Experiência do Cliente

Estratégias de Trade Marketing Digital no e-commerce?

Pesquisas recentes indicam que, nos três primeiros meses de 2021, o faturamento do e-commerce foi de 35,2 bilhões de reais, 72% a mais que no mesmo período de 2020. Além disso, nesse mesmo período foram realizadas 78,5 milhões de compras online em conjunto com o Marketing Digital, representando um aumento de 54%.

Para reforçar ainda mais o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, o E-commerce Quality Index 2020 apontou que, apenas entre os meses de julho e setembro de 2020, o comércio eletrônico brasileiro atingiu o recorde de 5,8 milhões de novos compradores.

Números tão expressivos mostram que o mercado nacional tende a ficar cada vez mais competitivo. Então, para estar à frente da concorrência, você precisa traçar estratégias de Trade Marketing Digital que otimizem a retenção de novos clientes, melhorem a experiência de compra do seu e-commerce e explorem ao máximo o crescimento desse mercado.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura!

O que é Trade Marketing Digital?

Antes de tudo, é importante entender o conceito de Trade Marketing no comércio tradicional, onde foi aplicado pela primeira vez. Esse termo corresponde às ações de marketing realizadas dentro dos pontos de venda (PDV).

Essas ações podem ser aplicadas em diversos setores, como a distribuição de produtos, gerenciamento de estoque e sortimento, promoções nos pontos de venda e merchandising (visibilidade dos produtos).

Já o Trade Marketing Digital tem o objetivo de potencializar a jornada de compra do consumidor no ambiente digital, elevando ao máximo as taxas de retenção de clientes.

Como aplicar o Trade Marketing Digital ao seu e-commerce?

Agora que você já conhece o conceito de Trade Marketing Digital, é hora de saber como aplicá-lo.

Para te ajudar, vamos deixar aqui processos essenciais para uma boa execução de estratégias de Trade Marketing Digital no e-commerce.

Em uma loja física, dependendo do tipo de produto, o vendedor está à disposição para tirar quaisquer dúvidas dos clientes, além de poder indicar opções mais adequadas a cada perfil de consumidor.

Em uma loja online, para suprir a falta da figura do vendedor, é fundamental que as informações nas páginas de produto sejam claras e bem completas. Por exemplo, a descrição precisa de uma boa contextualização das aplicabilidades e benefícios dos produtos e uma lista clara das especificações técnicas.

É interessante que o time responsável pelo cadastro dos produtos na loja online realize dinâmicas de previsão de possíveis dúvidas dos clientes. É indispensável, também, que o setor de atendimento repasse um feedback assertivo das dúvidas recebidas mais frequentes para que elas sejam incorporadas às informações dos produtos.

Se o seu negócio opera com uma logística de fornecedores, mantenha essa relação próxima. Não hesite em contactá-los com questionamentos e sugestões.

No e-commerce, o consumidor é privado do contato físico com os produtos. Por isso, utilize imagens que mostrem detalhes do produto, como hero images, imagens secundárias ou extras e com zoom.

As hero images são utilizadas para representar uma imagem superdimensionada de um produto. A utilização deste artifício destaca as características principais do item, facilitando a tomada de decisão do e-shopper.

Além disso, você pode utilizar também as lâminas HTML ou tabloides, que é uma peça visual inserida no campo de descrição que contém as informações de forma atrativa e resumida.

Além das fotografias, invista em uma interface clara, dinâmica, intuitiva e bonita. Isso fará com que as pessoas passem mais tempo em seu site e naveguem por mais páginas de produto, além de transmitir mais confiabilidade.

Novamente, é preciso criar estratégias para driblar a falta de um vendedor. Estude todas as funcionalidades da sua plataforma de e-commerce e entre em contato com o suporte para obter orientações.

Procure utilizar ferramentas como vitrines de produtos relacionados, mais vendidos e similares. Dessa forma, você trabalha a experiência de um cliente que já está navegando em seu comércio eletrônico e que, assim, já demonstrou interesse de compra.

Outras estratégias interessantes são a recuperação de carrinhos abandonados e a oferta de promoções relâmpago.

O seu e-commerce precisa responder bem em todas as plataformas. Segundo o Google, um site mobile que demora mais do que 3 segundos para carregar perde 53% de seus consumidores.

Sempre que uma nova funcionalidade é adicionada ao e-commerce, verifique sua aplicabilidade no mobile e faça muitos testes.

Não deixe de monitorar seus concorrentes a fim de se atualizar sobre a realidade do mercado e gerar novos insights.

Procure entender em quais pontos você perde para sua concorrência e quais estratégias você está deixando de aplicar em seu negócio.

É sempre bom lembrar: o consumidor está passando por uma drástica mudança em seus hábitos de consumo. A experiência de compra está cada vez mais inserida em um cenário omnichannel, ou seja, ela acontece em diferentes canais de comunicação.

Seguindo as dicas que trazemos neste artigo sobre como traçar estratégias de Trade Marketing Digital no e-commerce, você acompanha essa transformação do mercado e otimiza a performance do seu comércio digital.

Quer saber outros elementos que irão alavancar suas vendas? Entenda como fazer o planejamento de palavras-chave para o SEO do seu e-commerce!

*Karine Figueiredo é Gerente de Marketing na Lett

Hi Platform

A interação é a nossa pulsação. O relacionamento saudável e efetivo é a nossa paixão.

Share
Published by
Hi Platform

Recent Posts

Como criar uma IA Conversacional personalizada

Se a sua empresa busca otimizar processos e aumentar a eficiência operacional, o conversacional pode…

6 dias ago

IA Conversacional: como ela pode ajudar o seu negócio?

A IA tomou o mercado, mas isso não é exatamente uma novidade. A inteligência artificial…

2 semanas ago

Beto Carrero automatiza vendas e alcança retorno de 15x do valor investido

Dos adultos que amam adrenalina até às crianças encantadas por Madagascar, é impossível falar de…

4 semanas ago

Hi-lights dezembro: botão de cupom no WhatsApp

Nós piscamos e dezembro chegou para encerrar mais um ano. Mas, antes de abrir o…

4 meses ago

Hi-lights novembro: aposte no WhatsReview

O ano está dando seus últimos suspiros mas, por aqui, nós ainda temos novidades para…

5 meses ago

Hi-lights outubro: você já conhece o Flows?

O último trimestre do ano já chegou e, antes de pendurarmos piscas piscas na janela,…

6 meses ago