Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Por que sua empresa deve investir em Marketing de Conteúdo?

Entenda como essa estratégia pode melhorar os resultados do negócio.

Por que sua empresa deve investir em Marketing de Conteúdo?

 

Qualquer empresa ou profissional que queira trabalhar a sua comunicação e melhorar o relacionamento com o seu público precisa conhecer as possibilidades oferecidas pelo Marketing de Conteúdo.

Certamente, você já ouviu falar sobre esse recurso, mas talvez não tenha parado para pensar sobre como ele funciona ou como é possível incluí-lo na sua estratégia.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar os principais pontos sobre o Marketing de Conteúdo para que você entenda como esse conceito pode ser útil para o seu negócio. Acompanhe e boa leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

Vamos começar com a definição: o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que consiste em criar materiais valiosos e distribuí-los gratuitamente para atrair os clientes em potencial. Mas não é só isso: depois da atração dos leads (potenciais consumidores de uma marca, que apresentaram interesse em um produto ou serviço), é preciso colocar os meios necessários para criar um relacionamento com esses usuários e fazê-los retornar.

Criar materiais interessantes é o pontapé inicial para a atração dos leads. Após isso, é importante desenvolver e distribuir conteúdos ainda mais aprofundados — e-books, videoaulas, tutoriais — para manter o interesse dos potenciais clientes.

O conteúdo pode ser promovido por diferentes canais, por exemplo:

Em resumo, o Marketing de Conteúdo trata-se de oferecer algo valioso para uma persona, incentivando a praticar uma ação em troca.

Com funciona o Marketing de Conteúdo?

Quando você cria um conteúdo útil e gratuito em seu nicho, você gera confiança, credibilidade e autoridade. Basicamente, é o oposto da publicidade tradicional — não consiste em atingir o usuário bombardeando-o com anúncios ou imagens apelativas, a chave é criar conteúdo útil e colocar todas as facilidades para que os potenciais clientes o encontre.

O objetivo de uma estratégia de Marketing de Conteúdo é atrair novos públicos e depois realizar as conversões. Veja alguns exemplos de como isso funciona!

Nas redes sociais

A sua empresa quer promover um conteúdo. Em vez de fazer isso por meio de mensagens convencionais, você pode gerar peças gráficas diferentes que tornem a publicação mais interessante e, portanto, mais viral. Compartilhando automaticamente a postagem, a sua comunidade cresce em número de fãs e os converte em clientes.

Em um blog

Se a sua marca tem um blog, a atração acontece por meio de conteúdo inédito e atraente para os potenciais clientes. Além disso, é interessante apresentar itens diferenciados como um e-book, whitepaper (uma espécie de conteúdo mais avançado), newsletter, entre outros. Além dos que foram citados, alguns tipos de materiais implementados no Marketing de Conteúdo são:

  • infográficos;
  • vídeos;
  • guias/tutoriais;
  • revistas;
  • templates;
  • apresentações;
  • aplicações;
  • canais de promoção.

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Com estratégias voltadas para atração e conversão de clientes e, ainda por cima, com baixo investimento por parte do empresário, o Marketing de Conteúdo apresenta uma infinidade de benefícios. Confira algumas dessas vantagens!

Aperfeiçoamento do SEO (Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca)

Com um fluxo constante de novos conteúdos, os sites das empresas se posicionam melhor nos resultados do Google e outros buscadores. Isso acontece pois os motores de pesquisa reconhecem e priorizam as publicações com informações úteis e de qualidade.

Aumento do tráfego do site

Ao se posicionar melhor nos resultados de pesquisas e compartilhar os conteúdos em redes sociais e outras plataformas, as empresas aumentam as chances de os usuários visitarem sua página, melhorando consideravelmente o fluxo do site.

Diferenciação da concorrência

Se um site gera conteúdo habitualmente, o consumidor prioriza essa marca diante da concorrência. Além disso, como a ideia do Marketing de Conteúdo é criar postagens oferecendo informações que ajudem os usuários, há maiores possibilidades de diferenciação, o que leva a um aumento de credibilidade e à oportunidade de melhor posicionamento dentro do setor.

Melhoria da imagem da empresa

O Marketing de Conteúdo demonstra a capacidade e o profissionalismo da empresa sem a necessidade de falar diretamente sobre ela mesma. Nessas mensagens, a filosofia da organização e o conhecimento sobre o setor são transmitidos de maneira confiável e atraente, possibilitando que o negócio tenha destaque no mercado.

Aumento de fidelização dos clientes

Se o usuário recebe informações sobre como determinados produtos podem ajudá-lo ou sobre soluções pouco divulgadas, a confiança na empresa aumenta e a relação entre a marca e o cliente se estende além do processo de compra ou contratação. Por consequência, quando esse mesmo consumidor pensa em fazer uma nova compra, naturalmente se lembrará da experiência anterior, tornando-se gradativamente um cliente fiel à marca.

Otimização das vendas

Um bom conteúdo influencia diretamente na decisão de compra. De fato, a maior parte dos clientes realizam pesquisas online antes de se decidirem. Com o trabalho de incentivo realizado pelo Marketing de Conteúdo, os consumidores chegam aos produtos com maior facilidade e finalizam a sua jornada com a certeza de terem encontrado a solução para as suas necessidades.

Redução de custos

O investimento em marketing na internet ainda é mais barato do que a contratação de outros métodos convencionais. Além disso, com a aplicação desse conceito, as empresas conseguem ser bem mais assertivas, pois atraem um público realmente interessado em seus produtos e serviços.

Aumento da promoção da empresa

Um único conteúdo pode ser distribuído em várias plataformas e de diferentes maneiras. Por exemplo, um artigo criado no blog pode ser compartilhado no Facebook, Twitter e outras redes sociais, enviado por meio de ações de e-mail marketing e até usado em reuniões ou eventos corporativos.

Expansão de comunidades

Se o conteúdo for útil, as pessoas vão compartilhá-lo e recomendá-lo aos seus contatos. Cada vez que os usuários divulgam o material, aumentam as possibilidades de a empresa ganhar comunidades em diferentes redes sociais.

Maior interação com os clientes

Esse benefício é especialmente valioso, pois às vezes é difícil receber um feedback de qualidade. Com a estratégia de Marketing de Conteúdo, os clientes em potencial podem não só acessar as postagens da empresa, como também se sentirem mais à vontade para interagir. A ação espontânea resulta em melhores feedbacks e em uma obtenção de dados com maior facilidade.

Investir no Marketing de Conteúdo atualmente é, sem dúvida alguma, uma das estratégias mais inteligentes para qualquer empresa. A eficácia desse recurso é indiscutível, além, é claro, do pouco investimento necessário. Por isso, analise todas as informações apresentadas e certifique-se de que a sua empresa também obtenha todas as vantagens proporcionadas pelo Marketing de Conteúdo.

Antes de ir, não deixe de seguir as nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Twitter para conferir outros conteúdos interessantes!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi