Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Por que investir em um banco de dados dos clientes?

Descubra as vantagens de documentar as informações do seu consumidor

Por que investir em um banco de dados dos clientes?

 

Ter um banco de dados dos clientes é fundamental para armazenar e organizar todas as informações do relacionamento do público com a sua empresa. Graças aos ambientes virtuais de hoje, essa ação pode ser executada de forma mais simples e completa. Não é à toa que muitos negócios têm usado essa estratégia para aprimorar seu processo de tomada de decisão.

Contudo, de uma simples planilha ao mais completo software, por mais que a tecnologia ajude esse processo, o diferencial é saber interpretar as informações coletadas sobre o seu negócio. De nada adianta ter os dados se você não souber o que fazer com eles, certo?

Pensando nisso, apresentaremos neste artigo a aplicação estratégica de um banco de dados dos clientes e quais são as vantagens de investir nessa ferramenta para impulsionar a sua empresa. Continue lendo e confira!

Entenda para que serve um banco de dados dos clientes

Talvez você já tenha notado o quanto a informação é uma moeda importante no universo corporativo. Isso porque, além de deixarem o processo de decisão mais rápido e eficiente, são os números e estatísticas que apontam os problemas e as oportunidades.

Nesse sentido, vejamos alguns diferenciais que você percebe com a implementação de um banco de dados dos clientes, usando a inteligência comercial ao seu favor:

  • processos mais ágeis e enxutos — para realizar toda a abordagem com seu público ideal, da atração do prospect até o pós-venda, são necessárias muitas etapas. Com um banco de dados você consegue identificar tanto as ações que não estão funcionando como aquelas que podem ser impulsionadas;
  • identificação de tendências de comportamento — às vezes, as inovações aparecem, mas quando a empresa identifica a oportunidade, ela já está obsoleta no segmento. Uma base de dados oferece a possibilidade de estar à frente da concorrência e se destacar no mercado;
  • projeção para novas ações — ao montar o planejamento, nada é melhor do que ter as informações certas sobre o desempenho que a sua empresa consegue alcançar;
  • dicas para o posicionamento da marca e abordagem com o cliente — existe uma postura ou chamada para ação que converte mais? Com uma base de dados você consegue analisar quais atividades aumentam o engajamento, a fidelização e as vendas, e usá-las em novas estratégias.

Aproveite os benefícios desse recurso

Ao ativar um banco de dados, você estará cuidando do maior aliado para as decisões estratégicas do seu negócio: informações relevantes. Com base em elementos como períodos sazonais de procura pelos seus produtos e formas de atendimento que mais convertem em vendas, você pode apresentar soluções que otimizam os resultados da sua empresa.

Outras vantagens são:

Conhecer melhor o seu público-alvo

Essencial para o planejamento de marketing e o roteiro do atendimento e vendas, saber quem é a sua audiência ajuda no posicionamento adequado da marca. Isso acontece porque o banco de dados dos clientes é a primeira fonte de pesquisa para que você entenda melhor a persona do seu negócio.

Se, em um primeiro momento, você consegue uma leitura de dados demográficos, como gênero e idade, uma interpretação mais aprofundada das informações pode apontar, por exemplo, as principais rejeições. Nesse caso, é preciso que o time de vendas registre sempre o motivo apresentado pelo lead para não realizar a compra.

Adequar seu mix de produtos e serviços

Mesmo que o seu nicho de mercado seja mais conservador, é importante ter uma visão dinâmica para propor inovações no tempo certo e enfatizar sua empresa em meio às outras. Nesse sentido, um levantamento na sua base de dados pode sugerir soluções pontuais que você ainda não havia pensado.

Além de entender qual pacote de produtos é mais indicado para cada perfil de cliente, você ainda descobre os itens que precisam de uma nova roupagem. Considerando que o cliente de hoje está sempre em busca de novidades, essa pode ser a oportunidade de inserir sua marca em um novo segmento.

Saber qual é o impacto das ações de marketing

Ao montar um planejamento de marketing, o primeiro passo é estabelecer um objetivo acompanhado de uma meta realista. Entretanto, como entender a capacidade das campanhas sem uma referência relevante para o projeto? Se você consegue acompanhar os leads que entram de cada fonte de tráfego, por exemplo, é possível entender quais são os canais de maior conversão.

Com um banco de dados, você tem a vantagem de analisar as estratégias, etapa por etapa e descobrir qual fase necessita de uma nova técnica e qual ROI (retorno sobre investimento) cada ação pode obter. Como é possível acompanhar os gastos do cliente, esse valor fica mais assertivo, considerando o lifetime value (valor gasto pelo cliente na empresa).

Manter o relacionamento com o cliente

O banco de dados dos clientes pode apresentar o histórico de vendas, nível de satisfação, dentre outros detalhes preciosos. Imagine o potencial dessa informação para aprimorar o relacionamento entre o consumidor e a empresa!

Dessa forma, é possível eleger quais dos seus clientes são mais estratégicos para um trabalho de fidelização, e até identificar aqueles que têm o perfil de promotores da marca. Para garantir uma presença online potente, é preciso apostar em estratégias que promovam interação e engajamento, como as redes sociais. Com o banco de dados você é capaz, inclusive, de reunir menções da marca, fazendo a gestão eficiente no caso de uma eventual crise.

Descubra como a automatização do atendimento enriquece a sua estratégia

O uso de chatbots para oferecer um atendimento 24 horas por dia, todos os dias do ano e com um excelente custo-benefício já é uma grande vantagem. Quando aliado ao banco de dados dos clientes, ele se transforma em um recurso altamente proveitoso, pois as informações coletadas podem promover diálogos mais humanizados, além da integração com outras mídias como FAQs e e-mail.

A boa notícia é que essa via é de mão dupla. Afinal, o atendimento automatizado também apresenta dados relevantes sobre o seu público e pode revelar o comportamento do lead no funil de vendas.

O banco de dados dos clientes não só organiza a sua empresa, como é uma ferramenta fundamental para apresentar soluções inteligentes. Com essa ferramenta, você descobre quem é a sua audiência, deixa o funil de vendas mais enxuto e adapta seus produtos de acordo com o público. Assim, automatizando o atendimento, é possível integrar informações e canais de comunicação, além de alimentar a base com novos dados.

Gostou deste artigo? Agora que você já entendeu a importância do banco de dados dos clientes para ampliar a capacidade analítica da sua empresa, aproveite para assinar a nossa newsletter! Você receberá conteúdos de qualidade para se atualizar sobre gestão, desenvolvimento profissional, vendas e Marketing digital.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi