Experiência do Cliente

Nutrição de Leads pelo WhatsApp: Como Fazer e Quais as vantagens.

A nutrição de leads pelo WhatsApp é uma tendência que surgiu após a liberação das funções de API do aplicativo. Porém, poucos ainda sabem como utilizar essa função e quais suas vantagens e desvantagens comparadas com o e-mail. Confira a seguir as respostas para suas dúvidas e mais conhecimentos sobre este assunto. 

Mas antes: O que é Nutrição de Leads ?

A educação de potenciais clientes pelo aplicativo de mensagens é uma estratégia de marketing e vendas que busca enviar informações (conteúdo) a um lead, com o objetivo de deixar mais clara a existência de um problema e como sua empresa pode resolvê-lo.

É chamado de “nutrição” exatamente pelo fato de muitas vezes o lead não ter todos os dados sobre o mercado, problema e seu produto, precisando assim ser “alimentado” com informações para então evoluir no seu funil de vendas. 

Literalmente, você irá nutri-lo com conhecimentos, dados, curiosidades e muito mais.

Por esse mesmo motivo, muitas vezes é comum possuir mais de um tipo de nutrição, tentando assim trabalhar público em cada etapa do funil de vendas, ou mesmo com dores, tamanhos e segmentos diferentes.

Por que fazer nutrição de leads pelo WhatsApp?

Segundo pesquisa da Meta*, 75% dos adultos no mundo querem se comunicar com os negócios da mesma forma que se comunicam com seus amigos e família. 

Essa proximidade dá segurança aos consumidores e garante uma maior confiança em adquirir produtos e serviços. 

A mesma pesquisa demonstrou que 2 em cada 3 pessoas preferem comprar com empresas que podem conversar.

Já pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box diz que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros, sendo que 95% deles abrem o aplicativo todo dia. 

Isso demonstra a presença do aplicativo em públicos das mais diversas categorias, permitindo que ele seja utilizado na estratégia de qualquer marca, independente da sua persona.

* State of Connective Media: Business Messaging by Ipsos. (Facebook-Commissioned online study of 25,000 people ages 18-64; monthly users of at least one messaging app in AU, BR, CA, DE, FR, IN, JP, KR, UK and US), Oct-Nov 2020.

Fazendo Nutrição de Leads pelo WhatsApp

Existem algumas formas de fazer uma nutrição com a sua base de leads. Vamos apresentá-la a seguir:

1. Manualmente

Por mais que seja a mais trabalhosa de todas as formas, enviar mensagem por mensagem para os seus clientes faz total sentido para empresas que têm um fluxo pequeno de contatos e querem a maior aproximação possível com o público.

Por meio das respostas rápidas é possível salvar até 50 mensagens completas, podendo ainda editar cada uma delas antes de enviar. Essa função ainda possui atalhos, que agilizam a forma de utilizar.

>> Descubra como fazer as respostas rápidas acessando o manual do WhatsApp

2. Listas de Transmissão

As listas de transmissão são uma forma rápida, fácil e gratuita de fazer a nutrição de leads entrar em contato com pessoas que já interagiram com a sua marca. 

Com ela, todos os contatos receberão a mesma mensagem, e todo o processo é manual. A principal desvantagem dela é a necessidade de que o contato tenha adicionado o número da sua empresa, fazendo com que não seja ideal para atingir leads novos.

O próprio WhatsApp ensina a criar sua lista de transmissão. Confira aqui.

3. WhatsApp Business API + Integração

Com uma conta Business API do WhatsApp é possível integrar softwares com programas de CRM, fazendo com que seja possível enviar mensagens pré-programadas para cada cliente que faça um cadastro em sua empresa.

Aqui na Hi, por exemplo, cada lead que faz o download de um e-book recebe um fluxo de 3 mensagens, que além de informar o lead sobre nossos produtos o convidam para conversar com nossa equipe.

>> Converse com nossa equipe e descubra como ativar essa função para sua empresa.

Principais Vantagens do WhatsApp para nutrição de leads

Por que você deveria trabalhar com mensagens no WhatsApp somado ao e-mail marketing tradicional? A resposta está em diversas características de um canal de conversa. 

As principais vantagens do WhatsApp para interação e nutrição com leads, quando comparadas às do e-mail, são as seguintes:

1. Maior taxa de abertura: Enquanto no e-mail fica cada vez mais difícil possuir uma taxa de abertura boa, no WhatsApp ela é quase de 100%. Isso porque pouquíssimas empresas já estão utilizando uma mensagem de disparo em massa programado, como a que a Hi Platform oferece.

2. Contato mais próximo com o cliente: O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado por brasileiros, e isso significa que gerenciar suas interações por ele garantem uma maior aderência do público, já que não é necessário ensinar como usar nenhuma ferramenta nova. Além disso, uma pesquisa da Cedro demonstrou que mais de 39% dos clientes preferem um atendimento pelo WhatsApp, deixando clara a vantagem do aplicativo.

3. Facilidade de continuar a conversa: Por estar dentro do app, com um Chat integrado ao Whatsapp, é possível direcionar as respostas diretamente para os atendentes, por meio de uma roleta inteligente de distribuição.

4. Resposta Rápida e Atemporal: O app também apresenta, além de uma capacidade de respostas em tempo real, a possibilidade de gerenciar conversas de forma atemporal, ou seja, que podem ser respondidas sem pressa. Caso um cliente entre em contato com sua empresa durante a madrugada, a conversa ainda poderá ser continuada na manhã do outro dia sem perder nenhum histórico.

Limitações do WhatsApp com relação ao E-mail (mas necessárias e até vantajosas)

O WhatsApp é o canal preferido do consumidor, e ter sua marca lá é realmente importante. Mas isso não quer dizer que ele não possui desvantagens em relação ao e-mail. 

Por isso, ele não é um canal que irá substituir nenhum outro, mas sim complementar sua estratégia. Vamos conferir algumas das limitações do App:

1. Aprovação de mensagens

Isso não é exatamente um ponto negativo, pois a aprovação de mensagens garante que o WhatsApp filtre spams e mensagens indesejadas do usuário. 

A empresa busca manter uma qualidade de mensagens grande e, com isso, todas as mensagens disparadas em massa via API são verificadas anteriormente pela equipe do próprio WhatsApp. 

As regras referentes à aprovação estão sempre mudando, então é importante estar ligado nas atualizações do aplicativo. Muitas empresas optam por contratar o serviço de curadoria de bot e mensagens da Hi para conseguir extrair o máximo dessas aprovações.

2. Custo dos disparos

Semelhante aos serviços de disparo de e-mails, você também tem um custo por envio de mensagens. 

Enquanto a maioria dos serviços de disparo de e-mail vendem pacotes com limite de disparos, o WhatsApp tem um modelo de preços padrão baseado por conversa. Conforme consta no site deles, as empresas são cobradas por conversa, o que inclui todas as mensagens entregues em uma sessão de 24 horas. Lembrando que existem valores diferentes para conversas iniciadas pelas empresas e iniciadas pelos usuários que interagem.

O bom desse modelo de cobrança é que você não fica preso a um plano, porém, no geral ele tem um custo mais elevado do que um disparo de e-mail, fazendo sentido ser utilizado em ações mais estratégicas para o negócio. Apesar de ter um custo mais elevado, o Whatsapp é considerado sim mais eficaz. Afinal, você exclui e-mails sem ver, mas você não exclui mensagens do Whatsapp sem ver. Certo?

3. Configuração de Gatilhos de Disparo e Personalização

A configuração dos gatilhos de disparo é muito mais limitada se comparada a uma plataforma de e-mails, e além disso, oferece uma personalização muito menor da primeira mensagem.

Porém, é importante lembrar que é possível integrar uma ferramenta de Chatbot para WhatsApp ou mesmo uma ferramenta Omnichannel de Chat no WhatsApp que consiga distribuir os contatos aos atendentes. Por esse motivo a interatividade e velocidade de resposta de um fluxo no aplicativo é maior.

WhatsApp API Business: O que é possível personalizar?

Igualmente a um email marketing, o envio de mensagens em massa via WhatsApp Business API consegue ser personalizado de uma forma que fique mais direcionado para situações específicas e que também traga informações e facilidades para o seu lead ou cliente.

São diversos tipos de personalização disponíveis. Confira:

1. Emojis: Com o envio de emojis é possível deixar seu texto mais dinâmico e leve, ou mesmo reduzir o tamanho do texto com um elemento que indica bem um significado.


2. Variáveis: Com as variáveis é possível personalizar campos chaves para cada consumidor. Ex: Substituir os campos “nome” ou “pedido” por consumidor. As variáveis ajudam na proximidade com o cliente e principalmente na identificação de informações essenciais via API.

3. Botões: Exibição de botões de ação na conversa para agilizar a resposta e direcionar o cliente ou lead de forma mais rápida para a ação desejada. Eles são divididos em botões de resposta e direcionamento. Os de resposta visam continuar a conversa, enquanto os de direcionamento migram a pessoa para uma ação fora do aplicativo.

4. Cabeçalho: Inclusão de um título, imagem (png ou jpg) ou arquivo (pdf) na mensagem. Podendo ter até 20 caracteres e ser caracterizado pelo negrito.

5. Rodapé: O rodapé é um recurso exclusivo do disparo via API, e ele apresenta um texto na parte inferior da mensagem com até 60 caracteres.

Concluindo

O WhatsApp está cada vez mais aberto a se tornar um verdadeiro canal organizado de conversas entre empresas e clientes, e com isso mais funcionalidades surgem todos os dias. 

Portanto, estar no app é essencial para quem busca um relacionamento com o cliente mais próximo, ágil e humanizado.

E não, ele não vem com o objetivo de tirar o e-mail do mercado, mas sim complementar estratégias que façam sentido para sua empresa. 

E aí, já está pensando em como utilizar o aplicativo em seus processos de marketing, vendas ou até mesmo internos? É melhor começar a pensar ou colocar as ideias em prática para não ficar para trás!

Conte com a Hi Platform para te ajudar a dar o pontapé inicial nesse objetivo. Converse com um de nossos especialistas e descubra como uma boa experiência da jornada de compra do cliente pode gerar valor para o seu negócio. Até a próxima! 

Hi Platform

A interação é a nossa pulsação. O relacionamento saudável e efetivo é a nossa paixão.

Share
Published by
Hi Platform

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

7 dias ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

2 semanas ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

1 mês ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago