Especialistas

Biblioteca de anúncios do Facebook – crie conteúdos de sucesso

As redes sociais se tornaram uma ferramenta estratégica para empresas que buscam crescer no mercado e nas vendas. Um dos recursos possíveis são os anúncios, um meio eficiente para alcançar um público maior e se destacar da concorrência e para criar conteúdos de sucesso, use a biblioteca de anúncios do Facebook para se inspirar. Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, Facebook Ads não é apenas a maior ferramenta, como também uma das que apresenta os melhores resultados.

No topo da lista de canais digitais mais utilizados por pessoas e empresas, o Facebook tem o potencial de ajudar a atingir a melhor audiência focando em cidades ou até mesmo em campanhas globais. Além de ajudar no ganho de visibilidade, os anúncios também permitem potencializar as conversões. O que significa: mais assertividade nas vendas!

Mas, é claro, que para ter sucesso não basta apenas investir. Em uma estratégia de mídia paga é preciso criar um planejamento e seguir alguns passos importantes. Descubra neste texto como pensar as suas campanhas e extrair mais resultados efetivos com os anúncios se inspirando na biblioteca de anúncios do Facebook.

Baixe gratuitamente: Planilha de planejamento para as redes sociais.

O que é o Facebook Ads

Antes de falar sobre campanhas, precisamos entender os conceitos por trás dela. Sabendo que a Meta é a empresa que gerencia grandes redes sociais, como o Facebook e o Instagram, é necessário conhecermos o Facebook Ads. É através dessa ferramenta que os anúncios de todos os canais são criados e centralizados.

Provavelmente você deva estar pensando “ah, mas o impulsionamento não é a mesma coisa?”. A resposta é: não! Ainda que esse recurso seja prático e ajude na entrega dos conteúdos, ele não permite a segmentação aprofundada dos anúncios. Por isso o Facebook Ads é tão importante.

Sendo o centralizador de todos os canais, dentro da ferramenta é possível criar filtros que ajudam na assertividade da campanha. O que vai muito além de idade, sexo ou localização. Além de também permitir criar anúncios simultâneos nas redes gerenciadas pela Meta, ou seja: Instagram, Facebook, Oculus e Messenger. Tudo ao mesmo tempo.

Mais do que uma abordagem mais assertiva, o Facebook Ads oferece uma vasta variedade de formatos, não limitando os anúncios a textos ou imagens. A segmentação também facilita identificar os interesses do público, fazendo com que os anúncios possam chegar para as pessoas que realmente se interessam pela sua oferta.

Entendendo o Pixel do Facebook

Se você pretende utilizar o Facebook Ads, é importante entender o que é o pixel e o porquê ele é essencial para qualquer estratégia de sucesso. O Pixel do Facebook é um código que auxilia a rastrear e medir os resultados dos anúncios na plataforma.

Ele é instalado em uma página web ou aplicativo móvel, e é ativado cada vez que alguém visita esta página ou abre este aplicativo através do Facebook. Em resumo, ele nada mais é do que um pequeno código que deve ser inserido na programação de seu site.

O Pixel do Facebook pode ser instalado por pessoas com conhecimento em programação ou mesmo com o uso de plugins caso você utilize um CMS como o WordPress. Além de permitir acompanhar o sucesso de suas campanhas, ele realiza o mapeamento sobre quais páginas seu visitante navegou, onde clicou, quantos produtos comprou, e muito mais!

Com esses dados, fica mais fácil monitorar e compreender os resultados dos anúncios. Trazendo informações que diferenciam um mero clique de uma compra ou conversão, que traz mais valor para o seu negócio.

Como anunciar no Facebook Ads

É importante lembrar que não é possível criar anúncios a partir de contas pessoais. Assim, o primeiro passo para iniciar campanhas na plataforma é a criação de uma página comercial. Confira o passo a passo completo:

Dicas de ouro para uma campanha de sucesso

O Facebook Ads é uma ferramenta complexa, porém completa. Dentro dela existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para que os anúncios consigam gerar os melhores resultados. Mais do que saber utilizá-la, é fundamental ser estratégico e conhecer todos os recursos que podem ser explorados dentro da plataforma.

Confira algumas das nossas dicas para alavancar a estratégia de mídia paga:

1. Navegue pela biblioteca de anúncios do Facebook

A biblioteca de anúncios é um repositório completo, contendo todos os anúncios ativos na rede social. Ou seja, qualquer concorrente direto ou indireto que anuncie dentro da plataforma terá seus criativos disponíveis para consulta.

Mas, atenção, viu? A ideia não é copiar os anúncios dos concorrentes, mas sim entender como eles se posicionam e encontrar formas diferentes de fisgar a atenção do consumidor. Outra vantagem é poder olhar anúncios de empresas de todos os tamanhos, localidades e setores, para assim entender as estratégias de cada uma.

Ou seja, a biblioteca de anúncios do Facebook é um lugar repleto de referências e ideias, onde é possível:

  • Buscar inspiração;
  • Entender estratégias;
  • Criar ofertas inovadoras;
  • Monitorar a concorrência.

2. Abuse dos recursos visuais – Biblioteca de anúncios do Facebook (se inspire)

Você deve saber que a agilidade é a palavra de ordem nos dias atuais. Assim, para chamar a atenção da audiência é preciso ser rápido. Os recursos visuais são uma boa alternativa nesse sentido, mas precisam ser diretos e claros.

Um anúncio que falhe em prender a atenção já perdeu boa parte de sua performance. Por isso, explore artes ou vídeos que despertem o desejo do consumidor. Utilize textos chamativos e que atinjam diretamente a dor dos consumidores e não deixe de testar abordagens diferentes.

O próprio Facebook Ads passa algumas recomendações sobre o tamanho dos conteúdos anunciados. Confira:

3. Saiba delimitar os objetivos da campanha

Um dos pontos essenciais para a divulgação no Facebook é entender os objetivos que se buscam alcançar através dos anúncios. O gerenciador de anúncios apresenta cinco objetivos macros de divulgação. Para decidir qual usar separamos algumas informações sobre cada um deles:

  • Reconhecimento:

Anúncios que visam deixar sua marca mais conhecida e lembrada na região que você escolher. Nesse tipo de anúncio o foco dos anúncios será aparecer para o maior número de pessoas pela maior quantidade de vezes.

Os anúncios de reconhecimento são muito importantes para negócios locais e que não possuam conversão digital. Com eles, fazemos nossas marcas serem mais consideradas, aumentando vendas no longo prazo.

  • Tráfego:

Os anúncios de tráfego são, como o próprio nome já diz, voltados a levar pessoas para alguma página ou até mesmo para o chat. O recurso permite iniciar conversas no Messenger, Direct e WhatsApp.

É essencial nos anúncios de tráfego possuir além de uma página bem feita, um pixel do Facebook bem configurado para gerar dados precisos de acessos. Isso também permite criar anúncios de remarketing em outras oportunidades.

Outros pontos importantes neste tipo de anúncio são: disponibilizar pontos de contato entre a empresa e o lead, trazer confiança através de certificados ou links de redes sociais e apresentar informações fáceis e compreensíveis sobre o que está sendo ofertado.

  • Engajamento:

As campanhas de engajamento visam obter comentários e compartilhamentos das publicações, gerando uma proximidade maior do público. Caso seu produto tenha muitas avaliações positivas ou um público fiel, esse tipo de anúncio pode aproveitar os bons comentários para conquistar muito mais clientes.

Use esse tipo de objetivo com cautela, sempre observando as interações que o público possui com a sua marca. Uma boa forma de fazer isso é com uma ferramenta de monitoramento social como o Hi Social.

  • Cadastros:

Aqui o objetivo é gerar cadastros de clientes no seu site. Utilizado principalmente por empresas de serviços e tecnologias, os cadastros podem ser feitos tanto dentro de uma página quanto diretamente pelo formulário dos anúncios.

Os anúncios de cadastros tem o foco no número de formulários enviados, ou seja, a inteligência do Facebook vai buscar atingir o máximo de conversões ao invés de máximo de visitas.

  • Promoção de apps:

A promoção de apps serve exclusivamente para empresas que queiram aumentar o número de downloads de um aplicativo. Normalmente usada para jogos ou outros aplicativos de uso diário, esse tipo de campanha depende de uma boa clareza e terá um ótimo resultado caso o aplicativo entregue o valor real prometido para o cliente.

  • Vendas:

A diferença dos anúncios de vendas para outros tipos de anúncios é a capacidade de controlar vendas diretas pela campanha. Isso permite um ótimo cálculo do ROI (retorno do investimento) e uma maior certeza dos resultados.

Desde que seu site consiga contabilizar o valor real de uma venda ele pode ser utilizado em qualquer setor. Os tipos de vendas que mais ocorrem nesse tipo de campanha são de cursos online, lojas virtuais ou agendamento de consultas e consultorias.

4. Explore a segmentação de públicos

Os públicos são um dos pontos mais importantes de qualquer campanha paga na internet. É essencial uma configuração que faça sentido para o seu negócio antes de qualquer coisa. Leve em consideração alguns pontos como:

  • Se a empresa só consegue vender localmente você precisa segmentar o público para uma cidade específica;
  • Se o produto é apenas para mulheres, configure a segmentação especificamente para este público;
  • Se existe uma faixa etária mais propícia para a compra, indique a idade do público que receberá os anúncios.

Por mais que pareçam óbvias, essas informações devem ser muito consideradas quando a segmentação de público é criada. Porém, essa é apenas a parte básica dessa configuração. O Facebook Ads também permite a definição de interesses e características do público com mais precisão.

Dessa forma, é possível aplicar segmentações como cargos, interesses em tipos de serviços e até mesmo algumas páginas que a pessoa segue. Explorar esse recurso faz com que a configuração do anúncio seja mais precisa, gerando públicos mais qualificados e campanhas mais efetivas.

5. Aposte em remarketing

O remarketing é o ato de impactar, através de um anúncio, pessoas que já estiveram em contato com a marca. Seja por exibição de vídeos ou, o mais comum, visitantes do site. Até porque, são raros os casos de quem entra no site de uma empresa e já se converte na primeira oportunidade.

Isso porque existem diversas etapas na jornada de compra, e muitas vezes a pessoa que entrará no site ainda não está pronta para consumir, mas já está buscando informações. O remarketing acaba atingindo pessoas que já avançaram na jornada de compra e que estão mais próximas da tomada de decisão.

Com o público qualificado e informado sobre os produtos ou serviços, a empresa fica na memória do lead como uma possível opção. A campanha de remarketing ajuda a dar o empurrão final que o lead precisa para entrar em contato ou realizar a compra.

6. Acompanhe os comentários do público

Por mais que os anúncios tenham diversos objetivos dentro das redes sociais, é muito comum que as pessoas façam comentários nos mais diversos tipos de campanhas pagas. Até porque, o Facebook não limita a realização de comentários nessas publicações.

Assim, é possível ter problemas com clientes insatisfeitos ou até mesmo pessoas com dúvidas e que não queiram acessar uma página ou buscar atendimento. Acompanhar os comentários se torna então uma forma de proteger a marca para gerar mais vendas.

O problema aqui está na ferramenta de acompanhamento de comentários do Facebook, que é difícil de utilizar e que requer atenção constante. Uma alternativa para esse problema é utilizar soluções de moderação de comentários como o Hi Social.

Além de mais agilidade nas respostas, a ferramenta classifica automaticamente o “sentimento” do comentário como positivo ou negativo. E permite ainda a criação de “tickets” de suporte. Dessa forma a empresa consegue garantir que seja feita uma gestão baseada, com maior controle do que foi ou não respondido.

7. Faça testes

Campanhas em redes sociais geram muitos dados, e com eles é possível criar sistemas de comparação, como os Testes AB. Ele permite compreender as estratégias que trazem melhores resultados, seja na abordagem, no conteúdo ou no formato utilizado.

Para fazer uma testagem correta, você precisa criar dois anúncios diferentes que possuam apenas uma diferença. No caso, a variável a ser testada. Por exemplo, você pode ter um anúncio com uma pessoa e outro com um produto. Executando os dois anúncios inicia-se o processo de comparação.

Além de anúncios, também é possível testar diferentes páginas de destino, audiências e até mesmo dispositivos. A chave é mudar uma coisa de cada vez para entender exatamente o que causou a diferença no desempenho.

O Facebook Ads possui uma funcionalidade nativa para executar testes A/B, facilitando encontrar a melhor combinação de texto, imagens e outros elementos do anúncio. Isto é útil porque dá a visão de como as pessoas respondem a diferentes peças e estímulos criativos.

Vale lembrar que realizar testes A/B trazem resultados que facilitam a tomada de decisão. O que também pode impactar no aumento da taxa de conversão, enquanto economiza dinheiro.

8. Monitore os resultados

O próprio Facebook Ads traz diversos indicadores de resultado, mas em meio a tantos indicadores fica difícil localizar os que mais importam para o seu negócio.

Enquanto os e-commerces conseguem utilizar o valor das vendas para entender quanto estão faturando com os anúncios, outras empresas com resultados mais indiretos encontram dificuldades em entender os resultados.

Os indicadores de sucesso dos anúncios possuem muita relação com os objetivos disponibilizados pela plataforma. Mas, mesmo assim, em alguns casos é difícil identificar o real valor de cada dado. Uma das soluções mais utilizadas para esse caso é quebrar a jornada do cliente em várias etapas e então trabalhar nessa etapa específica da jornada.

Por exemplo, empresas de tecnologia que utilizam consultores para fechar negócios, normalmente trabalham com um fluxo de vendas complexo. O que pode levar dias ou até meses até o fechamento.

Campanhas para esse modelo de negócio podem visar ações de conversão de formulário ou de conversas iniciadas. Assim a empresa trabalha com uma jornada de vendas fragmentada, e consegue perceber em curto prazo quem está interessado em seus softwares.

Compare as plataformas de anúncios

Em 2022, as principais plataformas de anúncio no mercado são o Facebook Ads, Google e LinkedIn. Por mais que pareçam semelhantes, existem diferenças primordiais em cada uma delas. Para saber onde começar e o que esperar, separamos algumas das principais características. Vamos conferir:

Facebook e Instagram Ads – Biblioteca de anúncios

Os anúncios aqui possuem diversos formatos de arte e possibilidades de texto, mas seu principal diferencial está em despertar o desejo do consumidor.

É importante lembrar que ao anunciar nas redes da Meta você estará invadindo o consumo de informação e entretenimento dos usuários da plataforma. Por esse motivo, uma boa segmentação e recursos visuais são essenciais.

Este canal também é interessante para anunciar produtos e serviços que as pessoas não conhecem ou não sabem que precisam. Isso porque elas receberão os anúncios dependendo da segmentação aplicada, e não por vontade própria.

Google Ads

O Google é principalmente um canal de pesquisas, e por isso, anunciando nele você estará utilizando a marca para solucionar problemas ou dúvidas que o lead já possui. Se não existem buscas por produtos ou serviços semelhantes, provavelmente você terá dificuldade com os anúncios padrão de Pesquisa ou Youtube.

Para ajudar nisso, as campanhas de display conseguem fazer algo semelhante ao que o Facebook faz, porém, ela utiliza como dados de segmentação sites e interesses dos usuários.

LinkedIn Ads

O LinkedIn Ads se assemelha muito ao Facebook e Instagram, porém, as pessoas que estão navegando nele estão em busca de evolução profissional ou formas de ganhar dinheiro. Já que a plataforma é focada no nicho empresarial e de negócios.

Um anúncio de um produto de varejo dentro do LinkedIn dificilmente terá um bom resultado, pois não é o que quem navega está buscando. A maior vantagem dessa rede para as outras é a segmentação de cargos e setores, que garante encontrar públicos muito mais específicos.

Isso costuma funcionar muito bem para empresas que vendem para um perfil profissional específico. Consultorias, tecnologias, cursos e investimentos são os principais tipos de anúncios que aparecem nessa rede, mas não significa que são os únicos que funcionam.

Em resumo…

A mídia paga dentro das redes sociais pode ser um recurso excepcional para negócios. Seja para aumentar a abrangência de público, criar mais engajamento ou potencializar as conversões de vendas, o Facebook Ads traz diferentes oportunidades para que uma marca cresça e se destaque no mercado.

Porém, para ser assertiva, a campanha de anúncios precisa, obrigatoriamente, ter planejamento. Ainda que não exista uma fórmula mágica para conseguir melhores resultados, é possível alcançá-los a partir de uma boa estruturação dos objetivos. Com essa definição a empresa consegue criar estratégias mais eficientes e diferentes abordagens para atrair a atenção dos clientes.

Depois disso é buscar referências, abusar dos recursos visuais e monitorar o comportamento das campanhas e do consumidor. Nesse cenário também é importante acompanhar de perto as interações dos usuários e compreender o que eles falam sobre a marca. O que ajuda a resguardar contra possíveis comentários ruins e garantir que os anúncios estejam realmente alcançando o público correto.

Quer saber mais sobre a importância do gerenciamento das redes sociais? Confira nosso artigo e saiba como garantir uma estratégia digital de sucesso!

Leonardo Pandolfo

Leonardo Pandolfo – Gestor de Tráfego – Formado em Publicidade e Propaganda pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) com MBA em Gestão com ênfase em Marketing (FGV) e Pós em Administração Mercadológica (Universidade Leonardo da Vinci). Possui mais de 6 anos de experiência com marketing e estratégias de geração de tráfego.

Leonardo Pandolfo

Share
Published by
Leonardo Pandolfo

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

7 dias ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

2 semanas ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

1 mês ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago