Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Planejamento de Marketing de conteúdo: saiba como fazer

Confira o passo a passo para potencializar os resultados dessa estratégia!

Planejamento de Marketing de conteúdo: saiba como fazer

 

Uma das estratégias de tráfego orgânico mais eficaz, o Marketing de conteúdo atende a uma das principais expectativas do consumidor atual: o bom relacionamento. Atrair o público certo, entregando algo relevante, educando o prospect na jornada do cliente e melhorando as vendas. Para que essas ações tenham resultados, é preciso investir tempo no planejamento de Marketing de conteúdo.

Com o plano você entende o que seu público deseja e desenvolve o melhor caminho para apresentar a sua solução. Se você quer otimizar o tráfego de visitantes do seu site, investindo menos e conquistando leads mais qualificados, então este artigo é para você. Nele, você aprenderá o que é Marketing de conteúdo, suas vantagens e como montar seu planejamento!

O que é Marketing de conteúdo?

Essa é uma técnica que surgiu antes mesmo do Marketing digital e tem por objetivo entregar informações relevantes para a audiência. Com isso, além de atrair o cliente ideal para a empresa, você ainda educa seu público. A estratégia de Marketing de conteúdo é dividida em 4 etapas:

  1. atração: nesse estágio o lead ainda não sabe que tem um problema e são oferecidos conteúdos para atrair a pessoa para seu blog;
  2. conversão: ao se deparar com o assunto, o usuário percebe que as informações têm sentido para a sua realidade. Para saber mais, seja baixando e-books, infográficos, videoaulas ou outros conteúdos ricos, o visitante oferece seus dados, transformando-se em lead;
  3. fechamento: nessa etapa o lead já percebeu que tem um problema e, ao buscar por uma solução, se transforma em cliente;
  4. encantamento: outro grande diferencial do Marketing de conteúdo é a preocupação com o pós-venda. Nessa fase, o relacionamento não só fideliza os clientes, como também, os transforma em promotores da marca.

Por que usar o Marketing de conteúdo?

Um motivo muito importante para trabalhar com esse tipo de Marketing no seu negócio é o fato de que técnicas agressivas e invasivas, como as abordagens do Marketing tradicional, não tenham mais tanta eficiência. Com a internet, o cliente já tem as informações necessárias à mão.

A produção de conteúdos direcionados mostra para o público que a sua empresa se preocupa com o cliente e não está interessada em empurrar produtos, mas sim ajudar pessoas. Veja a seguir as principais vantagens de adotar essa estratégia:

  • segmentação do público;
  • proximidade com a audiência;
  • melhor experiência para o usuário;
  • construção de listas, um dos maiores ativos do Marketing digital;
  • nutrição dos leads;
  • desenvolvimento de um funil de vendas mais enxuto e eficiente;
  • posicionamento da marca;
  • otimização do ROI (retorno sobre investimento);
  • métricas ideais para monitoramento;
  • aumento nas vendas.

Quais os primeiros passos para montar o planejamento de Marketing de conteúdo?

Esse plano é um documento que precisa ser acompanhado durante a execução das suas ações. É importante que todos os envolvidos na estratégia tenham ciência dele para alinharem a atuação com o foco da campanha. Lembre-se de adaptá-lo à realidade, sempre que surgirem imprevistos ou oportunidades. Vamos lá?

1. Defina as metas

O que você deseja alcançar? Os objetivos do Marketing de conteúdo são os mais diversos: aumentar a consciência da marca (brand awareness), o número de leads, as conversões em vendas e, até mesmo, otimizar a fidelização de clientes. Deixe o objetivo da campanha claro e visível para que todos possam trabalhar na mesma direção.

2. Descubra quem é a sua persona

A criação de uma persona, ou buyer persona, é a forma de entender melhor seu público-alvo. Além dos dados demográficos, você precisará descobrir quais são as principais dores e desejos da sua audiência. Essa ferramenta aprimora a abordagem, apontando assuntos para explorar e a melhor linguagem para que o cliente ideal se identifique com a marca.

3. Indique quais métricas serão usadas

Para cada objetivo, existe um conjunto de métricas, também conhecido como KPI (indicador-chave de performance). Isso significa que, para conseguir novos leads, a taxa de conversão das landing pages é tão importante quanto é a interação nas redes sociais para medir o brand awareness. Estipule também com que frequência as métricas serão analisadas, monitorando durante toda a campanha.

4. Escolha os canais de comunicação

Agora que você já determinou o objetivo, métricas e entende quem é a sua persona, selecione as melhores plataformas. O blog é uma das ferramentas essenciais para direcionar todo o seu tráfego, mas de quais fontes virão seus visitantes? Você pode usar estratégias de e-mail Marketing e descobrir em quais redes sociais a sua audiência tem maior atuação.

5. Estabeleça os tipos de conteúdo

Depois de definir onde acontecerá a divulgação dos conteúdos, o próximo passo é escolher quais formatos serão usados. Mídias mais visuais como Instagram e Pinterest pedem conteúdos como infográficos, enquanto plataformas como Youtube suportam apenas vídeos. Ofereça sempre diversidade: mesmo que a persona tenha preferência em consumir conteúdos por áudios, por exemplo, é possível que algumas pessoas prefiram vídeos ou textos.

6. Desenvolva um calendário editorial

O calendário editorial pode ser feito em um software ou montado em uma planilha. Ele deve conter informações fundamentais, como o cronograma de publicação, assuntos que serão abordados, quem é responsável por cada tarefa, palavras-chave e estratégias de divulgação. Lembre-se de produzir conteúdos para todas as etapas do funil de vendas.

7. Otimize o conteúdo para SEO

É preciso aperfeiçoar seu conteúdo para ser bem rankeado pelos mecanismos de busca. Afinal, essas duas estratégias estão cada vez mais entrelaçadas. Enquanto os algoritmos do Google valorizam a qualidade do conteúdo e sua relevância para os usuários, o Marketing de conteúdo estrutura as produções pensando nas palavras-chave, linkagem e otimizando a estrutura do texto, título e descrição para SEO.

8. Acompanhe e faça testes A/B

Ainda no planejamento de Marketing de conteúdo, defina quais as metas para cada período de campanha, aproveitando para melhorar a performance sempre que possível com a aplicação de testes A/B. De acordo com as ferramentas que você usar, é possível avaliar a opção com melhor desempenho nas landing pages, chamadas nas mídias sociais, assuntos de e-mail, entre outros.

Viu como o planejamento de Marketing de conteúdo garante um melhor resultado para suas ações? Evite os maiores erros desse Marketing elaborando o plano com um objetivo definido e alinhando a comunicação à persona. Lembre-se de desenvolver um calendário editorial para documentar todas as suas publicações e apontar as estratégias de SEO e divulgação.

Se você gostou deste artigo e deseja usar o Marketing de conteúdo para atrair mais leads, melhorando a performance do seu negócio, sugerimos que confira algumas dicas para ser inovador como social media e fidelizar mais clientes!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi