Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Entenda como a redução de custos em uma seguradora é possível por meio do atendimento

A implantação de sistemas integrados digitais no atendimento auxilia não só na melhoria da qualidade como também influencia a redução dos custos.

Entenda como a redução de custos em uma seguradora é possível por meio do atendimento

 

Em razão de ser um segmento que está sempre em comunicação com os clientes, as seguradoras precisam investir no atendimento como solução para melhorar a qualidade dos serviços. Por meio da automação, diversos benefícios serão obtidos na rotina operacional — a redução de custos é um deles.

Inclusive, um atendimento de qualidade auxilia não só na captação, como também na satisfação do cliente e fidelização, ou seja, trata-se de um investimento com retorno garantido.

Com o objetivo de convencer você a profissionalizar o setor na sua empresa, elaboramos este post com dicas imperdíveis que revelarão a importância da área em seu negócio. Acompanhe conosco!

Qual a importância do atendimento na redução de custos?

Antigamente, as empresas investiam pesado em um setor de telecomunicações somente para viabilizar o atendimento aos clientes, além da realização das vendas via telemarketing. Com a evolução da internet e disseminação dos smartphones, as pessoas interagem muito mais por meio das mensagens online.

Assim, a adoção de um chatbot em sua empresa diminui a necessidade de contar com vários colaboradores no setor de atendimento, ou seja, a redução de custos é uma realidade acessível.

Afinal, o sistema possibilita reunir mensagens com a linguagem do seu público, com esclarecimentos para as principais dúvidas (FAQ), sendo direcionado para um atendente humano somente em casos mais específicos e complexos. O resultado? Muitas demandas serão resolvidas pelo robô, fazendo com que a sua folha de pagamento tenha menos encargos.

Além do chatbot, é possível automatizar os atendimentos telefônicos, facilitando a vida dos clientes com foco na qualidade. E há ainda muitas alternativas que impactam a redução de custos, como veremos agora.

Vale a pena adotar o VoIP no lugar da telefonia convencional?

Sabendo que as contas telefônicas representam um valor considerável no orçamento de uma seguradora, nada melhor do que adotar medidas inteligentes que reduzam os gastos. Além de um chatbot, vale a pena adotar a tecnologia VoIP, que faz a transmissão via internet.

Com ela, os valores caem tanto para ligações locais quanto de longa distância. Isso sem falar que o atendimento ao cliente não vai perder qualidade e haverá uma grande evolução na gestão da empresa.

Como os treinamentos auxiliam na redução de custos?

Os processos automatizados só trarão bons resultados caso os colaboradores estejam devidamente treinados e cientes de como operar os recursos tecnológicos. Veja como viabilizar isso ajuda a reduzir custos!

Resolução de demandas via atendimento

Ao investir em um treinamento adequado dos funcionários, uma seguradora conseguirá solucionar muitos problemas ou até mesmo esclarecer dúvidas dos clientes, sem a necessidade do deslocar uma equipe prestadora de determinado serviço para atender às demandas que podem ser resolvidas por meio de orientações nos canais de contato.

Diante disso, a redução de custos é uma realidade, tendo em vista que muitas situações serão resolvidas via atendimento, seja para explicar um tipo de serviço, seja até mesmo para orientar o segurado sobre providências a tomar no caso de um sinistro, cobertura e afins.

Ao otimizar o tempo, ainda existe um ganho na prevenção do retrabalho, ou seja, haverá uma influência positiva na produtividade da equipe.

Discurso alinhado em favor das soluções da seguradora

Outro ponto importantíssimo das capacitações é que elas contribuem para alinhar o discurso dos colaboradores em prol dos produtos e serviços oferecidos pela seguradora, ou seja, a quantidade de contratos fechados aumenta por meio da qualidade oferecida aos clientes, representando um ganho considerável na lucratividade.

Investindo nos treinamentos, a redução de custo será uma consequência da diminuição no índice de reclamações, fidelização dos clientes e fortalecimento da marca. Um ganho e tanto, afinal, como diz uma premissa no mundo da gestão, captar um cliente custa até cinco vezes mais do que manter um.

Além disso, as capacitações possibilitam que os atendentes estejam bem informados sobre os planos existentes, coberturas de uma apólice, adicionais, enfim, uma venda poderá ser fechada com maior abrangência graças à comunicação transparente, objetiva e com a linguagem correta.

Por isso, vale a pena manter canais de atendimento de qualidade que resolvam as demandas sem causar insatisfação ou até mesmo cancelamentos dos serviços por causa de uma má performance por parte de um funcionário ou pelo fato de a plataforma ser instável.

Por que investir em canais digitais?

Como já mencionamos, o investimento em canais digitais é a sacada do momento para as empresas otimizarem o tempo, reduzirem custos e ainda aumentarem a produtividade.

Para obter um atendimento ágil e personalizado, nada melhor do que contar com múltiplos canais, como chatbot, redes sociais, e-mail, telefone, além de manter um relacionamento próximo com os clientes por meio do investimento em marketing de conteúdo.

Certamente, as pessoas ficarão mais satisfeitas com os serviços ofertados, pois se sentirão respeitadas e valorizadas pela empresa. No caso de uma seguradora, agilizar a vida de quem contrata o serviço é um aspecto decisivo, tendo em vista que as demandas costumam envolver problemas.

Aprimorando os canais digitais de atendimento, o seu negócio sempre estará disponível para atender os segurados, com pessoas qualificadas e motivadas para resolver as situações 24 horas por dia ao longo dos sete dias da semana.

Como motivar a equipe?

Caso a sua equipe não esteja motivada, nem mesmo o investimento em tudo que existe de mais moderno no mercado será suficiente para manter a qualidade dos serviços e produtos direcionados aos clientes. Com isso em mente, é fundamental que a sua seguradora crie estratégias que possibilitem a motivação do time, como:

  • porcentagens nas vendas;
  • salários atrativos dentro da realidade do mercado;
  • bonificações por produtividade;
  • benefícios como plano de saúde, odontológico e vale-refeição, entre outros.

Com essas medidas, os funcionários vestirão a camisa do time, atuando com mais vontade tanto para vender quanto para solucionar as demandas que surgirem, sempre com foco na satisfação dos clientes.

Em outras palavras, você não terá problemas com a rotatividade da equipe e constante busca de profissionais, situação que influencia o rendimento e até mesmo a qualidade operacional da sua seguradora.

Como você pôde perceber ao longo deste post, o investimento em um atendimento de qualidade influencia positivamente a experiência do cliente, aumentando a fidelização. Trata-se de um aspecto inquestionável na redução de custos.

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar é a diferença que ferramentas completas para melhorar o relacionamento com os clientes terão nos seus resultados. Não pense duas vezes antes de dispor de uma plataforma para automatizar o atendimento, acompanhar o que falam sobre sua seguradora nas redes sociais, entre outras facilidades, como as oferecidas pela Hi Platform.

Ao manter a qualidade, dificilmente a sua seguradora sofrerá processos judiciais e más avaliações nas redes sociais ou sites de defesa dos consumidores, como o Reclame Aqui. Com isso, a redução de custos vai contribuir para melhorar (e muito!) o desempenho da sua empresa no mercado em que atua.

E então? Você já adota ou pensa em aplicar alguma dessas medidas para melhorar os resultados financeiros do seu negócio? Não pare por aqui! Leve este conteúdo para as suas redes sociais favoritas para que mais pessoas e contatos profissionais tenham acesso a esse conhecimento!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi