Diversidade & Inclusão

Definições e Dicas para Promover um Ambiente Múltiplo e Inclusivo

Oi gente! Jeferson na área novamente. Recentemente, eu trouxe aqui no Blog da Hi um artigo sobre formas de inserir a diversidade e inclusão no relacionamento com os clientes. E hoje, serei um pouco mais conceitual, falando das definições de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), sua importância nas empresas e algumas dicas de como promover um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. Espero que gostem!


Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) é um tema que vem ganhando espaço e atenção dentro das organizações, e isso não é novidade para ninguém. 

E por mais que muito se fale sobre, será que todos na sua empresa entendem a definição dessa sigla e como ela pode influenciar nos resultados das equipes? Desde já, recomendo que compartilhe este conteúdo com seus colaboradores, pode (e vai) ser de grande ganho.

Conceitos de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)

Vamos partir do início e entender resumidamente sobre cada um dos conceitos. Muitas pessoas os confundem, por isso é importante entendê-los antes de buscar inseri-los em uma companhia.

O que é Diversidade?

Iniciando com Diversidade, podemos defini-la como as diferentes formas e maneiras de diferenciar os indivíduos ou grupos, como exemplo: religião, orientação sexual, identidade de gênero, etnia, naturalidade, entre outros. 

O que é Equidade?

A palavra Equidade, segundo o dicionário Michaelis, é definida como uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Ou seja, a equidade busca, por meio de processos e práticas, entender que cada jornada é individual, seguindo o pressuposto de que as pessoas não partem do mesmo lugar e que, enquanto alguns começam com vantagens, outros começam com barreiras. 

O que é Inclusão?

Já a Inclusão é sobre integrar todos, no nosso caso, no local de trabalho, com suas diferenças, e que estes sintam-se aceitos e à vontade para compartilhar suas opiniões e pensamentos. 

Relação entre os conceitos e sua empresa

Agora que entendemos um pouco sobre as definições de Diversidade, Equidade e Inclusão, você deve estar se perguntando: como e qual influência isso tem no meu negócio? Ou, como poderia impactar os resultados do meu time?

Um e-book da TAQE que acessei recentemente trouxe alguns dados em que irei me basear para uma visão ampla do mercado sobre DEI. 

Antes, precisamos entender que, ao formar times diversos e inclusivos, estamos lutando contra a discriminação no local de trabalho. 

Empresas que possuem colaboradores diversos:

> Refletem sociedades e as informações demográficas com mais precisão

> Falam com um mercado mais amplo

> Tendem a ser mais criativas e inovadoras

> E, consequentemente, são pessoas mais valiosas e mais lucrativas 

Um estudo da Zety aponta que empresas diversas:

> Têm 70% mais chances de conquistar novos mercados

> São 1,7% mais inovadoras

> E seus colaboradores são 17% mais engajados e dispostos a colaborar com os objetivos da organização

Interessante, não é mesmo? Tudo isso, além de todo retorno financeiro que sua empresa conquistará, alcançando novos mercados e expandindo o seu público. 

Tá, e por onde e como começar? Anote as dicas que darei em seguida e coloque-as em prática assim que possível.

Dicas para inserir a DEI na sua organização

1 – Colete e tenha dados

Ter dados à sua disposição será sempre a melhor forma de medir e mensurar algo. Por isso, fazer um censo interno é uma boa estratégia para começar.

Lembre-se de que a inclusão não diz respeito apenas à cor de pele ou gênero. Influências sociais e habitacionais também são dados interessantes para serem levantados e estudados. 

2 – Tenha uma cultura que olhe para DEI

Aqui na Hi um dos pilares da nossa cultura é “Cuidar das pessoas” e isso faz total sentido quando o assunto é Diversidade, Equidade e Inclusão. 

Quando a sua cultura é alinhada ao propósito de manter seus colaboradores bem e pertencentes ao local de trabalho, se torna mais tranquilo inserir estratégias, visto que os tomadores de decisão baseiam-se nos pilares da cultura. 

3 – Comunique suas iniciativas

Ações como recrutamento mais diverso, vagas afirmativas e eventos voltados à conscientização sobre o tema são boas iniciativas. 

Contudo, deve-se ir além de apenas criar e implementar essas estratégias, sendo necessário comunicá-las a toda empresa, deixando todos cientes dos objetivos, de forma a incentivar a adesão e movimentação. 

4 –  Tenha e mantenha uma escuta ativa

Escutar e agir! Mais do que ter treinamentos voltados à conscientização, os colaboradores precisam ser ouvidos e notados. 

Momentos e ações preconceituosas ainda existem e ter alguém ou um time preparado para acolher e ouvir os demais é de suma importância. 

5 – Mensure resultados, reveja ideias e refaça ações

Medir resultados é uma bússola para melhorias em toda e qualquer organização. E um dado importante quando falamos em ações de DEI é a retenção de funcionários

Pesquisas de satisfação após ações, caixa de perguntas sobre possíveis movimentos, eNPS, dentre outros, são ótimas formas de medir a eficiência das estratégias criadas. 

Ah, e não se esqueça de, sempre que possível, divulgar os resultados para toda a empresa. Todos merecem acompanhar o andamento dos projetos também.

Importante também sempre reavaliar os objetivos, as métricas e, se for preciso, recomeçar as estratégias. 

Tenha sempre em mente que Diversidade, Equidade e Inclusão devem estar no planejamento estratégico da empresa e, como todo planejamento, este também deve ser visto e reavaliado, buscando sempre melhorias e sucesso. 


E aí, o que você achou? Eu consegui te ajudar de alguma forma? Falar sobre DEI e experiência das pessoas é um assunto que me deixa entusiasmado, então espero mesmo que sim! 

Se quiser, podemos trocar mais ideias e, se precisar de alguma ajuda, conte comigo, pode me chamar aqui

No mais, é isso! Dê um start nas ações da sua organização e tenha times diversos, inclusivos e de alta performance. Você vai se surpreender com o quão valioso isso pode ser. 

Até a próxima, pessoal!

Hi Platform

A interação é a nossa pulsação. O relacionamento saudável e efetivo é a nossa paixão.

Share
Published by
Hi Platform

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

6 dias ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

2 semanas ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

1 mês ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago