O marketing conversacional é uma estratégia focada na interação direta e em tempo real com clientes. Através de ferramentas como chatbots, apps de mensageria, mídias sociais e chats. Essa estratégia cria conversas criativas e personalizadas para melhorar o engajamento, a satisfação e impulsionar vendas. Ou seja, criando uma boa experiência e fidelizando clientes.
Mas para entender esse conceito a fundo, preparamos um conteúdo completo para te explicar o que é e como funciona o marketing conversacional. Vamos lá?
O que é o Marketing Conversacional?
O Marketing Conversacional é uma estratégia focada em utilizar plataformas de mensagens e inteligência artificial para criar conversas personalizadas e em tempo real com clientes. Se você parar para pensar, esse é um conceito relativamente simples, não é mesmo?
A base para uma estratégia conversacional são as conversas. Só que, mais do que simples conversas, o marketing conversacional parte do princípio de criar interações inteligentes e, para isso, a automação é a melhor aliada.
Com as ferramentas certas, seu negócio consegue criar uma jornada com tudo o que seu cliente precisa: agilidade, personalização e disponibilidade. Com chatbots, por exemplo, o marketing conversacional busca a facilitar a jornada de compra através de uma experiência de valor.
Isso significa que, ao utilizar essa estratégia, o seu negócio estará apostando em conversas para gerar a conversão de leads ou clientes. Criando proximidade através dos canais preferidos do consumidor com mais disponibilidade, personalização e velocidade no contato.
Esses, inclusive, são os pontos principais do marketing conversacional: ele promove o atendimento 24/7 para o cliente com a personalização que ele precisa. Até porque, o consumidor mudou, e para se destacar frente à concorrência, o seu negócio precisa ir além.
Os pilares do Marketing Conversacional
Ok, você já começou a entender o que significa esse conceito. Agora, vamos aprofundar um pouco sobre os principais eixos do Marketing Conversacional. Ou seja, pensando que o objetivo é gerar conversão através de conversas, como isso acontece?
Atendimento em tempo real
Independente do objetivo, atender o seu cliente em tempo real não é mais apenas uma opção. Com o marketing conversacional isso fica ainda mais evidente. Mas, aqui está o pulo do gato: as ferramentas de automação. Seja através de chatbots ou de atendimento humano, o ponto é que a sua empresa precisa ser veloz na entrega de informações. Quanto mais rápido o cliente for respondido, melhor será sua satisfação com a marca.
Chatbots
E como já falamos nos tópicos anteriores, os chatbots são uma ferramenta importante neste cenário. “Ah, mas é obrigatório?”. Não, o marketing conversacional é sobre a interação com clientes, criando proximidade e personalização no contato. E isso não precisa ser feito unicamente por chatbots, porém, eles vão, sem dúvida alguma, auxiliar e muito esse processo para sua empresa.
Isso porque com eles é possível automatizar os fluxos de atendimento, promovendo o auto serviço e dando mais autonomia para seu cliente. Assim, também, a sua empresa não fica refém do horário comercial e não depende exclusivamente do atendimento humano. Ou seja, com os chatbots sua empresa consegue até mesmo melhorar a eficiência operacional da equipe, desafogando os agentes e promovendo liberdade para serem mais estratégicos.
E, como você pôde perceber, aqui na Hi somos grandes defensores dessa ferramenta. 👋🏼
Interação Omnichannel
O Marketing Conversacional não se limita a um único canal de contato. Com o WhatsApp ganhando tanto espaço nos celulares e na vida do consumidor, por exemplo, ele não pode ficar de fora. Por isso, no marketing conversacional a sua empresa precisa pensar no todo: redes sociais, site, aplicativos de mensageria, enfim: onde o seu consumidor estiver.
E para tornar a experiência ainda melhor, é importante que essas informações estejam integradas. Afinal, nenhum cliente gosta de precisar ficar repetindo as coisas o tempo todo.
Personalização
Ok, em vários pontos até aqui você leu sobre personalização, mas é importante ressaltar que personalizar não é apenas chamar o seu cliente pelo nome. A personalização no marketing conversacional diz respeito a entender o seu público. Ou seja, captar informações desde o primeiro contato e basear as interações futuras nelas.
Oferecendo respostas e recomendações pensadas para as dores daquele cliente. Ao contrário das mensagens genéricas que são enviadas em massa, o marketing conversacional foca em segmentar o público, moldando a comunicação para as necessidades e comportamentos específicos do cliente.
Inteligência Artificial
E por último, mas não menos importante, temos a queridinha do momento: a inteligência artificial. Mesmo já sendo um recurso utilizado nos chatbos, a IA Generativa está em alta e permite que a sua empresa aprenda com as interações anteriores. Ou seja, é possível treinar a IA para reproduzir o tom de voz da sua marca, ser empática com o cliente e oferecer respostas mais precisas.
Marketing Conversacional X Marketing Tradicional
Para mostrar como o Marketing Conversacional vai além, separamos uma tabela coesa entre os principais diferenciais entre essa estratégia e a tradicional. Confira:
Aspecto | Marketing Tradicional | Marketing Conversacional |
---|---|---|
Comunicação | Principalmente unidirecional, com as empresas transmitindo mensagens aos consumidores. | Bidirecional e interativa, com diálogos em tempo real entre empresas e consumidores. |
Mídia | Usa canais como TV, rádio, impressos e outdoors. | Principalmente digital, utilizando chatbots, plataformas de mensagens sociais, e-mail, etc. |
Personalização | Geralmente genérica, visando alcançar um grande público. | Altamente personalizada, adaptando-se às necessidades e preferências individuais dos consumidores através de interações. |
Foco | Centrado no produto, com ênfase em suas características e benefícios. | Centrado no cliente, com ênfase na criação de uma experiência personalizada e satisfatória para o consumidor. |
Feedback | O feedback do cliente é mais difícil de obter e geralmente não é instantâneo. | O feedback é imediato e facilmente acessível através de interações constantes, permitindo ajustes rápidos na abordagem. |
Escala | Projetado para atingir massas, com pouca interação individual. | Capaz de atender grandes volumes de pessoas mantendo um nível de interação e personalização individualizada. |
Tecnologia | Menos dependente de tecnologias avançadas. | Altamente dependente de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados. |
Análise de Dados | Limitada aos dados de vendas e pesquisas de mercado. | Contínua e em tempo real, com análise detalhada do comportamento do consumidor, preferências e interações. |
Velocidade de Implementação | Geralmente mais lento, devido ao planejamento, produção e lançamento de campanhas. | Mais rápido, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias e comunicações em tempo real com base nas interações e feedback dos consumidores. |
Custo | Pode ser alto, especialmente para mídia impressa e transmissões. | Relativamente baixo, especialmente com o uso de chatbots e plataformas digitais que reduzem a necessidade de grande número de atendentes humanos. |
Benefícios do Marketing Conversacional
Por ser uma estratégia que busca melhorar a proximidade entre marcas e clientes a fim de gerar uma melhor experiência, o Marketing Conversacional impulsiona resultados. Com a união das ferramentas que o compõem, seu negócio consegue fortalecer relacionamentos e, como consequência, conversões. Vamos ver alguns benefícios:
Mais engajamento
Com a personalização do contato, o Marketing Conversacional cria interações naturais e envolventes com os clientes. Isso porque quando o cliente sente que a sua marca consegue entender suas necessidades, o engajamento e as conversas se tornam mais significativas.
Ao criar um diálogo bidirecional com os clientes, sua empresa promove uma experiência interativa. Como consequência, leva a uma maior lealdade à marca e aumenta as chances de os clientes retornarem e recomendarem a empresa a outros.
Aumento da conversão e vendas
Respondendo perguntas em tempo real e entendendo a fundo seu cliente, a empresa consegue aumentar as taxas de conversão e impulsionar as vendas. Até porque, dependendo do seu segmento e área de atuação, até mesmo o processo de vendas pode ser automatizado.
Esse processo ajuda a eliminar obstáculos à compra e encorajar decisões de compra. O que, sem dúvidas, contribui positivamente para o crescimento da receita.
Atendimento humanizado
“Ah mas como minha empresa vai automatizar o atendimento e manter a empatia?”. Mesmo com chatbots, o atendimento humanizado não fica de lado. Ao responder as perguntas e dúvidas do seu cliente em tempo real, seu negócio consegue facilitar a tomada de decisões.
Ao mesmo tempo em que os fluxos podem ser programados para realizar o transbordo ao atendimento humano em casos mais complexos. Com bots integrados a IA sua empresa transfere o tom de voz da marca para o chatbot, o que mantém o padrão da comunicação em todos os pontos.
Coleta de dados
Como você pôde ver na tabela acima, o marketing conversacional permite uma vasta gama de dados que podem ser analisados em tempo real. Afinal, cada interação fornece dados valiosos sobre as preferências e comportamentos dos clientes.
Esses insights podem ser transformados em melhorias em produtos, serviços e estratégias de marketing. Além bem como para personalizar ainda mais as experiências dos clientes.
Escala com eficiência
Utilizando chatbots e IA, as empresas podem atender um grande volume de clientes simultaneamente e de maneira automatizada. Isso significa sem a necessidade de aumentar proporcionalmente a equipe de suporte e nem sobrecarregar os agentes.
Isso não apenas reduz custos operacionais, mas também garante que todos os clientes recebam atenção oportuna, independentemente do volume de tráfego. Além de fazer com que a sua equipe consiga destinar mais atenção a cada caso, filtrando clientes com dúvidas recorrentes.
Redução do funil de vendas
Estando sempre disponível para seu cliente, sua empresa consegue resolver dúvidas e fornecer informações de maneira eficiente. O que, como consequência, ajuda a encurtar o ciclo de vendas, convertendo leads em clientes de forma mais rápida.
Por exemplo, digamos que a sua empresa é da área da saúde e o seu cliente gostaria de agendar uma consulta. Com a automação com bots, a IA para interpretar a necessidade do cliente e a integração com os seus sistemas internos, o consumidor consegue fazer isso de forma automática. Entendeu como o processo se torna mais rápido?
Em resumo
O Marketing Conversacional não é apenas uma tendência, é uma estratégia inovadora que se adapta ao consumo digital. Com interações diretas e em tempo real, sua empresa cria conversas que convertem. Tudo isso para melhorar o engajamento, a satisfação do cliente e impulsionar as vendas, enquanto oferece uma experiência de valor e fideliza clientes.
Com IA, chatbots e vários canais é possível facilitar a jornada de compra do consumidor, oferecendo agilidade, personalização e disponibilidade constante. Assim, sua empresa se destaca dos concorrentes com uma comunicação bidirecional, interativa e foco no cliente. Ou seja, uma abordagem poderosa que transforma a forma como a empresa se comunica e relaciona.
Quer acompanhar mais sobre esse assunto? É só acompanhar a Hi por aqui e ficar antenado sobre tudo que engloba uma jornada conversacional.
Vem com a Hi, vai ser épico! 🩵