Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Saiba o que é vendarketing e sua importância para os negócios

Gere mais colaboração e eficiência alinhando as equipes de Marketing e vendas com o vendarketing!

Saiba o que é vendarketing e sua importância para os negócios

 

Para manter uma marca bem posicionada no mercado, com um faturamento que alcança as metas estabelecidas no planejamento, é preciso trabalhar o setor de comunicação e o comercial. Isso porque essas duas áreas são responsáveis pelo relacionamento com prospects (cliente em potencial) e clientes. Por causa disso, surgiu o vendarketing, que acompanha as tendências e o novo perfil do consumidor.

Se você pretende atualizar os processos do seu negócio, oferecendo as estratégias de melhor desempenho para a sua equipe, continue lendo este post. Nele você vai aprender o que é vendarketing, para que ele serve e quais as vantagens de usar esse recurso. Veja também como implementar essa estratégia dentro da sua empresa!

O que é vendarketing?

Ainda hoje é comum encontrar dentro das corporações uma rivalidade entre o pessoal do Marketing e das vendas. Enquanto a comunicação tende a considerar o outro setor menos acadêmico, com dificuldade de acompanhar as tendências, o time comercial enxerga os companheiros como artistas, sem uma consideração sobre os números e estatísticas.

O vendarketing, que é uma junção das palavras “vendas” e “Marketing”, surgiu para potencializar as duas áreas. A ideia é criar um ambiente de colaboração no qual o foco são os resultados positivos da empresa. O objetivo dessa estratégia é favorecer a troca de informações relevantes para otimizar o funil de vendas.

O setor de Marketing pode atrair prospects e trabalhar os leads (pessoas que demonstraram interesse no seu produto) até estarem qualificados para a compra, entregando-os para as vendas. Enquanto isso, o comercial oferece ideias e apontamentos que ajudam para um entendimento mais aprofundado do comportamento do consumidor, além de quais interesses, dores e objeções estão mais evidentes.

Qual é a importância do alinhamento entre Marketing e vendas?

Para atender um público cada vez mais conectado é muito importante garantir uma presença online forte. Isso significa que técnicas e recursos digitais fazem parte da estratégia de empresas de todos os nichos. O diferencial do meio virtual, além da comunicação multilateral, é a escalabilidade do atendimento.

Com a automatização, como o uso de chatbots, você coloca sua empresa disponível para a audiência 24 horas por dia, todos os dias do ano. Para atender melhor e vender mais, é imprescindível que o setor de Marketing e vendas estejam alinhados, em colaboração, proporcionando uma padronização no contato com o usuário.

Quais são os benefícios do vendarketing?

A integração das vendas com o Marketing ainda traz outras vantagens para a sua empresa. Afinal, se essas são as áreas responsáveis em gerar mais receita e otimizar o branding (gestão da marca), certamente será muito lucrativo em outros aspectos.

Alinhamento para o posicionamento estratégico

Se todos caminham juntos é mais fácil chegar ao destino desejado. Imagine que a sua empresa pretende aumentar a receita em 30% no ano. Para o Marketing, talvez isso signifique algumas campanhas para gerar visibilidade e outras focadas em apresentar produtos e promoções. Já o setor de vendas traduz esse percentual em um valor monetário e o número equivalente de vendas.

Se as duas equipes trabalham juntas, toda a estratégia dos dois setores conversarão. Então, uma campanha de Marketing que direciona o público para um e-commerce será coordenada com um treinamento para que a equipe esteja preparada para receber as pessoas e consiga realizar uma prospecção eficaz.

Mensuração do impacto de cada ação

Um dos maiores desacordos que existe entre Marketing e vendas talvez seja devido ao esforço que os dois times têm para mostrar o seu valor. Imagine se, em vez de colocar a capacidade da outra equipe em xeque, todos trabalhassem para que o caminho do consumidor ficasse claro em um esquema aberto. Seria possível identificar quais ações de cada área deram certo. Dessa forma, em um trabalho colaborativo, cada setor pode somar com suas ideias e sugestões de melhoria.

Isso significaria um salto para entender o desempenho das campanhas de Marketing e das negociações de vendas. Além de comprovar, por meio de métricas precisas, quais os recursos são mais eficientes com a persona da empresa.

Precisão do ROI

Falando em métricas, o ROI (retorno sobre investimento) é uma das principais medidas para mostrar a eficiência do Marketing para um negócio. Como a conexão entre os recursos de comunicação e novas vendas estará otimizada, fica claro entender se determinada ação está funcionando ou não e até mesmo aproveitar oportunidades para aumentar as conversões.

Clareza na comunicação

Se o gerenciamento de conflito em qualquer departamento é fundamental para melhorar a performance da empresa, o que falar das equipes responsáveis em fortalecer e propagar a cultura empresarial e a imagem da marca? Com o vendarketing você percebe maior fluidez e colaboração no trabalho.

Como implementar a estratégia de vendarketing na empresa?

Após conferir porque é interessante aplicar o vendarketing no seu negócio, você deve estar se perguntando como fazer isso. Confira algumas dicas para alinhar vendas e Marketing.

Definir objetivos em comum

É natural do ser humano ter sonhos e querer alcançá-los. Um dos principais mecanismos para motivar a equipe é o objetivo, e ele converge todas as ações para um mesmo ponto. Ao estabelecer uma meta para as duas equipes de trabalho, fica mais claro como cada área poderá trabalhar para ajudar a outra e gerar mais resultados.

Criar um SLA

Uma forma de assegurar que o trabalho acontecerá com fluidez e harmonia é o SLA (documentação dos acordos de trabalho). São determinadas normas para ambas as partes, tanto das responsabilidades a serem cumpridas, quanto dos compromissos que serão entregues pelo outro setor. Um SLA aumenta a produtividade no trabalho, reduzindo conflitos com uma relação baseada em fatos e não em subjetividades.

Fazer reuniões e dar retornos com frequência

Para que os setores sintam-se integrados é importante promover reuniões e apresentar feedbacks constantes. Torne essa prática mais estimulante incentivando todos a apontar situações e não pessoas. Dessa maneira, fica mais leve compartilhar uma nova ideia sem se transformar em uma acusação ou promover desentendimentos.

Usar softwares que integram as duas áreas

Uma ferramenta de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), é um dos recursos mais importantes na implementação do vendarketing. Além de conter informações valiosas para a inteligência comercial, esse recurso disponibiliza todo o contato do cliente com a empresa. Ainda é possível sinalizar quando o lead está qualificado para as vendas, fazendo o encaminhamento automático do contato.

Praticar o vendarketing é uma forma de garantir equipes mais produtivas e orientadas para bater a meta da empresa. Além da integração do Marketing e vendas, essa estratégia otimiza todo o atendimento ao cliente. Lembre-se de documentar os acordos para reduzir o ruído da comunicação entre as duas equipes e dê feedbacks contínuos.

Se você gostou deste texto e está sempre buscando métodos e dicas para otimizar a relação da sua marca com a audiência, siga a Hi Platform nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi