Experiência do Cliente

Qual é a primeira impressão que o seu cliente tem de você?

“A primeira impressão é a que fica”. Todo mundo conhece essa frase, praticamente todo mundo concorda com ela, mas quando o contexto é a experiência do cliente, nem todo gestor sabe dizer qual a primeira impressão que sua marca está passando para seu consumidor, principalmente no quesito digital. Você sabe dizer?

O mundo online não para de expandir. A concorrência se multiplica igual coelho. E essas empresas já estão na disputa entre si sobre quem faz o melhor Customer Experience. Portanto, aquela que faz uma melhor apresentação do seu produto, ou seja, que causa uma melhor primeira impressão ao cliente, já sai com uns pontos na frente.

Não estamos falando apenas de ter um site bonito ou uma publicidade criativa, não é só isso. Na experiência do cliente, a primeira impressão tem a ver com facilidade, acessibilidade, agilidade e comodidade.

É sobre experienciar uma jornada de compra confortável, de ponta a ponta, terminando em satisfação, indicação e a tão almejada recompra. E se você se importante com esse assunto e busca sempre melhorar, as dicas a seguir vão te impactar!

8 dicas para causar uma excelente primeira impressão no seu cliente

1. Tenha um site/e-commerce com fácil usabilidade

Faça seu cliente ou lead se sentir em casa quando abrir seu site. Ele deve ter tudo em fácil acesso, sem explicações difíceis ou caminhos complicados para realizar uma compra ou entrar em contato.

O UX Design existe para isso, para criar um ambiente fácil e confortável ao usuário no seu site, de forma intuitiva, visualmente clean e bonita, dando uma boa impressão de que é fácil acessar sua marca.

2. Conversão em fácil visão (Use CTAs relevantes para o cliente)

O usuário deve entender a ação que você está sugerindo em determinada página do seu site. Trabalhe bem os calls to action de “Fale conosco”, “Compre aqui”, “Conheça a marca” ou “Siga nas redes sociais” de forma justa e bem distribuída. Se ele quer falar com você e for direcionado a outra página, a frustração logo vem e a satisfação já está comprometida.

3. Ícone do WhatsApp no site para indicar fácil suporte e atendimento

Falando em acessibilidade, facilite para seu cliente entrar em contato com você. Empresas que passam essa impressão ganham em credibilidade, pois não têm nada a temer ou esconder do seu cliente, além de demonstrar ter uma equipe de prontidão para isso. Quando você torna o contato algo complicado, seu cliente vai desconfiar, pode ter certeza.

Sendo assim, aproveite a onda do momento e conte com a força do Whatsapp, o app número 1 em presença e praticidade por todo o mundo. Faça uma ponte do seu site para o WhatsApp do cliente e prossiga o atendimento por lá, seja via Bot ou Chat humano.

4. Bot disponível para que o cliente resolva dúvidas sozinho

Falando em Bot, o consumidor moderno quer autonomia e liberdade para resolver questões com sua marca, então capriche em um bom Chatbot no seu site, app próprio, Direct nas redes sociais e WhatsApp. Tudo isso pode ser feito com o plugin do Messenger para empresas, sabia? Entenda melhor aqui.

Sem precisar de um atendimento humano, o usuário pode obter respostas para dúvidas frequentes, baixar uma segunda via de boleto, ter informações sobre pagamento, rastreio de pedido e muito mais. Mais comodidade para ele e mais produtividade para seu time.

5. Vitrine com avaliações sobre seus produtos

Tem um e-commerce e não investiu em reviews? Algo não está certo! Você só tem a ganhar investindo numa ferramenta de avaliações, em que seus clientes podem contar toda a experiência que tiveram com seu produto, para assim inspirar e assegurar próximos consumidores ou recompra de quem já é seu cliente.

Com o recurso de reviews da Hi você acompanha as avaliações dos seus clientes sobre suas experiências de compras, assim você pode entender seus sentimentos, o que incorpora também na jornada deles (também na Hi Timeline).

Além de escutar seus atuais clientes e ter insights para promover melhorias, novos clientes se sentirão motivados a comprar no seu site ao se deparar com fotos e comentários feitos nas avaliações já postadas.

Isso porque as reviews contribuem através da experiência de outros consumidores na tomada de decisão de futuros compradores, com uma linguagem mais simples e experiências reais. Tudo isso contribui para que seu e-commerce fique em uma melhor posição no buscador do Google.

De modo geral, a solução de Reviews melhora o relacionamento com os clientes, pois contribui para atingir a excelência na comunicação junto à variedade de produtos ofertados em seu e-commerce.

6. Mais credibilidade para sua loja: Loja Confiável

O mesmo recurso de reviews da nossa plataforma disponibiliza gratuitamente o selo Loja Confiável para seu site, atribuindo mais segurança para atuais e novos compradores realizarem suas compras online.

É muito importante quantificar quantos bons atendimentos a loja já prestou para seus consumidores. Muitas das vezes acabamos vendo só o lado negativo em sites que promovem as más experiências dos consumidores, mas não tomamos nota da quantidade de atendimentos excepcionais que a mesma loja presta no dia a dia. E com o selo a empresa pode ter sua reputação restabelecida.

7. Tenha um bom e completo FAQ a olho nu

Mesmo com um Bot e contatos facilmente disponíveis no seu site, deixe um FAQ por escrito também em fácil alcance. É um espaço extremamente importante para gerar credibilidade ao seu site, onde você pode detalhar políticas de troca, compra, privacidade e muitos outros pontos para a segurança do usuário.

Por mais que as pessoas estejam aderindo cada vez mais ao autosserviço com os Bots, ainda há o público em adaptação que busca por informações listadas no site. Além disso, um bom FAQ com palavras-chaves previamente estabelecidas te ajuda a se posicionar melhor no ranking do Google!

8. Agilidade na resposta de menções nas redes sociais

A experiência que você promove aos seus seguidores e demais públicos nas redes sociais também podem causar uma boa impressão. Sabe quando aquela empresa responde logo sua menção, principalmente se for referente a algum probleminha de compra ou qualidade? Só de receber esse nível de atenção, o mais rápido possível, o cliente enxerga um lado positivo.

Aqui na Hi temos a ferramenta de Social, que possibilita acompanhar as menções sobre sua marca, produtos e outros termos que deseja acompanhar na internet. Assim você pode minimizar seu tempo médio de resposta, ter uma interação mais imediatista com seu público, ficar por dentro dos assuntos mais comentados nas redes sociais e cada vez mais passar boas impressões às pessoas. Afinal, uma empresa “morta” nas redes sociais hoje em dia não passa nenhuma boa impressão.

“E como descobrir qual a impressão que meu cliente tem de mim?”

Antes de investir em um ou mais recursos para causar uma boa impressão, incorpore o detetive e investigue para descobrir qual a impressão que seu público está tendo de você.

Comece com Pesquisas de Satisfação, que são verdadeiras portas de entrada de insights sobre seu negócio, experiência com produto, atendimento da equipe, experiência de compra no site e demais atividades e ações da sua marca. Por meio de notas como NPS, CSAT e CES, você pode desvendar um pouco sobre essa primeira impressão.

Outra forma de adquirir conhecimento sobre seu público é realizando entrevistas com clientes específicos ou grupos especiais de pessoas (compradores da concorrência, por exemplo), assim você pode descobrir detalhes sobre a impressão que está passando ou qual reputação tem no momento. Descubra por que o usuário compra com a outra marca e não com você, se sua experiência de compra é fácil ou difícil, se seus preços são considerados caros ou baratos, dentre outras informações.

E como falamos anteriormente, acompanhe 100% seu e-commerce, caso tenha um. Observe em quais etapas da jornada de compra seu cliente abandona o carrinho, revise suas reviews de produtos recebidas, descubra quais são as dúvidas mais frequentes de quem acessa seu site e muito mais. Tudo isso pode ser feito com uma ferramenta de Reviews, curadoria de conteúdo de Chatbot, além de acompanhar ativamente as dúvidas recebidas pelos consumidores.

E nunca desvie sua atenção da voz do cliente nas redes sociais! É uma das vozes mais importantes atualmente em um mundo tão digitalizado. Pessoas nas redes sociais podem, com poucas palavras, elevar ou derrubar a reputação de uma marca, e quanto mais você estiver atento para reagir, responder, interagir, negociar e/ou apaziguar situações, melhor será para sua marca, a curto e longo prazo.

_

E aí, curtiu o conteúdo? Essas dicas foram listadas pelos nossos especialistas diante de todas as melhorias que fazemos diariamente com nossos clientes. Mas sabe o que é melhor? Você não tem que sair caçando na internet uma ferramenta para cada uma dessas funções. A Hi tem tudo isso e muito mais.

Somos a plataforma mais completa (e única!) de Customer Experience e Gestão de Jornadas do mercado, indo muito além das ferramentas conversacionais. Venha conhecer e descubra como podemos ajudar você a causar sempre uma excelente primeira impressão. Fale com a nossa equipe aqui!

Hi Platform

A interação é a nossa pulsação. O relacionamento saudável e efetivo é a nossa paixão.

Share
Published by
Hi Platform

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

1 semana ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

2 semanas ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

1 mês ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago