Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Transformação digital em época de pandemia: o seu negócio é tão afetado quanto os seus clientes?

Transformação digital em época de pandemia: o seu negócio é tão afetado quanto os seus clientes?

Aí em pleno 2020 vivemos a terceira guerra mundial e ela é invisível. A sociedade de uma hora para outra teve que se recolher e reinventar a forma de viver e se relacionar socialmente. Desta forma, empresas de software, indústria, restaurantes, varejo e tantos outros ramos econômicos se veem em um labirinto.

Embora momentos de crise sejam vividos com angústia, há uma série de ensinamentos positivos que podemos absorver. Há poucos meses eu comentava com meus familiares sobre possibilidade do trabalho remoto e quanto ele me dava mais rendimento nas atividades. Minha família me perguntou: mas é possível trabalhar em casa? Isso foi simples, pois já estava inserido em meu mindset.

Em minha rotina, as ferramentas de trabalho já se encontram em cloud, exemplo: para conversar com os departamentos utilizo Slack, Google chat, Hangouts para reuniões com clientes, Zoom para conversar com o time da empresa e Docusign para assinatura de documentos. Também não posso deixar citar o WhatsApp e o Spotify em momentos de concentração ou para ouvir podcasts.

Isso me fez pensar que o caos traz a oportunidade e faz as pessoas saírem da famosa zona de conforto. Diversos modelos de negócios surgiram em 2008, por exemplo. Passamos por uma recessão e alí surgiram empresas que modificaram a forma do mundo atuar como Airbnb, Uber, Spotify, Peixe Urbano, Slack e muitas e outras.

Um estudo do Sebrae Nacional de 2013 mostrou que 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completar dois anos de existência, número que pode chegar a 50% em seus quatro primeiros anos. Porém, com um mindset positivo, isso não será um obstáculo insuperável, pelo contrário

Como se manter relevante?

A maneira de se comunicar mudou a forma de vender. A vendas ficaram mais consultivas e digitais. O omnichannel se tornou necessário e o Customer experience está mais vivo do que nunca em todos os setores. A era da experiência chegou.

Para se manter vivo e competitivo basta pensar: onde seu cliente está hoje? Sempre acreditei que transformação digital está mais ligada a cultura do que tecnologia. Mais do que nunca, a procura diária pelo serviço de atendimento digital é motivo de falta de espaço em minha agenda.

Converso diariamente com diversas empresas de pequenos a grandes portes. e o problema é sempre o  mesmo, não se prepararam para a transformação digital em pleno 2020, ou seja, o vírus é a ponta do iceberg. Em poucas semanas, o ministro da saúde coloca a telemedicina como modelo fundamental de assistência à saúde, as Lives no Instagram pipocam a todo momento (temos até solução para exercícios físicos com professores sem precisar sair de casa), webinars para a solução das universidades, escolas de ensino médio e cursos técnicos, sem falar dos deliverys e e-commerces que garante o produtos sem sair de casa.

Termino esse texto de madrugada porque estou preocupado com você. E Pergunto:
Sua empresa está competitiva de forma digital em um nova era remota?
O seu negócio é tão afetado quanto os seus clientes?

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi