Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

4 dicas de como monitorar as redes sociais de sua empresa

Monitorar as redes sociais de sua empresa é fundamental para descobrir tendências e evitar possíveis crises.

4 dicas de como monitorar as redes sociais de sua empresa

 

Acompanhar o que se fala sobre a sua empresa nas redes sociais é fundamental. Por meio delas, é possível descobrir tendências, encontrar novas oportunidades de negócio e, ainda, detectar possíveis crises de imagem antes que ganhem repercussão.

Contudo, é preciso saber como monitorar as redes sociais de maneira correta, afinal, existem diversas métricas e dados disponíveis para serem avaliados, mas nem todos podem ser realmente relevantes para o seu objetivo, como as métricas de vaidade, por exemplo.

No post de hoje, abordaremos as principais formas de se monitorar as redes sociais de uma empresa, qual a sua importância e daremos algumas dicas de como fazê-lo. Confira!

Por que monitorar as redes sociais?

O monitoramento constante traz diversos benefícios para a empresa, porém, somente ele não é garantia de sucesso. Além de monitorar, é preciso ter uma gestão completa dessas redes sociais e nunca deixar um cliente sem resposta.

Atualmente, existem diversas ferramentas e softwares capazes de realizar o acompanhamento de menções e de desempenho de campanhas de marketing nas redes sociais. Porém, com as novas mudanças na política de privacidade do Facebook e do Instagram, muitas acabaram perdendo sua utilidade.

Mas mantenha a calma! Esse não é o fim das redes sociais e das possibilidades de monitoramento de sua marca nelas. No Instagram, por exemplo, ainda é possível monitorar informações importantes, como a geolocalização dos usuários e o uso de hashtags.

É preciso ter em mente que as redes sociais estão se tornando um dos principais canais de comunicação entre as empresas e seus clientes.

Qual a importância de monitorar as estratégias de marketing?

Ao investir em estratégias de marketing nas redes sociais, o monitoramento de marca ganha uma importância maior ainda, afinal, é por meio dele que você poderá avaliar o desempenho de cada ação e calcular o retorno delas para a empresa.

Sem esse monitoramento, todo o investimento perderá sua relevância e passará a ser visto como um gasto por seus gestores, e não como algo que valeu a pena. Por meio dessa estratégia será possível identificar o perfil de seu público e saber quais foram as ações que trouxeram os melhores resultados.

Como monitorar as redes sociais?

Agora que você já sabe a importância que essa ação tem, veja algumas dicas para realizar um monitoramento de redes sociais:

1. Use ferramentas de mensuração

A adoção de ferramentas de mensuração, como o Easy To Talk e o Easy To Listen da Hi Platform, é fundamental para quem deseja acompanhar as diversas métricas de cada rede e realizar análise de desempenho que indiquem novos rumos a empresa.

2. Responda a feedbacks de clientes

Não há nada pior do que ser ignorado, não é mesmo? Com os seus seguidores e demais usuários das redes sociais funciona da mesma forma. Nunca deixe uma pessoa sem resposta e interaja constantemente com a audiência.

3. Monitore menções à marca

Perder uma menção em um assunto polêmico, por exemplo, pode render muita dor de cabeça para uma empresa e a única maneira de evitar essa situação é realizando um monitoramento constante sobre o que é dito a respeito dela nas redes sociais.

4. Mensure os resultados

De nada adianta ter uma infinidade de dados, se você não for capaz de analisar todos eles e retirar informações relevantes. Uma análise bem feita pode prever tendências e ajudar a evitar crises, então dedique uma parte do tempo para isso.

Saber como monitorar as redes sociais e compreender a sua importância na qualidade dos resultados das campanhas de marketing é fundamental para que qualquer empresa possa ter uma imagem cada vez mais positiva.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi