O crescimento do e-commerce no Brasil é inegável. Estudos recentes apontam que mais de 35 bilhões de reais foram faturados no primeiro trimestre de 2021, valor 72% superior ao ano anterior. Somado, o número de compras feitas pela internet, em três meses, foi igual a 78,5 milhões, o que equivale a 54% de aumento.
Uma das categorias que mais se destacou nesse expressivo crescimento foi o e-commerce de Saúde, Beleza e Perfumaria, que foi a segunda maior no número de pedidos no e-commerce no primeiro trimestre de 2021.
Portanto, acompanhando a evolução do mercado, foi criada a pesquisa EQI, E-commerce Quality Index 2021 exclusivamente para o segmento de Saúde, Higiene e Beleza.
Esse é o único indicador do Brasil que avalia a qualidade das informações nas páginas de produto sob a perspectiva do consumidor final. Reunimos neste texto os principais insights do EQI desse ano, confira!
O EQI, E-commerce Quality Index, é uma pesquisa realizada pela Lett que avalia se informações nas páginas de produto no e-commerce estão completas, oferecendo uma boa experiência de compra para o consumidor.
O objetivo desse estudo é servir de benchmark para que fabricantes e varejistas compreendam quais são seus pontos fortes e fracos e aprimorem a percepção da sua marca no e-commerce.
O EQI de 2021 focado exclusivamente em Saúde, Higiene e Beleza analisou mais de 650 marcas, 39 e-commerces e mais de 754 mil páginas de produtos. Essa edição ainda trouxe um ranking com as melhores marcas e varejistas da categoria.
O EQI analisa 5 critérios presentes nas páginas de produto em sua metodologia:
Em uma escala de 0 a 100, o segmento de Saúde, Higiene e Beleza obteve a nota de 46 pontos. De acordo com o EQI, uma boa experiência de compra online é representada pelo mínimo de 60 pontos.
Contudo, essa nota ainda representa uma evolução de 18% comparada ao ano de 2020, evidenciando a atenção maior dada ao conteúdo de qualidade no e-commerce.
Porém, ainda existem pontos de atenção! Apenas 5 dos 39 e-commerces analisados em 2021 alcançaram uma nota maior que 60.
Os outros 34 sites obtiveram pontuação inferior à média recomendada, o que representa 87% do mercado analisado.
De acordo com o EQI de 2021, o setor de Saúde, Higiene e Beleza cresceu de forma expressiva em 3 critérios dos 5 analisados. São eles: Image Score, Rating Score e Review Score.
Já o Search Score e Description Score sofreram uma queda de 4% e 3% em seus índices de um ano para o outro, respectivamente.
Oito categorias foram analisadas no EQI 2021: Cuidados com a Pele, Maquiagem, Higiene Pessoal, Capilar, Saúde, Coloração Capilar, Esmaltes e Perfumes.
Os três melhores resultados foram obtidos pelas categorias Cuidados com a Pele, com 54 pontos, e Maquiagem e Higiene Pessoal, ambas com 48 pontos.
As duas menores notas foram das categorias Esmaltes e Perfumes, com 39 e 38 pontos, nessa ordem.
Analisando os canais de venda, a diferença entre o melhor e o pior desempenho foi de 18 pontos, sendo eles Drogaria e Supermercado, respectivamente.
De acordo com o EQI de 2021, as marcas globais de saúde melhor ranqueadas são Alivium, Calcitotal e Dermacyd.
O setor de Higiene e Beleza foi liderado pela L’Oréal Professionel, Majirel e Aveeno.
O site da Época Cosméticos subiu duas colocações e conquistou o primeiro lugar, com 85 pontos, seguido por Droga Raia, com 78 pontos e Amazon com 71 pontos.
Porém, se forem analisados os maiores crescimentos no segmento, o site Mambo e Drogaria Venancio conquistaram os melhores resultados, subindo 15 e 13 posições, respectivamente.
Com a análise do EQI 2021, é perceptível um avanço da qualidade da experiência de compra comparada ao ano de 2020. Porém, é notável um enorme potencial de crescimento.
Segundo dados da Lett e Opinion Box, a falta de informações na página do produto no e-commerce é motivo de desistência de compra para mais de 50% dos consumidores.
Por isso, é fundamental oferecer mais conteúdo para melhorar a percepção da marca no ambiente online, fidelizar clientes e aumentar as vendas no e-commerce. Para isso, você conta com o EQI como benchmark para o mercado!
Para finalizar, vamos listar algumas razões para não negligenciar as informações das páginas de produto e tornar a experiência de compra dos consumidores ainda melhor:
Aplique todos os insights gerados pelo EQI 2021 acessando o conteúdo completo e otimize suas vendas no e-commerce!
E se quiser conhecer nossas soluções para evoluir com o Customer Experience no seu e-commerce, é só falar com a Hi Platform! Fale com a gente aqui.
O ano já chegou na metade e, com ele, algumas novidades importantes nas ferramentas da…
Promover uma boa experiência ao cliente não é apenas um diferencial para as empresas. Dados…
Mais do que dominando as pautas do mercado, a IA Conversacional já se tornou um…
Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…
A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…
Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…