Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Monitoramento de redes sociais: o que é importante acompanhar?

Fazer o monitoramento de redes sociais não é uma tarefa tão simples como muitos imaginam. Se você deseja alcançar o sucesso nesse segmento, é preciso conhecer o consumidor, a empresa e o mercado a fundo.

Monitoramento de redes sociais: o que é importante acompanhar?

 

Realizar o monitoramento de redes sociais é fundamental para tentar garantir o sucesso de uma estratégia de Marketing digital. Afinal, se você não acompanhar o que estão falando sobre você e como está seu engajamento, será impossível identificar melhorias e pontos que merecem sua atenção.

Com tantas métricas, o que realmente precisa ser acompanhado? Essa é uma questão muito particular, pois tudo depende de uma série de fatores. Neste post, vamos abordar alguns pontos que você precisa acompanhar. Confira!

Quais são as métricas mais adequadas para o negócio?

Identificar quais são as métricas adequadas dependerá dos objetivos traçados no planejamento estratégico de Marketing digital. Se o objetivo é ganhar visibilidade, o volume de curtidas e de engajamento é uma opção.

Agora, se o objetivo é promover um produto de um e-commerce, o volume de cliques que levam a ele pode ser mais interessante. Por essa razão, é importante compreender quais são os objetivos de cada ação ou campanha.

Se você está em dúvida, volte ao planejamento e entenda as razões de cada ação, o público-alvo e a mensagem a ser transmitida. Ao fazer essa análise, você vai conseguir definir as métricas mais interessantes para a empresa.

O que é preciso monitorar?

Mas, afinal, o que não pode ficar de fora do monitoramento de redes sociais? Apesar de não existir uma receita pronta a ser seguida, existem alguns pontos que precisam ser acompanhados, independentemente de seus objetivos.

Monitore as menções à empresa

É interessante estar atento a tudo que está ligado ao nome da empresa, logo, monitorar as menções à ela é parte fundamental e estratégica desse processo. Por meio do monitoramento, é possível identificar oportunidades e ameaças enquanto ainda estão pequenas.

Pior do que um comentário negativo é a empresa não se posicionar quanto a ele. Jamais deixe uma pessoa sem resposta, pois isso demonstra total desinteresse por sua queixa ou elogio, o que poderá comprometer a imagem da empresa.

Ao monitorar as menções à empresa, você evitará uma série de problemas e ainda promoverá o engajamento com seus seguidores. Além disso, é uma excelente oportunidade para humanizar a marca e converter detratores em seguidores fiéis.

Monitore os concorrentes

Se você acha que o que o concorrente faz é problema dele, está na hora de se atualizar. Observar os conteúdos e o modo como cada um deles administra sua página é uma excelente forma de encontrar novas oportunidades e aprender com os erros deles, sem ter que cometê-los.

Identifique quais são as temáticas de conteúdo e o formato que trazem mais resultados e tente adotá-los em sua página. Mas lembre-se que é preciso adaptá-los às necessidades e realidade da empresa. Do contrário, você poderá ser considerado um copiador.

Monitore o consumidor e o mercado

Além de acompanhar o que está sendo feito por seus concorrentes, é preciso acompanhar o mercado como um todo. Assim, você poderá identificar novas tendências e até mesmo inovar em seu segmento de atuação.

Outro ponto fundamental é monitorar e compreender o comportamento de seus consumidores. É comum que eles oscilem de um lado para outro repentinamente e a empresa precisa acompanhar essa constante mutação.

Estratégias que funcionam e são bem-vistas hoje podem se tornar algo inaceitável amanhã. Então, utilize informações em tempo real para direcionar os esforços da empresa nessas redes.

Crie uma lista de hashtags a serem monitoradas

O volume de conteúdo gerado por seus seguidores é gigante e cresce a cada segundo. Por isso, é preciso estabelecer alguns parâmetros do que deverá ser monitorado. Para isso, você poderá utilizar uma lista com as hashtags mais relevantes para a empresa.

Busque por termos relacionados à empresa ou ao segmento de mercado e liste-os. Desse modo, você poderá rastrear pensamentos e sentimentos relacionados a ela e, sempre que preciso, atuar sobre eles a fim de garantir uma boa imagem.

Como acompanhar essas métricas?

Só as métricas citadas acima geram um volume gigantesco de dados, agora imagine adicionar à lista mais alguns itens! Seria praticamente impossível acompanhá-las em tempo real sem a ajuda de algum software específico, certo?

Atualmente, existe no mercado uma infinidade de opções para todos os gostos, necessidades e bolsos. Contudo, investir em uma ferramenta que não seja tão completa pode atrapalhar mais do que ajudar.

O HiMonitor da Hi Plataform, por exemplo, é uma boa pedida, pois por meio dele é possível identificar o sentimento das pessoas em relação à sua marca, prever tendências de mercado, acompanhar as reações dos seguidores e entender a fundo quem são eles.

Mas de nada adianta investir em ferramentas de monitoramento se o analista responsável não tiver as habilidades necessárias para interpretar os dados de maneira correta e extrair insights e oportunidades.

O que são métricas de vaidade?

É muito comum encontrar relatórios de social media em que o volume de curtidas em uma foto “bonitinha” é o principal indicador de sucesso. É claro que ele é um dado interessante, contudo, pouco diz sobre os resultados da empresa com uma ação.

Curtidas, comentário, reações e compartilhamentos podem se tornar uma métrica de vaidade sempre que o objetivo principal for apenas indicar um número. Por isso, tenha muito cuidado ao utilizá-los em seus relatórios.

Para ser uma métrica relevante, ela precisa estar atrelada a um objetivo claro. Se o objetivo é ganhar projeção nas redes sociais, o volume de curtidas pode, sim, ser relevante.

Mas se o objetivo for promover a interação a fim de humanizar a marca, comentários (desde que pertinentes) e compartilhamentos podem ser utilizados como uma métrica de avaliação. Como dissemos, é preciso atrelá-los a um objetivo.

Realizar o monitoramento de redes sociais não é uma tarefa simples como muitos pensam. Porém, com a ajuda das ferramentas certas e da identificação de métricas pertinentes, não há dúvidas de que suas ações ou campanhas serão um sucesso!

Tem interesse pelo assunto e quer saber mais sobre como fazê-lo da maneira correta? Aproveite para baixar o nosso e-book sobre como obter insights por meio do monitoramento das redes sociais e adquira ainda mais conhecimento!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi