
Acompanhar o que se fala sobre a sua empresa nas redes sociais é fundamental. Por meio delas, é possível descobrir tendências, encontrar novas oportunidades de negócio e, ainda, detectar possíveis crises de imagem antes que ganhem repercussão.
Contudo, é preciso saber como monitorar as redes sociais de maneira correta, afinal, existem diversas métricas e dados disponíveis para serem avaliados, mas nem todos podem ser realmente relevantes para o seu objetivo, como as métricas de vaidade, por exemplo.
No post de hoje, abordaremos as principais formas de se monitorar as redes sociais de uma empresa, qual a sua importância e daremos algumas dicas de como fazê-lo. Confira!
Por que monitorar as redes sociais?
O monitoramento constante traz diversos benefícios para a empresa, porém, somente ele não é garantia de sucesso. Além de monitorar, é preciso ter uma gestão completa dessas redes sociais e nunca deixar um cliente sem resposta.
Atualmente, existem diversas ferramentas e softwares capazes de realizar o acompanhamento de menções e de desempenho de campanhas de marketing nas redes sociais. Porém, com as novas mudanças na política de privacidade do Facebook e do Instagram, muitas acabaram perdendo sua utilidade.
Mas mantenha a calma! Esse não é o fim das redes sociais e das possibilidades de monitoramento de sua marca nelas. No Instagram, por exemplo, ainda é possível monitorar informações importantes, como a geolocalização dos usuários e o uso de hashtags.
É preciso ter em mente que as redes sociais estão se tornando um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seus clientes.
Qual a importância de monitorar as estratégias de marketing?
Ao investir em estratégias de marketing nas redes sociais, o monitoramento de marca ganha uma importância maior ainda, afinal, é por meio dele que você poderá avaliar o desempenho de cada ação e calcular o retorno delas para a empresa.
Sem esse monitoramento, todo o investimento perderá sua relevância e passará a ser visto como um gasto por seus gestores, e não como algo que valeu a pena. Por meio dessa estratégia será possível identificar o perfil de seu público e saber quais foram as ações que trouxeram os melhores resultados.
Como monitorar as redes sociais?
Agora que você já sabe a importância que essa ação tem, veja algumas dicas para realizar um monitoramento de redes sociais:
1. Use ferramentas de mensuração
A adoção de ferramentas de mensuração, como o Easy To Talk e o Easy To Listen da Hi Platform, é fundamental para quem deseja acompanhar as diversas métricas de cada rede e realizar análise de desempenho que indiquem novos rumos a empresa.
2. Responda a feedbacks de clientes
Não há nada pior do que ser ignorado, não é mesmo? Com os seus seguidores e demais usuários das redes sociais funciona da mesma forma. Nunca deixe uma pessoa sem resposta e interaja constantemente com a audiência.
3. Monitore menções à marca
Perder uma menção em um assunto polêmico, por exemplo, pode render muita dor de cabeça para uma empresa e a única maneira de evitar essa situação é realizando um monitoramento constante sobre o que é dito a respeito dela nas redes sociais.
4. Mensure os resultados
De nada adianta ter uma infinidade de dados, se você não for capaz de analisar todos eles e retirar informações relevantes. Uma análise bem feita pode prever tendências e ajudar a evitar crises, então dedique uma parte do tempo para isso.
Saber como monitorar as redes sociais e compreender a sua importância na qualidade dos resultados das campanhas de marketing é fundamental para que qualquer empresa possa ter uma imagem cada vez mais positiva.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!