Oi gente! Jeferson na área novamente. Recentemente, eu trouxe aqui no Blog da Hi um artigo sobre formas de inserir a diversidade e inclusão no relacionamento com os clientes. E hoje, serei um pouco mais conceitual, falando das definições de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), sua importância nas empresas e algumas dicas de como promover um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Espero que gostem!
Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) é um tema que vem ganhando espaço e atenção dentro das organizações, e isso não é novidade para ninguém.
E por mais que muito se fale sobre, será que todos na sua empresa entendem a definição dessa sigla e como ela pode influenciar nos resultados das equipes? Desde já, recomendo que compartilhe este conteúdo com seus colaboradores, pode (e vai) ser de grande ganho.
Conceitos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)
Vamos partir do início e entender resumidamente sobre cada um dos conceitos. Muitas pessoas os confundem, por isso é importante entendê-los antes de buscar inseri-los em uma companhia.
O que é Diversidade?
Iniciando com Diversidade, podemos defini-la como as diferentes formas e maneiras de diferenciar os indivíduos ou grupos, como exemplo: religião, orientação sexual, identidade de gênero, etnia, naturalidade, entre outros.
O que é Equidade?
A palavra Equidade, segundo o dicionário Michaelis, é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Ou seja, a equidade busca, por meio de processos e práticas, entender que cada jornada é individual, seguindo o pressuposto de que as pessoas não partem do mesmo lugar e que, enquanto alguns começam com vantagens, outros começam com barreiras.
O que é Inclusão?
Já a Inclusão é sobre integrar todos, no nosso caso, no local de trabalho, com suas diferenças, e que estes sintam-se aceitos e à vontade para compartilhar suas opiniões e pensamentos.
Relação entre os conceitos e sua empresa
Agora que entendemos um pouco sobre as definições de Diversidade, Equidade e Inclusão, você deve estar se perguntando: como e qual influência isso tem no meu negócio? Ou, como poderia impactar os resultados do meu time?
Um e-book da TAQE que acessei recentemente trouxe alguns dados em que irei me basear para uma visão ampla do mercado sobre DEI.
Antes, precisamos entender que, ao formar times diversos e inclusivos, estamos lutando contra a discriminação no local de trabalho.
Empresas que possuem colaboradores diversos:
> Refletem sociedades e as informações demográficas com mais precisão
> Falam com um mercado mais amplo
> Tendem a ser mais criativas e inovadoras
> E, consequentemente, são pessoas mais valiosas e mais lucrativas
Um estudo da Zety aponta que empresas diversas:
> Têm 70% mais chances de conquistar novos mercados
> São 1,7% mais inovadoras
> E seus colaboradores são 17% mais engajados e dispostos a colaborar com os objetivos da organização
Interessante, não é mesmo? Tudo isso, além de todo retorno financeiro que sua empresa conquistará, alcançando novos mercados e expandindo o seu público.
Tá, e por onde e como começar? Anote as dicas que darei em seguida e coloque-as em prática assim que possível.
Dicas para inserir a DEI na sua organização
1 – Colete e tenha dados
Ter dados à sua disposição será sempre a melhor forma de medir e mensurar algo. Por isso, fazer um censo interno é uma boa estratégia para começar.
Lembre-se de que a inclusão não diz respeito apenas à cor de pele ou gênero. Influências sociais e habitacionais também são dados interessantes para serem levantados e estudados.
2 – Tenha uma cultura que olhe para DEI
Aqui na Hi um dos pilares da nossa cultura é “Cuidar das pessoas” e isso faz total sentido quando o assunto é Diversidade, Equidade e Inclusão.
Quando a sua cultura é alinhada ao propósito de manter seus colaboradores bem e pertencentes ao local de trabalho, se torna mais tranquilo inserir estratégias, visto que os tomadores de decisão baseiam-se nos pilares da cultura.
3 – Comunique suas iniciativas
Ações como recrutamento mais diverso, vagas afirmativas e eventos voltados à conscientização sobre o tema são boas iniciativas.
Contudo, deve-se ir além de apenas criar e implementar essas estratégias, sendo necessário comunicá-las a toda empresa, deixando todos cientes dos objetivos, de forma a incentivar a adesão e movimentação.
4 – Tenha e mantenha uma escuta ativa
Escutar e agir! Mais do que ter treinamentos voltados à conscientização, os colaboradores precisam ser ouvidos e notados.
Momentos e ações preconceituosas ainda existem e ter alguém ou um time preparado para acolher e ouvir os demais é de suma importância.
5 – Mensure resultados, reveja ideias e refaça ações
Medir resultados é uma bússola para melhorias em toda e qualquer organização. E um dado importante quando falamos em ações de DEI é a retenção de funcionários.
Pesquisas de satisfação após ações, caixa de perguntas sobre possíveis movimentos, eNPS, dentre outros, são ótimas formas de medir a eficiência das estratégias criadas.
Ah, e não se esqueça de, sempre que possível, divulgar os resultados para toda a empresa. Todos merecem acompanhar o andamento dos projetos também.
Importante também sempre reavaliar os objetivos, as métricas e, se for preciso, recomeçar as estratégias.
Tenha sempre em mente que Diversidade, Equidade e Inclusão devem estar no planejamento estratégico da empresa e, como todo planejamento, este também deve ser visto e reavaliado, buscando sempre melhorias e sucesso.
E aí, o que você achou? Eu consegui te ajudar de alguma forma? Falar sobre DEI e experiência das pessoas é um assunto que me deixa entusiasmado, então espero mesmo que sim!
Se quiser, podemos trocar mais ideias e, se precisar de alguma ajuda, conte comigo, pode me chamar aqui!
No mais, é isso! Dê um start nas ações da sua organização e tenha times diversos, inclusivos e de alta performance. Você vai se surpreender com o quão valioso isso pode ser.
Até a próxima, pessoal!