Experiência do Cliente

8 formas de utilizar um chatbot no WhatsApp na prática

Desde que surgiram no mercado, os chatbots vêm revolucionando o atendimento ao cliente nas empresas. Com o crescimento do mercado conversacional, o uso de chatbot no WhatsApp se tornou preferência dos consumidores e as funcionalidades da automação cresceram.

Desde a atração até o suporte e as vendas, os chatbots contam com inúmeras aplicações que permitem mais autonomia e agilidade para o público. Criando fluxos inteligentes de contato, as marcas conseguem ir muito além da disponibilidade 24/7 e transformam o atendimento em vendas.

Quer saber como? Confira no artigo 8 formas de utilizar um chatbot integrado no WhatsApp para tornar o seu negócio mais rápido e eficiente! Mas antes, vamos relembrar rapidinho o que é um chatbot. Continue a leitura. 

O que é um chatbot

Um chatbot é uma ferramenta inteligente que cria diálogos automatizados com uma linguagem personalizada. Ele pode ser aplicado em chats de site, redes sociais, aplicativos de mensageria – como o WhatsApp e o Telegram – ou em qualquer outra plataforma digital.

A adesão a este tipo de automação é tanta que, segundo um levantamento da MarketsandMarkets, a expectativa é de que até 2024 o crescimento de bots inteligentes no mercado seja de 30% ao ano. Isso porque, mais do que uma ferramenta que garante mais agilidade ao atendimento, essa solução também pode ser vista como um canal de vendas online.

Já que através dela é possível gerenciar todo o contato com o cliente, desenvolvendo respostas e soluções efetivas aos clientes. Como o agendamento de consultas ou a segunda via de boletos de pagamento, por exemplo. Mas isso explicaremos melhor daqui a pouquinho. 

Sendo uma ferramenta preditiva, personalizável e com alto poder de integração, os chatbots também ajudam – e muito – a estreitar o relacionamento com o consumidor. O que potencializa a fidelidade e a satisfação durante a jornada de compra. Ainda podemos citar alguns benefícios como:

  • redução de custos operacionais;
  • comunicação imediata;
  • respostas instantâneas;
  • organização dos atendimentos;
  • qualificação de leads;
  • aumento da produtividade;
  • suporte imediato;
  • entre outros.

Usos do chatbot

Como já citamos, existe um universo infinito de possibilidades ao se adotar um chatbot. Ele pode ser aplicado desde a prospecção de novos clientes, reunindo informações importantes sobre o lead, até o pós vendas, aplicando pesquisas de satisfação e fazendo o acompanhamento do consumidor.

E por ser facilmente integrado a outras ferramentas, como ERP, CRM, entre outras, ele permite conectar informações para que os clientes possam realizar o autoatendimento de suas solicitações. Ou seja, o chatbot já é, sem dúvidas, uma necessidade para empresas que buscam escalabilidade.

Vamos às aplicações:

Com um bot integrado no WhatsApp, o consumidor consegue criar um formulário de atendimento com a solicitação desejada. Essa solicitação pode ser a respeito de um suporte, solicitação de contato, envio de e-books, cadastro em eventos ou qualquer outra funcionalidade que a sua empresa deseje. 

1. Formulários

Exemplo: Caso o cliente precise falar com a equipe técnica, o preenchimento do formulário pode conter as informações necessárias para que o atendente esteja preparado para resolver a demanda. Esse contato será enviado ao e-mail cadastrado no momento da configuração do bot.

2. Identificação do cliente

Vivemos na era da agilidade e, por isso, os clientes não querem perder tempo repetindo informações toda vez que entrar em contato com a sua marca. A integração permite identificar o cliente dentro do sistema interno através de informações simples, como nome completo ou CPF. 

Assim, além de identificar o consumidor, o bot consegue visualizar se existem chamados em aberto, pagamentos pendentes, carrinho de compras abandonado, pedidos em envio, entre outras movimentações. 

3. Status de pedido

O monitoramento de compras completo pode ser feito através do bot, desde a confirmação da compra até o status do pedido ou o rastreamento. Essa integração permite que o usuário consiga com facilidade acompanhar as movimentações que acontecem em seus pedidos, tendo todas as informações necessárias sem precisar contar com o atendimento humano. 

4. Agendamentos

Se a sua empresa trabalha com o atendimento presencial ou suporte técnico, essa solução pode vir a calhar. Através do bot o consumidor consegue agendar um horário de visita de acordo com as opções disponíveis em seu sistema interno. 

Por exemplo, digamos que sua empresa trabalha com instalação de telefonia. O bot integrado acessa as informações da agenda dos especialistas e mostra para o cliente os horários disponíveis para instalação. Assim, o próprio usuário consegue escolher o dia e horário que prefere para o atendimento. 

5. Segunda via de boleto

Para o cliente, a emissão de segunda via pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Até porque, imprevistos acontecem, mas precisam ser solucionados com rapidez. No bot o usuário consegue informar seus dados e a integração envia automaticamente a segunda via em link ou até mesmo o documento. Essa funcionalidade também pode ser aplicada para segundas vias em geral, como a reemissão de nota fiscal.

6. Alteração de cadastro

O cadastro de cliente é fundamental para a comunicação entre marca e público. Logo, essa atualização precisa ser frequente. No bot o usuário consegue realizá-la com mais facilidade. A integração confirma com o cliente os dados que precisam ser alterados e envia ao ERP as novas informações cadastradas automaticamente.

7. Bloqueio de senha

Tanto o bloqueio quanto a alteração de senha também podem ser automatizados. Essa funcionalidade ajuda os clientes a ter a segurança na palma das mãos. Assim, o bot consegue acessar o sistema e realizar a solicitação do usuário com a rapidez necessária, principalmente em casos de urgência, perda ou roubo, por exemplo.

8. Pesquisas de satisfação

A avaliação do cliente é fundamental para que empresas possam melhorar seus serviços e criar estratégias para gerar fidelização. Através do bot é possível criar pesquisas de NPS diretamente no WhatsApp e, inclusive, com botões. O que torna a experiência mais agradável e interativa. Confira um exemplo:

Ou seja…

As aplicações do chatbot são intermináveis. E, por ser facilmente adaptável, é possível encaixá-lo em praticamente qualquer fluxo de atendimento que a sua empresa utilize. Seja uma empresa grande ou pequena, de varejo ou atacado, restaurante ou e-commerce, sempre existem possibilidades com um chatbot.

É por isso que a adesão a essa ferramenta vem crescendo nos últimos anos. Mais do que responder com rapidez, sua empresa também ganha mais eficiência, resolvendo e simplificando os processos de atendimento. O que permite a redução de custos operacionais e deixa a sua marca presente no aplicativo de mensageria queridinho dos brasileiros.

Aliado a outras estratégias, como o disparo de mensagens em massa, sua empresa consegue aumentar as taxas de conversão e transformar de vez os leads em clientes. Esse recurso, presente no WhatsApp Business API permite que, além da automação, as empresas trabalhem com múltiplos atendentes em um único número. Leia mais sobre essa versão em nosso artigo: Por que disparar mensagens em massa no WhatsApp com API Oficial?

Hi Platform

A interação é a nossa pulsação. O relacionamento saudável e efetivo é a nossa paixão.

Share
Published by
Hi Platform

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

7 dias ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

2 semanas ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

1 mês ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago