Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

A evolução para o SAC 4.0: por que sua empresa deveria aderir?

Entenda por que um atendimento humanizado e personalizado pode fazer a diferença para o seu negócio.

A evolução para o SAC 4.0: por que sua empresa deveria aderir?

 

Uma empresa de sucesso, muito além de oferecer produtos e serviços de qualidade, consegue estabelecer uma efetiva comunicação com seus atuais e futuros clientes. Por isso, surgem a todo momento novas tendências que vêm transformando o universo corporativo.

Isso acontece devido a fatores como a grande concorrência e as mudanças no comportamento do consumidor. Muito mais ativo e bem-informado, ele exige que as marcas estabeleçam relações mais próximas e eficientes.

Nesse contexto, surge o SAC 4.0, que evidencia a necessidade de humanizar o atendimento e contribuir para que os clientes tenham a melhor experiência em sua jornada de compra. Neste texto, vamos explicar como surge o SAC 4.0 e como ele pode influenciar no crescimento do seu negócio. Acompanhe!

Quem é o consumidor 4.0

No mundo digital, as informações são compartilhadas em uma velocidade muito rápida. Dessa forma, os clientes passaram a se aprofundar em relação a todo processo de aquisição de um produto ou serviço. Muito mais do que pesquisar o preço ou a qualidade de uma mercadoria, as pessoas têm privilegiado as experiências que vivenciam com as marcas.

Assim, a interação com o consumidor extrapola as relações estabelecidas no ponto de venda e parte para as inúmeras possibilidades do universo online. Ao mesmo tempo, as empresas são obrigadas a se reinventarem para estabelecer um vínculo mais estreito e humanizado. Isso significa que a comunicação está em um nível horizontal, cujas partes envolvidas têm um grande poder de voz.

Essa situação retrata o consumidor 4.0, que passa pela ideia da teoria do Marketing 4.0. De acordo com o maior especialista da área, o americano Philip Kotler, o conceito tem o objetivo de orientar e direcionar o cliente em todo o caminho da relação de consumo. O conceito desse pensamento é o de que os compradores sejam acolhidos desde o primeiro momento em que têm contato com a empresa, até o pós-venda.

Vale lembrar que os consumidores de hoje não são tão influenciáveis como eram no passado. De certa maneira, eles instigam e ditam as normas do mercado atual. Não por acaso, qualquer produto é sempre avaliado nas redes sociais, e isso faz com que as opiniões sejam, muitas vezes, mais importantes do que uma propaganda bem-feita.

Dessa maneira, é cada vez mais importante que as empresas trabalhem para que os seus potenciais compradores fiquem o mais à vontade possível. Afinal, o consumidor 4.0 é muito mais rigoroso e, realmente, dá as cartas do jogo.

A importância do SAC 4.0

Hoje, as empresas precisam estar preparadas para responder a sugestões, comentários e reclamações. Essa é, inclusive, uma das chaves para o sucesso do SAC 4.0. Em hipótese alguma, a marca deve apenas interagir com as pessoas que fazem elogios. Muito além disso, é essencial adotar uma nova postura e estabelecer uma comunicação criativa, educada e bem-humorada em situações boas ou ruins.

Essa estratégia exige o desenvolvimento de novas habilidades e a adoção de ferramentas de Marketing Digital, como o atendimento omnichannel, o Marketing de Conteúdo, o CRM e muito mais. É fundamental que os profissionais estejam preparados e orientados para lidar com as pessoas ao longo de suas jornadas de compra.

Por outro lado, devemos nos lembrar que os consumidores querem realmente dialogar com as marcas e, por isso, é necessário privilegiar uma comunicação totalmente personalizada.

Como ter um SAC 4.0

Para construir esse caminho, é essencial promover experiências memoráveis para os clientes. Assim, oferecer atendimentos totalmente alinhados às tendências do universo 4.0 é, também, entregar muito mais performance e qualidade. Logo abaixo, separamos algumas dicas para você se adaptar ao SAC 4.0. Veja!

Adapte-se ao mundo digital

Os consumidores estão conectados o tempo e inteiro e esperam encontrar sua marca em diversos canais. Portanto, aproveite essa situação para explorar o máximo das possibilidades digitais e seja multicanal — ofereça uma experiência aos clientes por meio de diversos canais, mas tome o cuidado de integrá-los.

Tenha rapidez e entregue comodidade

Essas são palavras de ordem no dia a dia de uma empresa moderna e de sucesso. O atendimento 4.0 tem que ser fácil, rápido e resolver problemas. Por isso, é essencial desenvolver uma automação no atendimento e incluir ferramentas úteis, como chatbots e assistentes virtuais.

Personalize os atendimentos

Os sistemas para atender aos consumidores também são muito importantes para coletar informações do perfil, necessidades, motivações e preferências. Portanto, personalize a experiência de consumo. Dessa forma, você terá dados preciosos para promover interações inovadores e surpreendentes.

Treine sua equipe

Uma outra dica fundamental é treinar toda equipe de forma que ela esteja totalmente preparada para lidar com qualquer tipo de demanda. Por mais que haja uma forte presença da tecnologia, o fator humano nunca deve ser esquecido.

Os meios digitais, na verdade, contribuem para que o atendimento da equipe esteja totalmente focado em amenizar possíveis situações de estresse e dar o toque pessoal que os consumidores atuais exigem.

Hi Platform no SAC 4.0

Hi Platform é uma empresa que tem o compromisso de aproximar as marcas das suas audiências. Com o auxílio de diversas ferramentas, é possível estabelecer relacionamentos saudáveis, gerando engajamento e aproximando as pessoas.

Dessa maneira, ela oferece para seus clientes um sistema de atendimento e um Marketing automatizado, que são convenientes para, por exemplo, registrar todos os contatos feitos por um mesmo cliente em várias plataformas.

Essa automatização conta com poderosas tecnologias de Inteligência Artificial que asseguram a eficiência dos processos. Além de estar totalmente alinhada à dinâmica do SAC 4.0, ela também valoriza o tempo do consumidor, tornando o serviço mais ágil e eficiente. Assim, as empresas deixam os clientes cada vez mais satisfeitos.

Se você e sua marca estão conectados e bem-informados acerca dessas mudanças no mundo dos negócios, certamente, sabem da importância de automatizar processos e se adaptar ao SAC 4.0.

E aí, gostou do artigo? Que tal desenvolver e aprofundar um pouco mais sua capacidade analítica para atender aos consumidores 4.0 com ainda mais eficiência? Clique aqui.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi