Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

O que é OKR e como identificar resultados eficientes com ele?

Tudo o que você precisa saber e entender sobre essa metodologia de sucesso

O que é OKR e como identificar resultados eficientes com ele?

Sabe-se que o comprometimento com um objetivo pode ajudar a melhorar o desempenho dos colaboradores. Mais especificamente, estabelecer metas desafiadoras e específicas pode transformar o engajamento de todos.

Atualmente, várias empresas utilizam “Objetivos e Resultados-Chave” (OKRs) para tentar estabelecer metas ambiciosas e rastrear o progresso, ajudando a aumentar a produtividade das equipes internas.

Neste artigo, vamos revelar o que é OKR e mostrar como esse método pode ser eficiente para as empresas. Acompanhe!

O que é OKR?

OKR (Objetivos e Resultados-Chave) é uma metodologia de gerenciamento que liga o trabalho dos funcionários ao plano estratégico geral da empresa. Os objetivos referem-se a o que a empresa deseja alcançar.

Eles devem ser alinhados e apoiados pela organização, além de atraentes. Além disso, devem ser mensuráveis, limitados em número e ter um prazo.

Como funciona o OKR?

O OKR ajuda as organizações a se manterem alinhadas, conectando objetivos corporativos e pessoais a resultados mensuráveis. Esse é um método para definir metas, representado por duas características:

Estrutura

OKR é construído em torno de duas perguntas diferentes:

  • objetivo: aonde eu quero ir?
  • resultados-chave: como vou chegar lá?

O objetivo é a meta da empresa, equipe ou indivíduo, e os resultados-chave são os passos mensuráveis ​​necessários para atingir esse mesmo objetivo.

Essa estrutura é repetida do topo da organização para o indivíduo, o que cria uma interação em cascata de objetivos que unem um grupo de pessoas.

Filosofia

O OKR possui um sistema de crença único em torno do estabelecimento de metas que se distingue de outras metodologias de objetivos. Veja:

  • ambicioso: os objetivos são definidos além do limite do que parece ser possível;
  • mensurável: os principais resultados estão ligados a marcos tangíveis;
  • transparente: OKRs são visíveis em toda a organização, do CEO até o estagiário;
  • desempenho: OKRs não são sinônimo de avaliações de desempenho dos funcionários;

Como o OKR pode ajudar as empresas?

Mantendo a empresa alinhada

O OKR conecta o desempenho individual e da equipe aos objetivos da empresa como um todo, de modo que a gestão sabe que todos estão se movendo na mesma direção.

Focando no que importa

O modelo OKR recomenda de 3 a 5 objetivos para cada nível de uma organização, o que obriga as empresas e funcionários a priorizarem as metas que terão maior impacto para todos.

Aumentando a transparência

O OKR faz com que uma organização tenha uma cultura transparente, pois todos sabem como cada equipe e indivíduo planejam cumprir seus objetivos.

Capacitando as equipes

A maior visibilidade em razão do OKR dá a todos um contexto de que precisam evoluir e se preparar para alcançar os objetivos determinados, demandando que gestores capacitem suas equipes.

É possível ter sucesso com a metodologia?

Várias empresas obtiveram sucesso implementando a metodologia OKR. Para enfatizar melhor, apresentaremos como a Locaweb melhorou a sua produtividade mudando a cultura interna por meio do OKR. Veja abaixo:

Locaweb

A Locaweb hospeda cerca de 23% dos domínios brasileiros, sendo líder do setor no mercado nacional. Desde 2012, ela trabalha com roadmaps (ferramenta para gestão de produtos) para definir os objetivos estratégicos da empresa.

Em 2015 os gestores tiveram conhecimento sobre o OKR, e, inicialmente, resolveram utilizar a ferramenta junto dos roadmaps. Como o OKR não foca em “o que fazer”, mas sim nos objetivos, os representantes da empresa perceberam uma evolução geral no trabalho.

A partir disso, a metodologia foi alterada e o OKR se tornou o principal instrumento de discussão e direcionamento das equipes. Os colaboradores deixaram de ser meros cumpridores de tarefas, o que resultou em um trabalho mais coeso e eficaz.

Agora que você já sabe o que é OKR e como ele pode ajudar a sua empresa, basta dar o primeiro passo e implementar o método na rotina de trabalho.

Gostou do artigo? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais?

Publicado em 9 de abril de 2018

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi