Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Descubra como elaborar um plano tático de vendas eficiente

Plano tático de vendas é uma ferramenta prática para melhorar a eficácia do trabalho e inserir o que há de mais produtivo à rotina da empresa.

Descubra como elaborar um plano tático de vendas eficiente

 

Adotar um plano tático de vendas e repassá-lo a seus colaboradores é uma das formas mais eficientes de tornar sua empresa mais produtiva e impactar nos seus resultados.

Por meio dele, um bom gestor poderá definir novos mercados e usar várias estratégias para motivar toda a equipe de vendedores e distribuidores.

O planejamento é a chave do sucesso de todo empreendedor, seja ele líder de uma pequena ou grande equipe. Além do mais, saber aonde se quer chegar e os meios para conseguir alcançar todos os objetivos e metas é o grande diferencial entre muitas empresas e seus concorrentes.

Se estiver interessado em saber como elaborar um bom plano de vendas para o seu negócio, neste artigo, você encontrará um guia prático com dicas importantes para ajudá-lo. Acompanhe!

Principais tipos de planejamentos

Existem três tipos de planos: estratégico, operacional é tático.

Às vezes, o gestor pode ter dificuldade em identificar a diferença entre esses modelos. O mais importante é compreender que eles se complementam e interagem entre si para tornar o processo de vendas mais otimizado.

O plano estratégico contempla o planejamento antecipado de objetivos e metas de longo prazo da empresa. Sua função é assegurar a sustentabilidade do negócio, ou seja, orientar e assegurar que as ações internas e externas sejam tomadas de maneira consciente.

O plano operacional funciona para direcionar cada colaborador na execução de tarefas específicas dentro da empresa. Está relacionado a atividades que visam o alcance de resultados de curto prazo, detalhando tarefas para a eficiência da organização.

Já o plano tático, existe para definir quais ações cada setor da empresa deve executar para garantir o que foi estipulado no plano estratégico.

O foco é no alcance dos objetivos em médio prazo, isto é, cada setor da empresa terá que cumprir as ações estipuladas no plano tático dentro do tempo idealizado, sem procrastinação ou antecipação de etapas.

Dicas para elaborar um plano tático de vendas

Conheça a realidade da sua empresa

O primeiro passo para elaborar um plano tático de vendas é compreender qual é a razão de ser da empresa. Saber qual é o seu posicionamento no mercado, assim como sua missão e visão do negócio como um todo.

É preciso entender se os seus produtos ou serviços estão alcançando o público pretendido e quais estratégias a sua concorrência tem usado para conquistar mais clientes e tentar descobrir como superá-las.

Ao ter uma visão realística sobre a situação da empresa, poderá tomar decisões mais acertadas que ajudarão a empresa a melhorar o posicionamento da marca.

Alinhe os objetivos às metas

Se for decidido, por exemplo, que a meta da equipe será converter 10% de seus leads — potenciais clientes — em consumidores no próximo ano, o plano tático vai dizer qual o caminho para tornar isso realidade.

Porém, para cumprir essa meta, os objetivos do plano tático devem estar alinhados a ela. O que foi escrito, almejado, no papel não deve destoar da prática, isto é, as ações devem estar condizentes com o que foi proposto no plano.

Foco, disciplina e dedicação são fundamentais para que o plano tático de vendas não seja somente mais um documento jogado na gaveta.

Busque informações antes de definir metas

O que o departamento de vendas da sua empresa precisa hoje para ser eficiente? Vender, claro! Mas está com você a tarefa de colocar a mão na massa primeiro. No entanto, por onde começar? Pelo plano tático, com certeza!

Logo, busque informações confiáveis e estude o máximo sobre o momento atual da organização antes de propor metas para sua equipe. Saber qual é a capacidade financeira, fraqueza e potencial do negócio é fundamental para elaboração do plano tático e cumprimento das metas.

Defina sua equipe e delegue tarefas corretamente

As vendas serão externas ou internas? É possível trabalhar as duas alternativas? A quantidade de colaboradores é suficiente? Como será o atendimento pré e pós-venda?

Todas essas questões devem ser respondidas com antecedência para definir sua equipe e delegar as tarefas corretamente. Após esse momento, é possível reunir a equipe, mostrar o plano tático a ela e repassar quais são os objetivos propostos e as metas a serem cumpridas por cada um.

Ofereça qualificação à equipe

Para que o seu plano tático de vendas obtenha êxito, é necessário contar com pessoas capazes de executá-lo. Não adianta colocar metas no papel e exigir que sua equipe as cumpra se esta não possui bagagem suficiente para isso.

Se quiser que as metas sejam alcançadas dentro do prazo estipulado, invista em cursos de capacitação, treinamento em vendas e dê suporte financeiro para que sua equipe adquira know-how — conhecimento — necessário para fazer seu trabalho com mais qualidade e eficiência.

Tenha um cronograma de ações

O planejamento de suas estratégias só terão bons resultados com a tomada de decisões no tempo certo.

Seu plano tático de vendas deve contemplar um calendário de ação, cujo objetivo é aproveitar os melhores períodos do ano para a preparação de campanhas e redução dos efeitos da sazonalidade, assim como criar estratégias específicas para datas que precisam de aumento de receita.

Resumidamente, uma empresa que quer criar um plano tático de vendas eficaz tem que:

  • criar formas de alinhar seus objetivos à realidade do mercado;
  • usar pesquisas como ferramenta estratégica;
  • elaborar metas periodicamente e reavaliá-las;
  • procurar um especialista sempre que necessário;
  • engajar sua equipe por meio de estratégias colaborativas e treinamentos.

Invista em uma plataforma de relacionamento

Ter uma plataforma para fortalecer o relacionamento com o cliente é essencial. Essa ferramenta é a forma mais prática de fazer com que todos na empresa dialoguem com os consumidores da mesma forma e ofereça um atendimento mais qualificado.

Uma plataforma de automação contribuirá para que o plano tático de vendas tenha um suporte, ou seja, uma ferramenta que garanta o seu sucesso. Afinal, ela potencializará o engajamento com o cliente e oferecerá uma experiência mais positiva com a marca.

Outra questão a se levar em consideração para que seu plano obtenha êxito, é ter consciência se somente as habilidades da sua equipe são suficientes. Caso contrário, é necessário terceirizar muitos serviços para ajudar a equipe interna a cumprir as metas.

Um sistema de gestão de clientes aliado ao trabalho de uma empresa especializada na área pode ajudar — e muito — na otimização do plano tático de vendas e nos resultados da empresa.

Gerenciar uma equipe de vendas é um desafio e um bom líder deve incentivar, mostrar o caminho e direcionar seus colaboradores para obterem os melhores resultados possíveis.

Se você é um gestor, sabe que ter um bom plano tático de vendas é crucial para ajudar a reduzir custos, estimular a produtividade da equipe, melhorar e otimizar vários processos de gerenciamento na empresa e aumentar as vendas, claro!

Sua empresa precisa de ajuda para fazer seu plano tático de vendas funcionar? Então, aproveite e faça um teste gratuito na Hi Platform!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi