Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Quais as vantagens da centralização de dados do atendimento em uma única plataforma?

A centralização de informações pode ajudar as empresas a oferecer uma boa experiência para seus clientes.

Quais as vantagens da centralização de dados do atendimento em uma única plataforma?

 

Investir em um banco de dados de clientes dá à empresa informações valiosas para a tomada de decisões. As vantagens da centralização incluem um atendimento personalizado e detalhes sobre o perfil de consumo para alinhamento das estratégias. Mas o ponto mais importante dessa integração de dados é a otimização da comunicação.

As plataformas de relacionamento agrupam os dados relevantes e os organizam para serem utilizados em relatórios de gestão. O resultado é um negócio dinâmico e com todos os departamentos bem sintonizados, além de um gestor que consegue basear suas decisões em dados concretos.

Para conhecer mais vantagens da centralização, acompanhe nosso artigo. Boa leitura!

Automatização de processos

Uma das vantagens da centralização dos dados de clientes é a automatização de processos. É possível automatizar praticamente qualquer processo repetitivo e menos complexo, como:

Um bom exemplo de atendimento automatizado é quando ligamos para pedir pizza e o atendente pede o número de telefone ou nome do cliente. Ao digitar esses dados no sistema, o perfil do consumidor é encontrado.

Neste perfil, consta CPF para emissão de nota fiscal, endereço de entrega, telefones de contato e últimos pedidos feitos. O colaborador apenas confirma o endereço de entrega e pergunta os sabores.

Para isso, o banco de dados do cliente é excelente. Muitos consumidores acabam demorando na escolha das pizzas. Tendo acesso ao histórico de pedidos, o atendente pode fazer sugestões e agilizar o atendimento.

Claro, muitos outros processos são favorecidos com essa automatização, não apenas no atendimento. O setor financeiro, por exemplo, precisa emitir boletos e notas fiscais constantemente. Uma boa opção é oferecer o autoatendimento para que clientes acessem serviços, como a segunda via de fatura.

Já nas tarefas internas do departamento, um sistema integrado com o banco de dados dos clientes consegue identificar as compras feitas e relacioná-las com o perfil do consumidor. Então, sempre que o cliente comprar ou solicitar algo, as notas fiscais, contratos e demais documentos são impressos de maneira automática.

Personalização do atendimento

Outra vantagem da centralização é a oferta do atendimento personalizado, melhorando a experiência de consumo dos clientes. O principal instrumento para garantir a personalização é o histórico de solicitações.

Ainda utilizando o exemplo da pizzaria, além do atendente fazer sugestões baseadas no histórico de pedidos, o próprio sistema pode sugerir combinações dos sabores já experimentados, ofertar pizzas que nunca foram compradas ou oferecer combos econômicos.

Os departamentos de Marketing e vendas conseguem fazer muito mais com os dados de cada cliente. Os relatórios gerados pelas plataformas de relacionamento mostram tendências do mercado que são fundamentais para personalizar campanhas publicitárias.

Para as vendas, a centralização de dados possibilita traçar o perfil do cliente e estudar as melhores abordagens. Essas ações são baseadas em dados relevantes e que mostram a realidade dos negócios.

Tendo os dados mais importantes dos seus clientes em mãos, fica fácil direcioná-los para as melhores soluções e produtos. Além de que, é possível antecipar algumas demandas, gerando avisos sobre atrasos na entrega ou reclamação do cliente nas redes sociais, por exemplo.

Informações com mais qualidade

As informações precisam ser relevantes para o negócio e, para isso, devem ser constantemente atualizadas. Uma vantagem da centralização de dados é a facilidade de realizar essa atualização.

Todos os colaboradores têm acesso ao mesmo sistema e podem alterar as informações contidas nele. Então, sempre que o cliente entrar em contato, basta o atendente confirmar as informações relevantes e fazer alterações onde for necessário.

Além disso, pode-se realizar algumas atualizações de maneira automática — com a Inteligência Artificial compilando informações dos consumidores — ou autônomas, com o próprio cliente utilizando as automatizações para se guiar pelo sistema e alterar alguns dados.

Mais proteção aos dados

As plataformas de relacionamento com bancos de dados são mais seguras, pois têm criptografia — senhas únicas e conhecidas só pelos usuários. É muito comum, também, o uso da nuvem para que essas informações sejam guardadas.

A nuvem nada mais é do que a própria Internet. Ou seja, ao invés de a sua empresa ter um banco de dados físico, ela utiliza a conexão web para guardar informações importantes.

Cada colaborador possui sua própria senha de acesso, além do sistema registrar as entradas e modificações de cada usuário. Então, qualquer movimentação ou modificação feita no banco de dados é rastreada.

O backup é outra vantagem da centralização de dados, pois ele se transforma em uma ação automatizada pelo próprio sistema. O backup é uma cópia digital de qualquer informação ou documento, como músicas, arquivos ou fotos. Essa cópia de segurança resguarda a empresa de perder dados valiosos, além de deixá-los longe do alcance de pessoas mal-intencionadas, por exemplo, os hackers.

Implementação do omnichannel

O atendimento omnichannel é uma tendência para as empresas aplicarem nos próximos anos. Essa modalidade prevê uma visão única por parte do consumidor sobre as marcas. Isso quer dizer que o cliente moderno enxerga os negócios que consome como algo único.

Então, quando o cliente acessa o site para procurar preços e produtos, ele espera encontrar exatamente as mesmas informações na loja física ou no atendimento por telefone. Por isso, a centralização de dados é muito importante para o omnichannel.

A experiência consistente e única que o omnichannel proporciona para os consumidores ajuda na fidelização, apenas porque o cliente moderno procura conforto e qualidade de consumo em vez de simplesmente comprar.

As vantagens da centralização de dados dos clientes são várias e alcançam a empresa toda. Para começar a implementação dessa prática, investir em uma plataforma de relacionamento é essencial.

Não há dúvidas de que a qualidade no atendimento é uma das vantagens da centralização de informações. Mas a empresa também ganha mais agilidade, produtividade e uma base de dados constantemente atualizada para apoiar as tomadas de decisão.

Curtiu o artigo? Não deixe de assinar a newsletter do blog! Receba informações importantes e atualizadas sobre como otimizar os processos da sua empresa, melhorando atendimento e a experiência dos seus clientes.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi