Para celebrar o mês da Mulher, perguntamos para as mulheres da Hi sobre a experiência de trabalhar aqui com a gente, conciliando a vida pessoal com a profissional.
O mercado da tecnologia é um território que abraça as mulheres cada vez mais. A Hi mesmo vem experienciando isso, com grandes nomes integrando o nosso time, trazendo sensibilidade, generosidade, atrevimento e, é claro, espírito de liderança.
E para inspirar você, seja mulher ou homem, colhemos alguns depoimentos sobre vida e profissão de grandes mulheres do nosso time. Diga nos comentários como você se sentiu depois de ler todas essas palavras!
As mulheres da Hi: Vida, profissão e paixões
Vamos começar pela Adriana Rodrigues, que veio para a área de tecnologia meio “ao acaso”, quando ainda estava na escola. “Quando estava para iniciar o ensino médio, tinha 2 opções: fazer o ensino médio comum ou junto um curso técnico; em um curso técnico, minhas opções eram bem diferentes: nutrição ou informática. Acabei passando no vestibular para o ensino médio do Centro Paula Souza (SP) da cidade onde moro, e aí começou minha jornada na área de tecnologia. Consegui meu primeiro emprego como programadora, logo que me formei no ensino médio. Na graduação, cursei Tecnologia da Informação na Unicamp. Desde 2014, trabalho na Hi Platform como Desenvolvedora Backend”. Que bom que deu certo, viu? Esse mundão ganhou uma grande desenvolvedora!
“Mas meu trabalho não consiste somente em escrever códigos e analisar problemas. Desde que comecei a trabalhar na Hi, pude desenvolver algumas competências técnicas e comportamentais que até então eu não sabia que tinha. A Hi é uma empresa que valoriza o melhor de cada pessoa e o dia a dia nos incentiva a fortalecer ainda mais nossas habilidades”. Esses feedbacks fortalecem nossa cultura, principalmente vindos de uma mulher forte como você, Adriana. Feliz Dia da Mulher!
A Gláucia Dias, que entrou na Hi há pouco tempo e já nos considera da família, também trouxe um relato. “A Hi está sendo como uma mãe para mim. Venho de uma migração de carreira e entrar no mundo de UX tem sido muito desafiador. A Hi me deu uma oportunidade que demorei muito para conseguir. Venho de Minas Gerais, onde trabalhava em uma fábrica de móveis, e entrar no mercado digital é um mundo completamente diferente de tudo que já trabalhei”. Mudar de carreira é desafiador para qualquer pessoa, mas certamente pode ser ainda mais “cruel” com as mulheres quando o histórico da maioria das empresas não colabora muito. Ainda bem que a Hi vem acolhendo você bem, Gláucia!
“Embora esteja sendo desafiador, me sinto muito acolhida no dia a dia. Todos tem muita boa vontade de ensinar e contribuir com as demandas do trabalho. Sinto todos muito unidos em busca de um objetivo em comum: melhorar e evoluir nossos produtos pela satisfação de nossos clientes. Estou muito feliz de estar trabalhando aqui e agradeço por todos os NÃOS que recebi até hoje, pois me trouxeram para uma empresa acolhedora e que me trará retorno de todo esforço e empenho de meu trabalho”. Uau! Esperamos te fortalecer cada vez mais na sua trajetória, como pessoa, mulher e como a grande UX Designer que você é! Feliz Dia da Mulher!
Também temos um depoimento de uma incrível Hier mamãe! A Michele Patricia, mãe de um lindo garoto de 11 anos, já tem uma vida bem conectada com a Hi e ela nos enviou o seguinte relato: “Em maio faz 4 anos que estou na empresa, sempre crescendo, aprendendo e evoluindo, tanto profissionalmente como pessoalmente. Sempre com o cuidado com todos os colaboradores, mantendo um ambiente descontraído e ao mesmo tempo com muito respeito por todos”. São pessoas como você que fortalecem nossa cultura!
Ser mãe é um dos desafios que mais admiramos, por isso damos o apoio que for necessário. A Michele sabe bem disso! “Como mãe, sempre tive a liberdade de poder cuidar do meu filho, sair mais cedo para pegar ele no colégio, até levar ele comigo para a empresa quando necessário, onde todos sempre o trataram muito bem. Com a pandemia, muita coisa mudou, mas este cuidado sempre esteve presente”. Muito bom saber que nossa equipe sempre te apoiou, Michele. Feliz Dia da Mulher!
Também temos o depoimento da Danúbia Bertoldi, uma das nossas Analistas de Marketing, que comenta sobre ser mulher no nosso mercado e também como é trabalhar na Hi. “Já senti rejeição em outras empresas que trabalhei. São coisinhas sutis, mas você sente que estão lá. E, por ser mulher, vivemos sempre à sombra, temos que nos esforçar muito mais para nos destacar, para obtermos nosso espaço”. De fato, é a realidade na maioria das empresas, ainda que completamente injusta diante de toda a competência e grandeza das mulheres.
“Mas aqui na Hi é diferente. Sempre fui tratada como igual, com respeito, conquistando meu espaço aos poucos, tendo a oportunidade de mostrar realmente quem sou, sem estereótipos. A Hi tem esse poder: permitir que os seus funcionários sejam seres humanos e que se comportem da mesma forma fora do ambiente de trabalho”, conclui Danúbia. Perfeito! É isso mesmo. Tratar de igual para igual está na nossa cultura. Acreditamos no potencial de quem contratamos, independente de gênero, raça, credo ou outra característica. Ficamos felizes que você esteja tão realizada profissionalmente, Danúbia! Feliz Dia da Mulher!
A Jéssica Fenske também não ficou de fora e nos mandou essa mensagem impactante: “Minha trajetória aqui na Hi é marcada por grandes conquistas e muita valorização. Sinto que tenho um ambiente seguro de pessoas que confiam em mim, mais até do que eu mesma em muitos momentos dessa caminhada. Hoje vejo que os desafios até aqui me desenvolveram não só como profissional, mas como mulher.” Maravilha, Jéssica! Confiamos muito em você. Esperamos que você se veja como nós vemos você. Feliz Dia da Mulher!
Para fechar com chave de ouro, nosso CEO Marcelo Pugliesi, orgulhoso de todas as mulheres da Hi, também deixou um recadinho carinhoso e cheio de gratidão. Sintam-se abraçadas por toda a Hi com essa mensagem:
Esperamos que tenham gostado da homenagem! Desejamos a todas um Feliz Dia Internacional da Mulher, para as mulheres da Hi e de todo o mundo.