Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Quer otimizar investimentos em redes sociais? Saiba como!

Confira as melhores técnicas para potencializar os resultados da sua empresa nas mídias sociais.

Quer otimizar investimentos em redes sociais? Saiba como!

 

As redes sociais são mais que um ambiente para o encontro de amigos e familiares; elas têm um grande potencial para atrair o público certo, interagir com ele, além de convertê-lo em clientes e fãs.

Tão importante quanto investir nas redes sociais é otimizar — ou seja, aperfeiçoar — o emprego de recursos nesses canais e entender os resultados alcançados. Dessa forma, é possível aumentar o seu ROI (retorno sobre investimento) e tomar decisões mais acertadas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra a importância de direcionar ações, monitorar os resultados e quais são as melhores estratégias para otimizar investimentos em redes sociais!

Desenvolva um planejamento estratégico

Apesar de algumas pessoas ignorarem sua importância, o planejamento de Marketing é fundamental para desenvolver ações nas redes sociais. Afinal, essa etapa é a inteligência do processo. Sem ela, os resultados, provavelmente, não serão consistentes. Portanto, lembre-se de alguns detalhes, tais como:

  • definir um objetivo;
  • saber quem é o seu público;
  • criar uma personalidade para a marca;
  • ouvir sua audiência;
  • fazer um cronograma das ações;
  • escolher as métricas adequadas e acompanhar as campanhas.

Integre as ações online e offline

A presença da sua marca nas redes sociais não deve ser apenas mais uma forma de contato. Enriqueça a experiência dos seus usuários promovendo a integração do atendimento e dos serviços prestados nos canais offline e online. Dessa forma, mesmo que o lead (visitante) use várias plataformas para contatar a sua marca, o suporte será sempre coerente.

Conhecida como atendimento omnichannel, essa estratégia reforça o respeito da empresa em relação ao público e favorece o aumento do nível de satisfação do cliente.

Anuncie para otimizar investimentos em redes sociais

As estratégias de tráfego orgânico são muito interessantes, pois tendem a gerar leads mais qualificados do que as fontes de tráfego pago. Porém, os recursos e aperfeiçoamento das publicidades nas mídias sociais — além do baixo investimento considerando o retorno —, fazem dos anúncios uma boa opção para melhorar o alcance da sua empresa.

Escolha os canais nos quais a sua audiência está e aproveite-os para destacar a sua marca, criando anúncios que sejam realmente atrativos para a persona. Seja por meio do Facebook Ads ou de campanhas em outras redes sociais, lembre-se de ter clareza em relação a fatores como meta, prazo e orçamento.

Segmente anúncios e publicações

Em plataformas como YouTube e Facebook é possível aprimorar até mesmo as postagens orgânicas, por meio de ajustes que permitem enviar suas mensagens para o público certo.

Esse direcionamento é um cuidado que faz toda a diferença nos resultados dos anúncios em redes sociais. E para colocá-lo em prática você deve entender bem quem é a persona do seu negócio.

As opções de segmentação da audiência variam de acordo com o perfil da mídia social. Dados demográficos costumam ser um ponto em comum. No LinkedIn, as competências profissionais dos seus prospects terão mais peso; para o YouTube, você pode usar opções relacionadas a outras ferramentas do Google.

Engaje o público com conteúdos relevantes

Um meio eficiente de atrair e engajar seu público nas redes sociais é publicar conteúdos que sejam relevantes para ele. Trata-se do Marketing de Conteúdo, estratégia que inspira confiança e gera autoridade para a marca.

Confira algumas dicas para otimizar a produção e as postagens:

  • crie um calendário editorial — ele é essencial para delegar tarefas, gerenciar o time, visualizar rapidamente os conteúdos previstos e programar as postagens;
  • defina uma frequência de publicação — o comum é duas vezes por semana ou mais; o importante é manter um ritmo;
  • planeje os horários das publicações — ao monitorar seu público, você perceberá que existem dias da semana e certos horários nos quais eles ficam mais ativos nas redes sociais. Agende as publicações e aproveite esses momentos para aparecer;
  • reaproveite o conteúdo — um infográfico ou um artigo no blog não precisa ser divulgado apenas uma vez; crie várias chamadas e aumente as chances de atingir e interagir com o seu público.

Use o Social CRM para otimizar as interações

O Social CRM integra dados de clientes gerados em diferentes canais, permite a análise dados de forma mais rápida e otimiza a tomada de decisões relacionadas a sua empresa.

Dessa forma, é possível integrar Marketing e vendas também nas mídias sociais. Identifique os clientes potenciais, insira-os na jornada de compra, direcione os leads para o time de vendas no momento certo e aumente sua taxa de conversão. Além disso, você pode trabalhar outras etapas de Marketing, como a fidelização de clientes.

Monitore os resultados

Você deseja criar uma presença online forte nas redes sociais? Então, acompanhe o comportamento do seu público e os resultados das suas estratégias. O monitoramento oferece insights importantes para o planejamento das próximas ações.

Defina e monitore KPIs (indicadores-chave de desempenho) como ROI e outros que sejam importantes para a sua meta de Marketing. Você também pode utilizar a inteligência comercial para acompanhar as menções a sua marca — e ao seu mix de produtos — e analisar o engajamento nas redes sociais. Imagine o potencial das campanhas quando o time conhece:

  • a personalidade dos consumidores;
  • como atua a concorrência;
  • o nível de engajamento em cada rede social, separadamente;
  • dias e horários que geram melhores resultados.

Incremente o canal com contato instantâneo

Atender as demandas de modo imediato é outro fator que colabora para melhorar o desempenho nas redes sociais. O consumidor atual deseja respostas rápidas e eficientes. Existem muitas maneiras de fazer isso; duas opções com excelentes resultados e custo-benefício são:

  • FAQ (frequently asked questions) — conjunto de perguntas e respostas que permite que o cliente tire dúvidas simples de forma rápida e autônoma;
  • chatbot — emprego da inteligência artificial para esclarecer dúvidas dos clientes, interagir com a audiência, fortalecer a cultura da empresa e, principalmente, melhorar o atendimento e fazer novas conversões.

Como você pôde perceber, há vários meios de otimizar investimentos em redes sociais. É fundamental que você faça um planejamento e alinhe suas ações com as metas de Marketing. Invista em uma ferramenta integrada de mídias sociais, automatize suas campanhas e mensure os resultados constantemente.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos sobre vendas, atendimento, estratégias e relacionamento com o cliente!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi