Sabe aquela máxima que diz que o aprendizado acaba quando fechamos a porta da sala de aula? Então não queria te dar essa notícia, mas isso é uma grande falácia.
A evolução que estamos vivenciando está acontecendo na velocidade da luz. Se um dia resolvemos dormir um dia inteiro, na hora que acordarmos com certeza vamos ficar junto às últimas colocações nessa corrida pela conquista do conhecimento. Não vamos entender o meme que receberemos em nossos milhares de grupos no Whatsapp que participamos, vamos nos sentir socialmente excluídos pois nossos amigos já estão dominando novas redes sociais, e assim por diante, vamos achar que voltamos no tempo.
À medida que o universo corporativo e a natureza do trabalho em si continuam a evoluir, e estão impulsionadas por essa velocidade tecnológica, as trajetórias de carreira estão se tornando mais dinâmicas e menos previsíveis do que nunca.
Devemos nos atualizar, não podemos ficar para trás. Esse é o sentimento que nos consome. Investir em capacitação para conseguirmos acompanhar o pelotão da frente.
Temos acesso à essas tecnologias e também a uma quantidade infinita de conhecimento espalhados na rede. Está tudo na nossa frente, de fácil acesso. Com esse cenário desenhado será que o aprendizado termina na formação educacional formal? Será que a graduação é suficiente? Ou a pós-graduação é suficiente? Ou mesmo um mestrado?
Quando penso em educação, lembro dos meus pais. Eles não fizeram faculdade, e foram bem sucedidos em suas vidas. Eram outros tempos. Na minha época, no final dos anos 90, a graduação era o mínimo, e a pós um diferencial importante. E essa expectativa já não se aplica mais hoje.
Mas qual é o caminho a se tomar? Com esse cenário que estamos vivenciando, como lidar com isso? Como ficar junto com o pelotão de frente?
Entender que a educação é algo contínua e não limitada a uma conquista ou capacitação específica. Precisamos redefinir o conceito de educação.
Aprender não significa apenas estudar a partir de um livro didático ou ouvir uma palestra e relembrar o que decorou para copiá-lo na hora da avaliação. Aprender não é apenas conquistar um diploma ou certificado em um curso e achar que alcançou na linha de chegada. Aprender é extrair significado de seu trabalho e ver como ele é importante e conectado a um conceito ou ideia mais ampla. E mais importante de tudo, entender que essa rotina não é pontual e sim algo contínuo.
Deixa eu te contar um spoiler: o aprendizado não termina nunca!
Já ouviu falar no conceito de Lifelong Learning?
Esse conceito de aprendizagem ao longo da vida se refere ao processo de aquisição de conhecimento e aquisição de novas habilidades ao longo da vida. Muitas pessoas continuam sua educação para o desenvolvimento e realização pessoal, enquanto outras veem isso como um passo importante na evolução das suas carreiras.
A importância do Lifelong Learning tem aumentado por algumas razões. O aumento da expectativa de vida, o aumento da competitividade na vida corporativa, o desejo de aumentar a qualidade de vida e a tentativa de se manter em boas condições físicas e mentais.
Quando falamos especificamente sob uma ótica de plano de carreira, o conceito de Lifelong Learning muitas vezes é usada para descrever um tipo de comportamento que os funcionários estão adotando. Eles estão reconhecendo que as credenciais de educação formal não são a única maneira de potencializar seus talentos e evoluir em suas carreiras.
Graças ao ritmo acelerado da economia do conhecimento de hoje, as organizações estão vendo o Lifelong Learning como um componente central no desenvolvimento dos funcionários. A ideia é que os colaboradores se engajem em um aprendizado pessoal constante para serem adaptáveis e flexíveis para que a organização se mantenha competitiva e relevante.
As pessoas precisam acompanhar o ritmo acelerado dessas mudanças que estão acontecendo.
O mundo corporativo está em constante evolução, com indústrias e empregos se expandindo rapidamente. As mudanças nas descrições de funções e os conjuntos de habilidades que costumavam ser necessários para um determinado trabalho podem não ser suficientes hoje.
Não é surpreendente saber que muitos estão preocupados em manter seus empregos, ou se haverá empregos suficientes no futuro.
Pois sabem que precisam estar prontos para a economia do amanhã. E principalmente para lidar com as novas gerações que estão dominando as vagas de empregos.
Educação sempre foi importante. Mas agora o conceito de educação foi expandido.
A maioria de nós aprenderá algo novo em algum ponto de sua rotina diária apenas conversando com outras pessoas, navegando na Internet, acessando as redes sociais ou participando de grupos de debates em redes como o Whatsapp.
Aproveite o conceito do Lifelong Learning. Desenvolva essa rotina. Transforme a informalidade do aprendizado em uma forma de evoluir pessoal e profissionalmente.
Vida longa ao aprendizado!