Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Relacionamento: integrar é o desafio para 2017

Relacionamento: integrar é o desafio para 2017

No ano passado o relacionamento consolidou-se e foi se mostrando cada vez mais importante para a realização de bons negócios. Assim, 2017 deve seguir reforçando o conceito e a prática, já que o relacionamento é a base da construção do caminho para a fidelização da marca. Portanto, aprimorar as estratégias do marketing de relacionamento será talvez o principal ponto do seu negócio. E o maior desafio será a integração.

Um estudo recente do Gartner Group aponta que os investimentos no mercado de plataformas de relacionamento com o consumidor deve chegar a 36 bilhões de dólares. É através de um bom relacionamento que se constrói o envolvimento e se conquista a lealdade do cliente a longo prazo, em vez de vendas rápidas em curto prazo. Conversas e relações significativas possibilitam gerar clientes leais e até embaixadores, que contribuam decisivamente para a divulgação e o crescimento do seu negócio.

O bom relacionamento implica em conhecer bem o seu cliente, monitorá-lo adequadamente, gerar, coletar e analisar dados significativos que se transformam em informação sobre o seu consumidor, permitindo que você o atenda sempre melhor. O atendimento de qualidade proporciona uma experiência de qualidade, e a tendência é o cliente querer repeti-la, inclusive falando bem dela para seu círculo social (inclusive nas mídias sociais). Mas os dados são tantos, de tantas fontes, que às vezes parece difícil perceber o que realmente tem valor ou traz ainda mais valor para a relação. Outro ponto: os esforços devem se direcionar sempre à conquista de novos clientes? E os clientes da sua base, que já são seus consumidores? Eles também precisam ser continuamente bem tratados e estimulados a continuar fieis – afinal, é menos trabalhoso manter um cliente na base do que captar novos e fidelizá-los.  Também aí entra a integração: não importa em que canal o cliente está, se ele é novo ou já era da sua base, deve ser atendido da melhor forma possível para ele e para o seu negócio.

 

Trabalhar integrado

O grande desafio para este ano é trabalhar cada vez mais integrado – estamos numa era hiperconectada, que pede esse tipo de funcionalidade. As informações devem chegar mais prontas, num formato mais centralizado, ainda que oriundas de várias fontes e sistemas. Assim, torna-se fundamental investir em uma ferramenta de CRM, pois somente com uma plataforma será possível fazer essa integração sem trabalhar com vários sistemas.

O objetivo é obter o máximo de informações úteis e necessárias, de forma automática e em tempo real. Uma plataforma moderna e ágil como a da Hi Platform, que trabalha de acordo com os seus objetivos e estratégias. Um sistema integrado facilita o processo e, além disso, traz uma redução de custos para os setores que utilizam esse tipo de plataforma.

É preciso ficar atento e investir em uma plataforma que atenda às exigências do mercado, com agilidade, efetividade e transparência. Assim, seu CRM deve se adaptar às necessidades da sua empresa e integrar-se com outros sistemas.

A análise de Big Data (o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia) possibilita gerar insights que levam a decisões melhores e mais estratégicas para o seu negócio. E utilizar o Big Data em favor do CRM é uma tendência e ao mesmo tempo um desafio para este ano, pois amplia o espectro de feedbacks e quanto mais informações, mais você conhece o cliente e pode propor mais soluções eficientes para ele, tornando o relacionamento cada vez mais sólido.

Assim, o relacionamento das empresas com seus clientes em 2017 vai crescer também na medida em que houver condições para que se abram canais de comunicação nas diversas mídias sociais – afinal, ali se encontram as percepções positivas e negativas dos clientes, material riquíssimo que não pode ser ignorado de modo algum.

É sempre bom destacar que quando o consumidor se sente acolhido, é bem atendido e consegue resolver o seu problema (seja realizando uma compra, seja fazendo perguntas, seja reclamando) de forma fácil, objetiva e em um tempo justo, ele tende a se tornar fiel, além de passar a defender sua empresa.

Portanto, se a sua marca ainda despertou para a importância do trabalho integrado, já está mais do que na hora de acordar e se adequar. Prepare o seu negócio e a sua equipe para conseguirem criar relacionamentos cada vez mais sólidos com os clientes – da base e novos – contando sempre com uma boa plataforma de relacionamento, atendimento e monitoramento como a que a Hi Platform oferece.

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e descubra tudo que a Hi Platform pode fazer para o seu negócio.

Publicado em 17 de janeiro de 2017

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi