Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Motive sua equipe e aumente sua produtividade

Separamos as principais dicas para você ter sucesso nessa tarefa!

Motive sua equipe e aumente sua produtividade

 

Produtividade e motivação andam tão próximas em ambientes corporativos que quase são vistas como sinônimos nesse contexto. Afinal, como ter entregas de mais qualidade e com maior eficiência sem se sentir estimulado para completar as tarefas? Muitos fatores podem influenciar a performance de um colaborador, por isso é muito importante descobrir como motivar sua equipe.

Conseguir mensurar a produtividade do seu time aponta possíveis falhas e destaca oportunidades, estando também diretamente ligada ao faturamento da empresa. Confira neste post como é importante motivar seu setor e as vantagens de trabalhar com uma equipe entusiasmada. Veja também algumas dicas para estimular os colaboradores, melhorando o engajamento e aumentando a produtividade!

A relevância da motivação em empresas

Estar motivado a executar uma tarefa significa estar disposto, com força de vontade. Quando temos funcionários trabalhando assim, percebemos o interesse nos processos da empresa e em melhorar a performance. Talvez você ofereça salários compatíveis, benefícios e um bom plano de carreira e, mesmo assim, perceba uma alta rotatividade dos colaboradores. Isso pode ser indício de uma equipe desmotivada.

Para que a rotina de trabalho alcance sua excelência, funcionando de maneira harmônica, é necessário contar com algumas competências como o engajamento dos colaboradores, a capacidade de lidar e solucionar conflitos, além de prever crises e gerenciá-las. Por isso a motivação é tão importante no ambiente corporativo: ela contribui para que o seu negócio alcance esse estado de produção.

Os benefícios de manter o time motivado

Conseguir uma equipe entusiasmada com o dia a dia da empresa é mais que um indicador de qualidade — é um fator que aponta para o bom funcionamento das tarefas e a possibilidade de trabalhar em um processo de melhoria contínua. Alguns pontos se destacam quando uma equipe atua com motivação, como:

  • funcionários mais criativos, com liberdade para propor inovações;
  • ambiente propenso à colaboração, onde a troca de informações importantes para a empresa é feita naturalmente, além do compartilhamento de hacks e dicas;
  • senso de responsabilidade e comprometimento da equipe para além do cumprimento de horários, com a realização dos projetos e conquista de resultados;
  • iniciativa dos funcionários ao perceber uma situação de risco para a empresa ou oportunidade a ser aproveitada;
  • aumento da produtividade, com a melhoria em quantidade e qualidade na entrega do trabalho.

As melhores formas de motivar sua equipe

Se você leu até aqui, então deve estar interessado em saber de que forma é possível gerar engajamento do time, impulsionando todos a alcançar melhores resultados. Lembre-se de que você também faz parte da sua equipe e acompanhe essa transição. Veja abaixo algumas dicas para que você possa promover a motivação dos seus colaboradores:

Criar metas

Às vezes o time está propenso a colaborar e tem interesse em conquistar o melhor retorno possível para o projeto no qual está inserido. Contudo, será que todos sabem para onde estão indo? Defina o propósito e deixe claro para que todos possam se nortear. Estabeleça uma meta realista e o prazo para alcançar o objetivo proposto.

Gerenciar os processos

Com a difusão das metodologias ágeis — da área de TI (tecnologia da informação) — para a realização de tarefas de uma forma geral, as empresas conquistaram um novo formato para assegurar o cumprimento das atividades. Melhore os processos da sua empresa, automatizando o que for possível e priorizando as relações humanas envolvidas nos procedimentos.

Delegar responsabilidades

Saber entregar uma tarefa não é algo simples para um líder executar, afinal, é ele quem arca com as consequências negativas que podem acontecer. Para gerenciar esse processo, primeiro entenda o que precisa ser feito e quais colaboradores têm melhor aptidão. Estabeleça os prazos para entrega e acompanhe a execução do trabalho, se disponibilizando a ajudar quando necessário.

Implementar ferramentas

Hoje existem muitos softwares e aplicativos que ajudam no desenvolvimento das funções. Seja para a integração das informações ou para a organização da rotina. Pergunte aos seus funcionários, pesquise a concorrência e descubra quais são as soluções que precisam ser implementadas para otimizar o trabalho. Toda vez que você contar com alguma novidade, capacite todos os membros para fazerem uso dela.

Fazer reuniões periódicas

Divida o trabalho em blocos que possam ser realizados em períodos mais curtos. Conduza reuniões semanais e, se possível, se atualize diariamente. Saiba com antecedência o que você falará e seja o mais sucinto possível. Reuniões feitas de pé costumam ser mais dinâmicas e não quebram o fluxo de trabalho da empresa.

Praticar a escuta ativa

Quando algo preocupa os membros da sua equipe ou acontece um erro, a quem eles devem reportar? Sempre que algum dos seus colaboradores procurar por você demonstre interesse em ouvir e, quando possível, converse. Mantenha a atenção no que ele está informando e, em caso de dúvidas, pergunte. Ao final da conversa, dê um feedback do que você entendeu.

Promover um ambiente de trabalho adequado

É muito importante ter um ambiente organizado e funcional, onde as pessoas sabem onde estão as ferramentas e documentos que precisam para trabalhar. Porém, existem outros fatores que compõem o ambiente e vão além do espaço físico, como:

  • incentivar o respeito entre os colaboradores;
  • reconhecer o esforço de cada funcionário;
  • promover estabilidade e segurança;
  • compartilhar as vitórias, inspirando um senso de comunidade.

Usar um espaço para descanso

Grandes blocos de trabalho são contraproducentes e diminuem a capacidade de concentração dos funcionários. Promova curtos intervalos de descanso a cada hora e teste um espaço dentro da empresa reservado para o descanso dos colaboradores.

Incentivar atividades físicas

A ginástica laboral não surgiu apenas para promover a qualidade de vida dos funcionários, como também para melhorar a produtividade. Colocar o corpo em movimento estimula o funcionamento do cérebro, aumentando a memória e otimizando a capacidade de concentração.

Percebeu como motivar sua equipe é um processo feito com pequenos hábitos? Um obstáculo comum é a falta de objetivos claros e transparentes, aliada a uma rotina burocrática e desatualizada. Faça reuniões dinâmicas, escutando as sugestões e incentivando a colaboração. Promovendo o engajamento e a motivação dos colaboradores você conquista mais produtividade, otimizando o custo de cada colaborador.

Se você gostou deste artigo sobre como motivar sua equipe e também deseja otimizar o relacionamento da sua marca com a audiência, entre em contato com a gente e saiba mais sobre como engajar, aproximar e melhorar a conexão com os clientes.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi