais comuns a serem acompanhados dentro de uma estratégia conversacional no WhatsApp são:
- Tempo de atendimento
- Taxa de conversão
- Quantidade de contatos recebidos
- % de atendimentos do canal (número de atendimentos feitos no aplicativo e quantos são feitos em outros canais)
- Ticket médio do canal (valor médio das vendas)
- Tempo de fechamento
Também existem indicadores exclusivos para setores específicos. Por isso, é importante conhecer bem o seu mercado e entender quais são os principais para a sua empresa. Além de, claro, sempre respeitar os objetivos e particularidades do seu negócio.
Estruturando um processo de Gestão de Vendas no WhatsApp
Assim como qualquer canal e time de vendas, o WhatsApp também deve ter um processo de vendas estruturado. Até porque, essa estrutura será a responsável por ajudar sua empresa a obter mais resultados, criando uma padronização comercial e garantindo o controle que seu negócio precisa.
Separamos alguns questionamentos que vão te ajudar a guiar a estruturação do processo de vendas dentro da ferramenta:
- Seus contatos precisam de uma pré-qualificação ou vão direto para um vendedor?
Muitas empresas trabalham o processo de vendas com pré-vendedores. Eles são os responsáveis por se aprofundar na demanda do lead e verificar se existe fit entre o que a empresa oferece e o que o cliente precisa. Passando, então, para um vendedor.
Dessa forma, avalie como o processo pode funcionar dentro da sua empresa. Por exemplo, negócios que possuem uma venda de menor complexidade ou menor quantidade de contatos podem utilizar conversas diretas com um vendedor para tornar o processo mais ágil.
- O contato precisa de alguma pergunta de corte?
Em casos onde o fluxo de mensagens é muito grande, é necessária a aplicação de filtros. No WhatsApp isso é possível através de um bot, que automatiza os primeiros contatos e classifica os leads, ou de um atendente direcionado para essa função.
Nessa etapa é importante entender se o contato está buscando falar com algum setor específico, como vendas, suporte, financeiro, entre outros, ou mesmo se é uma pessoa adequada para sua oferta.
- Existe um caminho comum no funil de vendas?
Entender pontos-chave da qualificação de uma conversa permite que você agilize o processo de vendas. Desenhando esse caminho padrão é possível encontrar possíveis pontos de melhoria tanto de comunicação quanto de processo. Além de automatizar o fluxo para torná-lo mais rápido.
Assim sua empresa pode, por exemplo:
- Cadastrar respostas rápidas;
- Disparar automatizações de apresentação;
- Gerar formulários de orçamento no chat, antes mesmo de falar com um atendente;
- Montar um processo para contatos não qualificados, visando o futuro;
- Entre outros.
- Como será o cadastro no CRM?
O cadastro nos sistemas de gestão de consumidores (CRM) são um problema para a maioria das equipes de vendas. É necessário deixar claro quais são os pontos necessários para alimentar na ferramenta, para assim gerar um processo mais estruturado em dados.
Uma boa solução pode ser o Bot no WhatsApp, onde é possível guardar o histórico das conversas e entender mais a fundo os dados de cada consumidor. Isso também ajuda a criar o histórico do cliente, para que nenhum dado seja perdido e a comunicação possa ser sempre fluída.
- Como serão os treinamentos de vendas para o WhatsApp?
Para ter bons resultados neste canal, não bastam apenas as melhores ferramentas, processos e indicadores. Uma equipe bem treinada faz toda diferença em qualquer negócio.
Mais do que alinhar a comunicação e a estratégia aplicada, os treinamentos também permitem melhorar a percepção do cliente sobre sua marca. Além de, claro, estruturar uma abordagem específica e com base em boas práticas dentro do WhatsApp.
Automatizando o gerenciamento
Como você pode perceber nos tópicos anteriores, algumas ferramentas, como a aplicação de um chatbot do Whatsapp, podem otimizar muito sua produtividade e controle sobre dados. A questão é, como automatizar o seu WhatsApp?
O WhatsApp possui fornecedores oficiais, como a Hi Platform, que oferecem acesso à API oficial do aplicativo. Através dele é possível criar a tão famosa integração, que permite a conexão com diferentes ferramentas comerciais, como chat, CRM, ERP, entre outras.
Essa integração faz com que a sua empresa possa automatizar processos e torná-los mais ágeis no dia a dia das equipes de atendimento, permitindo:
- Distribuir contatos entre vendedores e outras áreas da empresa
- Utilizar um Chatbot de cadastro ou filtro
- Utilizar um único número para sua empresa toda
- Conexão com ferramentas de Chat para gerar relatórios
- Realizar orçamentos e vendas direto pelo aplicativo
- Recuperar carrinhos abandonados
- Enviar mensagens em massa e automaticamente (após uma compra por exemplo)
- Enviar pesquisas de satisfação e reviews
Ou seja, uma infinidade de possibilidades que ajudam o negócio desde a captação até a venda efetiva para novos leads. Tudo isso regado a muitas personalizações que ajudam a fazer do cliente um verdadeiro fã da sua marca, sem perder nenhuma oportunidade de vendas.
Resumindo…
É inegável que o seu público está no WhatsApp e, por isso, a sua empresa precisa criar uma estratégia eficaz para garantir o atendimento e disponibilidade que o cliente precisa. Afinal, nos tempos atuais a agilidade é quem dita o ritmo dos negócios, certo?
Com a internet seu negócio tem a oportunidade perfeita para atrair mais visitantes – e vendas! O que significa que a tecnologia precisa ser a sua melhor aliada. Com um chatbot no WhatsApp é possível realizar uma gestão de vendas infalível, acompanhando de perto a performance e os resultados.
Desde a distribuição de contatos para o atendimento até a criação de fluxos de nutrição podem ser automatizadas com essa solução, criando fluxos para garantir que seu negócio não perca nenhuma venda. Quer ver como funciona na prática? Se cadastre e teste gratuitamente o nosso bot!