Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Sua empresa está preparada para a Black Friday?

Dia 23 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday no Brasil. E sua empresa, está preparada para uma das temporadas de vendas mais conhecidas do mundo?

Sua empresa está preparada para a Black Friday?

 

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e aterrissou nas terras brasileiras em 2010, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional. Com poucas empresas participando, o Brasil teve um começo tímido, porém, foi ganhando mais notoriedade ao longo dos anos. Atualmente, milhares de empresas participam da Black Friday, considerado um dos períodos de vendas mais significativos para o comércio brasileiro.

No início, era apenas um dia destinado à data. Hoje, esse cenário mudou e algumas marcas fazem um dia, uma semana ou até o mês de novembro inteiro dedicado à Black Friday.

Pensando neste período e na importância que ele tem para as empresas nacionais, desenvolvemos este post com 4 dicas essenciais para que sua empresa esteja não apenas preparada, como também gere lucro nesta temporada de vendas. Boa leitura!

1. Prepare a infraestrutura

Ano após ano a história se repete: marcas fazendo um investimento intenso em mídia, atraindo potenciais clientes para conferir as ofertas disponíveis, mas deixando em segundo plano a experiência do cliente. Errado!

É fundamental prever o volume de visitantes que o seu e-commerce ou loja física espera receber na Black Friday, para que a preparação seja efetiva e não aconteçam imprevistos de última hora.

Lembre-se de que tanto antes quanto depois do evento, a tendência é que a movimentação no seu canal de vendas aumente bastante. Com base nessa estimativa, tenha um plano traçado e deixe tudo preparado, de forma que o cliente tenha uma excelente experiência com a sua empresa. Afinal, de nada adianta ter vários clientes interessados nas ofertas se a experiência deixa à desejar, não é?

Se prepare para eventuais falhas de infraestrutura e caso aconteçam, tenha um plano em mente para solucioná-las rapidamente. Com uma infraestrutura eficiente e esquematizada, sua empresa vai se garantir na hora das vendas!

2. Organize o estoque

Uma situação “clássica” da Black Friday é aquela em que o consumidor é impactado por uma oferta e ao chegar no site à procura daquele produto, ele já estar esgotado. Logo no início da jornada, o cliente vai ter uma experiência negativa. Nada bom.

A boa notícia é que a empresa pode impedir que esse tipo de situação aconteça ao organizar e planejar o estoque. Isso pode ser feito através de dados de vendas dos anos anteriores ou com os dados acumulados durante o ano.

3. Esquematize as faixas de desconto e as categorias dos produtos

Após ter preparado a infraestrutura e organizado o estoque, chegou a hora de pensar nas faixas de desconto que a marca vai ofertar e nas categorias dos produtos disponíveis para esse período.

Já sabemos que produtos eletrônicos (normalmente) ganham mais desconto do que peças de vestuário, por exemplo. Por isso, é importante entender a margem de lucro sobre cada categoria de produtos e aplicar descontos que estejam dentro da realidade de cada grupo.

Lembrando que quanto maior for o desconto ofertado, maior será a visibilidade do produto.

4. Estruturar e alinhar a equipe de atendimento ao cliente

Chegou um dos momentos cruciais do período que antecede a Black Friday: estruturar e alinhar a equipe de atendimento.

Diversos consumidores têm sua primeira experiência de compra durante esse período e não dominam os processos. Dessa forma, é fundamental ter uma equipe de suporte à disposição para sanar as dúvidas e auxiliar os clientes.

Além disso, mantenha visível no site dados como o horário de atendimento, as políticas de troca, envio e devolução dos produtos, assim como as formas de pagamento disponíveis. Com essas informações visíveis, com certeza haverá uma redução na quantidade de chamados abertos para resolver dúvidas frequentes.

O atendimento automatizado também é uma excelente opção para períodos com um volume intenso de chamados. Que tal testar gratuitamente a solução de atendimento que a Hi Platform oferece? Clique aqui e teste o HiBot.

Durante a Black Friday, as empresas que mapearam possíveis falhas ou imprevistos de infraestrutura, organizaram o estoque, esquematizaram as faixas de descontos e categorias e estruturaram a equipe de atendimento, vão estar à frente.

E aí, sua marca está preparada para mais uma edição da Black Friday? Leia o nosso Guia do Atendimento ao Cliente e entenda mais sobre o assunto!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi