Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Saiba quais são as 11 utilidades de maior destaque dos chatbots

Uma pesquisa apontou quais são as funcionalidades do chatbot preferidas do público. Veja o resultado!

Saiba quais são as 11 utilidades de maior destaque dos chatbots

 

Não é novidade que os chatbots estão dominando cada vez mais a área de atendimento ao cliente. Pensando nisso, as equipes do blog Drift, SurveyMonkey Audience e Salesforce se reuniram e criaram um relatório baseado numa pesquisa sobre a utilização dos chatbots em 2018. A equipe responsável pela pesquisa, fez uma breve descrição de como os chatbots funcionam e dos tipos de tarefas que eles executam para as marcas e empresas que já usam a ferramenta.

Após a breve descrição, a pergunta feita aos participantes da pesquisa foi bem simples: “para quê você usaria o chatbot?”.

Confira abaixo as principais utilidades dos chatbots apontados nessa pesquisa. Boa leitura!

infografico_chatbot

1. Diante de uma crise ou emergência, o chatbot responde rapidamente.

Imagine a seguinte situação: em uma tarde de sábado, um cliente extremamente aborrecido com uma situação envolvendo uma empresa, recorre às redes sociais para fazer comentários negativos a respeito daquela marca, porque foi ignorado em todos os canais de atendimento. Esses comentários negativos e reclamações só chegarão ao conhecimento da equipe de atendimento na segunda-feira pela manhã.

Nesse período sem atendimento, os comentários já viralizaram e uma quantidade significativa de potenciais clientes já foram impactados de forma desfavorável. Nada bom, né? Com um chatbot, o cliente aborrecido seria atendido imediatamente e os comentários odiosos nem chegariam às redes. Essa foi a utilidade preferida de 37% dos participantes da pesquisa.

2. Ele resolve problemas e reclamações.

De acordo com a pesquisa, 35% dos participantes apontaram que uma das maiores utilidades do chatbot é que ele soluciona problemas e reclamações. Muitos desses problemas são resolvidos, retidos e nem mesmo chegam até o atendente humano, otimizando o precioso tempo desse profissional.

3. Com um chatbot, os clientes têm respostas e explicações detalhadas.

Muitas vezes, os profissionais de atendimento de uma organização estão sobrecarregados e não dão a devida atenção ao cliente, ao responder de forma vaga e superficial. Nesse cenário, 35% das pessoas alegam que a maior utilidade do chatbot é responder o cliente com explicações detalhadas, para que as questões sejam efetivamente solucionadas.    

4. Caso o chatbot não resolva a questão, ele encontrará um atendente capacitado.

O chatbot retém vários atendimentos, resolvendo-os antes que cheguem à equipe de atendentes. Mas, os casos mais complexos e que exigem mais cautela, são repassados a um atendente humano capaz de solucionar a questão. As pessoas que consideram essa funcionalidade, uma das melhores do chatbot, somam 34% na pesquisa.

5. Fazer reservas, em restaurantes ou hotéis, por exemplo.

Através de integrações com diversos aplicativos, os estabelecimentos gastronômicos, hoteleiros e de outros segmentos que utilizam o sistema de reservas, podem usufruir do chatbot para fazer reservas de forma prática e simples, sem a necessidade de uma pessoa. Do total, 33% das pessoas apontam essa utilidade como uma das mais vantajosas.

6. Pagar contas.

Além de fazer reservas em estabelecimentos de vários segmentos, o chatbot também consegue pagar contas através das integrações, garantindo praticidade para o cliente e para a empresa. Dos participantes, 29% declararam que esse é o maior benefício do chatbot. 

7. Auxiliar na compra de itens básicos.

Caso o cliente esteja com dificuldade de fechar o carrinho e efetivar uma compra no site, por exemplo, o chatbot acompanhará o consumidor e dará todo o auxílio necessário para que ele efetive a compra de um item básico. Dessa utilidade, 27% das pessoas consideram-na como sendo a mais satisfatória do chatbot.

8. O cliente recebe ideias e inspirações para outras compras.

Imagine um cliente, dentro de um site, realizando uma compra mensal (ração para os pets, por exemplo). O chatbot vai indicar outros produtos relacionados à compra rotineira que o cliente faz, vai dar ideias e inspirar a aquisição de outros produtos relacionados ao perfil de compra daquele consumidor. Essa é apontada como a maior utilidade por 22% dos participantes.  

9. Adicionar o cliente em uma lista de e-mails ou de novos serviços.

Também através da integração, com o chatbot é possível adicionar o cliente em uma lista de e-mails de interesse dele. Se o cliente gosta de receber dicas, ofertas ou conteúdos específicos, o chatbot vai adicionar ele nas listas mais relevantes de acordo com seus interesses. Essa utilidade representa 22% de preferência.

10. Consegue se comunicar com várias ferramentas através da integração.

De todos os participantes da pesquisa, 18% alegam que a possibilidade de integrar o chatbot com outras ferramentas, como e-mail, FAQ’s, tickets, entre outras, é um dos benefícios mais notáveis.

11. Auxiliar na compra de itens caros.

Assim como o chatbot oferece ideias para as pequenas compras do cliente, ele também possui o mesmo papel ao acompanhar o consumidor na compra de um item mais caro. Essa utilidade ocupa um espaço de 13% na pesquisa.

Nenhuma das questões.

Do total, 14% não considerou as utilidades citadas.

Agora que você já conhece as principais utilidades e vantagens do chatbot para as empresas, faça um teste gratuito do HiBot e surpreenda-se com todas as funcionalidades. Clique aqui e faça o teste agora mesmo!

Fonte da pesquisa.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi