Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como funciona a integração do WhatsApp Business Solution?

Saiba mais sobre o WhatsApp para empresas, veja quais são os principais benefícios e as dicas para começar a utilizar.

Como funciona a integração do WhatsApp Business Solution?

 

Alguns meses após a divulgação das mudanças no WhatsApp, o aplicativo abriu sua API (Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações). Isso significa que ele poderá ser integrado e automatizado com a  finalidade de auxiliar as organizações a atender seus clientes em escala.

Neste artigo, vamos explicar alguns pontos sobre essa novidade e mostrar o que vai mudar agora que o aplicativo de alto alcance poderá ser integrado e automatizado para atender consumidores. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!   

Primeiro: o que é WhatsApp Business Solution?

Atualmente, muitas pessoas utilizam o aplicativo que nós já conhecemos para conversar com a família, amigos e até mesmo com empresas. Considerando o potencial que o WhatsApp tem para se tornar uma ferramenta de comunicação entre o cliente e a organização, foi disponibilizada uma versão desenvolvida especialmente para tratar de interações comerciais.

Essa versão facilita o diálogo comercial (cliente-empresa) e o transforma em algo muito mais prático e acessível, num cenário em que o usuário poderá entrar em contato com a empresa e a organização terá acesso ao cliente de forma mais espontânea e descomplicada.

E WhatsApp Business API?

Basicamente as API’s são a forma de conexão entre os sistemas. Em outras palavras, é através da API que um sistema poderá ser conectado ao WhatsApp. Antes, a API oficial do aplicativo não era liberada e isso impossibilitava que empresas como a Hi Platform pudessem acessar a API e realizar a integração.

O que mudou?

Agora, é possível que os assistentes virtuais se conectem ao mensageiro de forma legal, disponibilizando aos clientes da empresa um atendimento em tempo integral e o acesso à milhares de informações de forma prática.

Quais os benefícios da automatização do WhatsApp Business Solution?

Veja, a seguir, as principais vantagens que a automatização vai proporcionar, tanto para empresas quanto para consumidores.

Para as empresas:
  • atendimento instantâneo e escalável no canal mais popular do mundo;
  • transferência de atendimentos do chatbot para o assistente humano;
  • interações proativas com o cliente;
  • histórico de atendimento integrado (WhatsApp, e-mail, chat, mídias sociais etc);
  • resolução de chamados de nível 1 por meio dos assistentes virtuais;
  • redução do índice de erros na resolução dos chamados.
Para os consumidores:
  • agilidade nas respostas e nenhuma fila de atendimento;
  • interações proativas com a empresa;
  • possibilidade do envio de documentos relacionados à compra;
  • solicitação de pedidos, agendamentos, rastreamentos e uma infinidade de informações ao alcance dos dedos;
  • fácil acesso às Centrais de Ajuda;
  • atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Por onde começar?

Para que uma empresa consiga um número de telefone corporativo para atender pelo WhatsApp, é necessário passar por um processo com algumas etapas. Nesse momento, o app está liberando as funcionalidades aos poucos.

Primeiro, é necessário que a organização tenha uma conta no Facebook Business criada e verificada. Depois, é preciso criar uma conta no WhatsApp e obter a aprovação do cadastro (o Facebook aprova em até 3 dias úteis). Com a aprovação dos dados cadastrais, você poderá adicionar seus números corporativos. No entanto, vale enfatizar que o número escolhido não pode ter sido utilizado anteriormente por qualquer outra conta no aplicativo do WhatsApp. Feito isso, a empresa precisa fazer o download do certificado e dar continuidade à ativação dos números.

Além de inúmeros benefícios, a possibilidade de integrar e automatizar um dos mensageiros mais utilizados do mundo vai abrir portas para outras grandes inovações. 

Enquanto você não automatiza o WhatsApp, que tal estar à frente do mercado e automatizar seu atendimento através do chatbot? Você pode testá-lo gratuitamente, conhecer a ferramenta e ver de perto os benefícios. Para fazer o teste, clique aqui.     

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi