Experiência do Cliente

Qualidade do E-commerce de Saúde, Higiene e Beleza no Brasil

O crescimento do e-commerce no Brasil é inegável. Estudos recentes apontam que mais de 35 bilhões de reais foram faturados no primeiro trimestre de 2021, valor 72% superior ao ano anterior. Somado, o número de compras feitas pela internet, em três meses, foi igual a 78,5 milhões, o que equivale a 54% de aumento.

Uma das categorias que mais se destacou nesse expressivo crescimento foi o e-commerce de SaúdeBeleza e Perfumaria, que foi a segunda maior no número de pedidos no e-commerce no primeiro trimestre de 2021.

Portanto, acompanhando a evolução do mercado, foi criada a pesquisa EQI, E-commerce Quality Index 2021 exclusivamente para o segmento de Saúde, Higiene e Beleza.

Esse é o único indicador do Brasil que avalia a qualidade das informações nas páginas de produto sob a perspectiva do consumidor final. Reunimos neste texto os principais insights do EQI desse ano, confira!

O que é EQI?

O EQI, E-commerce Quality Index, é uma pesquisa realizada pela Lett que avalia se informações nas páginas de produto no e-commerce estão completas, oferecendo uma boa experiência de compra para o consumidor.

O objetivo desse estudo é servir de benchmark para que fabricantes e varejistas compreendam quais são seus pontos fortes e fracos e aprimorem a percepção da sua marca no e-commerce.

O EQI de 2021 focado exclusivamente em Saúde, Higiene e Beleza analisou mais de 650 marcas, 39 e-commerces e mais de 754 mil páginas de produtos. Essa edição ainda trouxe um ranking com as melhores marcas e varejistas da categoria.

Quais os critérios avaliados no EQI?

O EQI analisa 5 critérios presentes nas páginas de produto em sua metodologia:

  • Image Score: quantidade de imagens exibidas na página do produto.
  • Description Score: número de palavras presentes na descrição do produto
  • Rating Score: nota média dos produtos avaliados pelos consumidores.
  • Review Score: quantidade de comentários dos consumidores na página do produto.
  • Search Score: nota média baseada na quantidade de caracteres no título do produto e se ele está em alguma categoria no site.

Em 2021, qual foi a pontuação do e-commerce de Saúde, Higiene e Beleza?

Em uma escala de 0 a 100, o segmento de Saúde, Higiene e Beleza obteve a nota de 46 pontos. De acordo com o EQI, uma boa experiência de compra online é representada pelo mínimo de 60 pontos.

Contudo, essa nota ainda representa uma evolução de 18% comparada ao ano de 2020, evidenciando a atenção maior dada ao conteúdo de qualidade no e-commerce.

Porém, ainda existem pontos de atenção! Apenas 5 dos 39 e-commerces analisados em 2021 alcançaram uma nota maior que 60.

Os outros 34 sites obtiveram pontuação inferior à média recomendada, o que representa 87% do mercado analisado.

> Avaliação por atributo do e-commerce de saúde

De acordo com o EQI de 2021, o setor de Saúde, Higiene e Beleza cresceu de forma expressiva em 3 critérios dos 5 analisados. São eles: Image Score, Rating Score e Review Score.

Já o Search Score e Description Score sofreram uma queda de 4% e 3% em seus índices de um ano para o outro, respectivamente.

> Avaliação por categoria

Oito categorias foram analisadas no EQI 2021: Cuidados com a Pele, Maquiagem, Higiene Pessoal, Capilar, Saúde, Coloração Capilar, Esmaltes e Perfumes.

Os três melhores resultados foram obtidos pelas categorias Cuidados com a Pele, com 54 pontos, e Maquiagem e Higiene Pessoal, ambas com 48 pontos.

As duas menores notas foram das categorias Esmaltes e Perfumes, com 39 e 38 pontos, nessa ordem.

> Avaliação por canal de vendas

Analisando os canais de venda, a diferença entre o melhor e o pior desempenho foi de 18 pontos, sendo eles Drogaria e Supermercado, respectivamente.

Quais são as melhores marcas do segmento de acordo com o EQI?

De acordo com o EQI de 2021, as marcas globais de saúde melhor ranqueadas são Alivium, Calcitotal e Dermacyd.

O setor de Higiene e Beleza foi liderado pela L’Oréal Professionel, Majirel e Aveeno.

Quais as melhores pontuações dos varejos do EQI?

O site da Época Cosméticos subiu duas colocações e conquistou o primeiro lugar, com 85 pontos, seguido por Droga Raia, com 78 pontos e Amazon com 71 pontos.

Porém, se forem analisados os maiores crescimentos no segmento, o site Mambo Drogaria Venancio conquistaram os melhores resultados, subindo 15 e 13 posições, respectivamente.

Qual a melhor forma de aprimorar as vendas no e-commerce utilizando o EQI?

Com a análise do EQI 2021, é perceptível um avanço da qualidade da experiência de compra comparada ao ano de 2020. Porém, é notável um enorme potencial de crescimento.

Segundo dados da Lett e Opinion Box, a falta de informações na página do produto no e-commerce é motivo de desistência de compra para mais de 50% dos consumidores.

Por isso, é fundamental oferecer mais conteúdo para melhorar a percepção da marca no ambiente online, fidelizar clientes e aumentar as vendas no e-commerce. Para isso, você conta com o EQI como benchmark para o mercado!

Qual o impacto do conteúdo nas vendas do e-commerce?

Para finalizar, vamos listar algumas razões para não negligenciar as informações das páginas de produto e tornar a experiência de compra dos consumidores ainda melhor:

  • A taxa de conversão é 19,5% maior em produtos com três ou mais imagens comparados a anúncios com apenas uma imagem. (Fonte: Lett)
  • Hero Images aumenta em 24% as vendas de um produto. (Fonte: GS1)
  • As conversões online podem aumentar em 200% com avaliações dos consumidores. (Fonte: Spiegel Research Center)
  • O tempo médio de permanência em uma página com 300 ou mais palavras na descrição de um produto é de 43,1% maior do que quando comparadas à descrições de até 25 palavras. (Fonte: Lett)
  • Um produto sem comentários tem uma chance 270% menor de ser comprado do que um item com 5 comentários. (Fonte: Spiegel Research Center)
  • Vídeos aumentam entre 64% e 85% a probabilidade de compra de um produto. (Fonte: Neil Patel)

Aplique todos os insights gerados pelo EQI 2021 acessando o conteúdo completo e otimize suas vendas no e-commerce!

E se quiser conhecer nossas soluções para evoluir com o Customer Experience no seu e-commerce, é só falar com a Hi Platform! Fale com a gente aqui.

Hi Platform

A interação é a nossa pulsação. O relacionamento saudável e efetivo é a nossa paixão.

Share
Published by
Hi Platform

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

6 dias ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

1 semana ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

4 semanas ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago