Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Saiba o que é UX e veja por que implantá-la na sua empresa

Conheça todas as vantagens que podem ser proporcionadas quando nos atentamos a esse aspecto

Saiba o que é UX e veja por que implantá-la na sua empresa

Hoje, as empresas não se preocupam só com a funcionalidade do produto vendido. Afinal, quando consumimos algo — seja virtualmente ou não — há vários fatores que interferem em nossa experiência. É nesse contexto que o termo UX vem sendo cada vez mais utilizado pelas equipes, no momento em que se pensa nas características do produto no mercado.

Mas, afinal, o que é UX?

Esse é um termo que se tornou muito popular no mercado atual. É utilizado principalmente por empresas que trabalham ou têm intenção de trabalhar com produtos digitais, ou que modernizaram alguma parte de seu processo por meio de sites ou aplicativos, por exemplo.

Então, para entender esse conceito e a sua importância para as empresas, continue lendo este texto!

O que é UX?

UX significa “User Experience”, ou seja, Experiência do Usuário. Representa, assim, a percepção que o seu produto causa nos consumidores, a relação que o consumidor tem com a marca, ou serviço, ou produto adquirido.

Vamos supor que, para comprar uma televisão, você pesquisou suas funcionalidades e considerou as necessidades que ela atenderia. Mas, além de se sentir muito bem pela compra da nova TV, você ainda percebe que os botões do controle são macios, e que ao acessar suas configurações você não teve dificuldades.

Além disso, ela ainda possui um designer prático e objetivo, e um sistema rápido e bem eficaz. Bom, todas essas características fizeram com que a sua experiência com a nova TV fosse positiva, não é mesmo? Pois isso é o que chamamos de UX.

Hoje, muitas equipes trabalham tendo como foco a experiência do usuário, equilibrando percepções e sensações que podem ser deixadas pelo produto, aspectos práticos e funcionais, juntamente à busca por maior adesão do público ao produto.

O que se torna cada vez mais importante é a satisfação dos usuários no momento em que utilizam um produto ou serviço, ou mesmo quando acessam um meio digital. É por isso, inclusive, que o UX é um termo muito amplo.

Ele não diz respeito apenas à experiência ligada a produtos digitais — por mais que tenha se tornado mais popular nesse meio —, mas está presente em todas as coisas que utilizamos no nosso dia a dia (televisão, celular, carro, moto, um site, um aplicativo ou um objeto qualquer).

Além disso, devemos lembrar que a percepção do usuário sobre o seu produto ou serviço oferecido — ou seja, o UX — nem sempre representa uma experiência positiva.

Nesse ponto, devemos estar atentos, pois experiências negativas com o produto podem associar a sua marca a percepções ruins e indesejáveis pelos consumidores, fazendo com que as pessoas procurem outras marcas no mercado.

O UX, portanto, tem a ver até com a fidelização e maior adesão de clientes à sua empresa. Afinal, se a percepção que o seu produto deixa nos consumidores é positiva, isso possibilita que a interação com seu produto torne a experiência melhor e sua marca ficará associada a sentimentos agradáveis.

Logo, quando o assunto é experiência de usuário, para se ter sucesso é necessário não apenas focar na funcionalidade, mas, além disso, fazer testes e análises sobre como o produto funciona em interação com o consumidor. A interface do produto, o modo como o cliente pode operá-lo, as suas funções e a estética são pontos que devem ser pensados quando falamos em UX.

Por que o UX é importante para a sua empresa?

O próprio conceito nos ajuda a entender esse ponto: se é preciso investir na melhor experiência do cliente com o seu produto, quanto mais pessoas se sentirem satisfeitas, mais sua marca será divulgada.

Um produto que proporciona ao usuário uma boa experiência interativa é aquele que teve cada aspecto da sua produção voltada para o consumidor. Isso faz com que ele seja pensado não apenas para vender as suas funções, mas para tornar a experiência de usá-lo mais atrativa aos seus clientes.

Assim, além de ser mais divulgada entre os consumidores, sua marca impactará as pessoas por suas características específicas, dando aos usuários a sensação de que há algo que só aquele produto pode oferecer. Por isso, investir em UX pode tornar sua marca ainda mais valorizada no mercado.

Quais são os principais benefícios de usar o UX na empresa?

1. Garante um bom retorno para a empresa

Se a sua empresa trabalha envolvida no objetivo de entregar a melhor experiência ao seu cliente, é necessário que o trabalho de diferentes setores seja integrado. Isso faz com que as equipes se comuniquem mais, trazendo resultados mais rápidos e com menor custo — o que representa, diretamente, um bom retorno para o seu negócio.

2. Reduz experiências negativas dos usuários

Ao ter como foco uma experiência positiva do consumidor, você tomará medidas que garantam que a interação com seu produto seja agradável, que ele transmita bons sentimentos. Consequentemente, isso será associado à sua marca ou ao serviço prestado.

3. Faz com que a sua marca atinja um maior número de clientes

Como já comentamos, se os seus clientes têm uma boa impressão ao usar o produto, eles vão indicá-lo para os seus familiares, amigos e conhecidos sempre que tiverem a oportunidade.

Dessa forma, você pode ampliar seu número de clientes, fazendo com que o seu produto alcance um número cada vez maior de pessoas — sem gastar mais por isso.

4. Possibilita a retenção do consumidor

Já que mencionamos os aspectos acima, este ponto se torna uma consequência de todos eles: uma boa experiência de usuário faz com que o consumidor se conecte à sua marca, porque terá garantias de uma boa experiência sempre que optar por ela.

5. Reduz os custos

Em meio a tantas vantagens, o UX ainda é uma maneira de reduzir os custos da sua empresa. Quando o seu produto alcança mais clientes por meio de uma boa experiência do usuário, como dissemos, você está economizando em marketing, por exemplo.

Além disso, se sua empresa oferece um serviço digital de fácil acesso, isso possibilitará que você atinja mais clientes interessados em utilizar o serviço apenas por terem a preferência por serviços digitais.

Isso é muito comum em bancos que investem em aplicativos, por exemplo. Muitas pessoas, ao preferirem realizar suas transações de forma digital, acabam migrando para o banco que melhor as atende dessa forma.

Assim, além de conseguir mais clientes, o banco ainda reduz gastos que seriam atribuídos a atendimentos, para um modo de atendimento automatizado.

Conclusão

Enfim, podemos afirmar que, seja qual for a situação, o contexto da sua empresa e dos produtos oferecidos, o UX trará benefícios para a sua marca. Ao pensar na experiência que o usuário terá com seu produto, você investe em retornos positivos para sua empresa!

Então, gostou do post? Ele te ajudou a entender melhor o que é UX e qual é a importância de aplicá-lo na sua empresa? Sobrou alguma dúvida? Deixe-nos o seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!

Publicado em 23 de fevereiro de 2018

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi