Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Transformação digital no Marketing: prepare-se para as mudanças

Veja como a tecnologia pode impactar positivamente suas estratégias de Marketing.

Transformação digital no Marketing: prepare-se para as mudanças

 

A transformação digital é o processo de implementar tecnologias em processos que antes eram executados de forma manual. Graças à internet, as empresas puderam deixar várias operações mais rápidas, precisas e escaláveis.

Da mesma forma, a transformação digital no Marketing contribui com diversas ferramentas para tornar os processos mais enxutos e acertados. Nessa área, a transição é necessária principalmente para atender o novo perfil do consumidor: mais conectado, imediatista e consciente.

Veja, a seguir, o impacto da transformação digital no Marketing, quais são as principais inovações e como se preparar para essa mudança. Boa leitura!

Quais são as vantagens da transformação digital no Marketing?

Recursos digitais modificam constantemente a forma como nos relacionamos, como interagimos com o mundo e até mesmo como consumimos. O Marketing digital mostrou que essa tendência não se resume a um canal a mais ou a um suporte para a comunicação; ela se transformou na principal estratégia para atrair novos leads e convertê-los em clientes.

Os recursos dessa transformação contribuem para:

  • entender quem é seu público e criar personas de forma rápida e dinâmica;
  • personalizar o atendimento de acordo com o perfil de cada usuário;
  • ter canais de contato 24/7 — utilizando chatbots no atendimento, por exemplo;
  • oferecer atendimentos que garantem a satisfação do cliente;
  • gerar experiências ricas para o usuário e agregar valor para a marca;
  • acompanhar métricas relevantes (os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho);
  • ter insights relevantes por meio de análise de dados.

Quais são as principais mudanças decorrentes dessa transformação?

Assim como seu cliente potencial se transformou, adotando novos hábitos e comportamentos, o planejamento de Marketing, as estratégias e as ferramentas utilizadas pelo profissional dessa área também sofreram mudanças e foram aprimoradas, possibilitando mais do que uma simples migração das ações offline para o universo digital.

Abaixo estão as principais tendências que estão revolucionando a arte de atrair e se relacionar com os consumidores.

Automação

Das ferramentas de e-mail Marketing até a análise de dados, a automatização de processos não só agiliza a rotina de Marketing como também permite trabalhar com um volume muito maior de informações e personalizar as entregas. Dessa forma, é possível enriquecer a experiência do usuário, oferecer conteúdos relevantes e identificar o momento adequado para fazer contato.

Big Data

Big Data pode ser definido com um alto volume de dados que podem ser analisados, interpretados e transformados em informações capazes de gerar insights relevantes para qualquer negócio.

Uma das principais tendências de mercado, o Big Data colabora para:

  • entender o comportamento do consumidor;
  • identificar falhas;
  • aproveitar oportunidades;
  • tomar decisões.

Marketing baseado em contas

O Marketing B2B também se beneficiou com a transformação digital. Com a estratégia Account-Based Marketing (ABM), a empresa desenha o perfil de conta ideal e vai até as companhias que preenchem as características predefinidas. Afinal, melhor do que ter um alto número de leads é ter leads qualificados, não é mesmo?

Aplicativos móveis

Adotar os conceitos mobile first (desenvolvimento de projetos com foco em dispositivos móveis) e mobile friendly (otimização do layout para dispositivos móveis) não influencia apenas o ranqueamento de páginas.

Cada vez mais os usuários acessam a internet a partir dos smartphones, inclusive para a realização de cadastros e compras. Os aplicativos móveis são ideais para essas funções, além de serem uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com o cliente.

Inteligência Artificial

E falando em relacionamento com o cliente, outra inovação que a transformação digital trouxe para o Marketing foi a possibilidade de realizar atendimentos por meio de chatbots, por exemplo. Ao usar a Inteligência Artificial, o profissional conta com robôs que entendem a linguagem humana e aprendem com novas situações.

Como se preparar para essas mudanças?

Veja, a seguir, algumas dicas para se preparar e adequar suas técnicas às mudanças geradas pela transformação digital.

Invista na capacitação da equipe

Ao mesmo tempo em que as inovações acontecem, novas habilidades são exigidas. Portanto, você e todo o time de Marketing precisam estar inseridos em uma cultura de constante requalificação.

A capacitação é fundamental para saber como desenvolver soluções eficientes e criativas com os novos recursos e estratégias disponíveis — tanto para ser capaz de levar sua marca aos canais em que a sua persona se encontra, como para se destacar da concorrência.

Promova uma nova mentalidade

A transformação digital requer uma nova cultura da empresa, e você pode contribuir para uma transição eficiente e que transmita segurança para os colaboradores.

Incentive os envolvidos a ficarem preparados para mudanças. Por exemplo, há uma década, um funcionário que passasse o expediente na internet poderia ser visto como improdutivo; hoje, ela é um meio fundamental para contatar prospects e clientes.

Entenda o propósito das novas estratégias

A tendência das estratégias de Marketing é focar no usuário. A utilização de técnicas como o Inbound Marketing — que entrega conteúdos relevantes para o público certo e no momento em que ele precisa — demonstram isso.

Outra estratégia alinhada com essa tendência é o atendimento omnichannel, que integra todos os canais para oferecer um atendimento mais personalizado e satisfatório para o cliente.

Implemente processos ágeis

Invista em metodologias de gestão de tarefas, projetos e do trabalho de forma geral. O Agile Marketing, por exemplo, ajuda a otimizar a rotina da equipe e contribui para que os processos sejam mais organizados e as entregas sejam realizadas com mais qualidade.

Acompanhe as tendências

Você provavelmente encontrará soluções inovadoras a cada nova pesquisa que fizer sobre recursos digitais. É fato que nem toda plataforma que surge tem o potencial de se transformar no novo Facebook; e também é verdade que nem todas as técnicas vão funcionar para o seu negócio.

De qualquer maneira, mantenha-se sempre atualizado e invista nas alternativas capazes de atender as necessidades da sua empresa.

Como você viu, estar preparado para as mudanças promovidas pela transformação digital no Marketing é fundamental para o sucesso do seu negócio. Fique atento às tendências do mercado para aproveitar as melhores novidades, se destacar da concorrência e conseguir o melhor desempenho para as suas campanhas.

Se você gostou deste texto e quer aproveitar as possibilidades que as novas tecnologias oferecem, veja o nosso artigo sobre como desenvolver a sua capacidade analítica!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi