Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Monitoramento é aliado na identificação e relacionamento com o seu público

Monitoramento é aliado na identificação e relacionamento com o seu público

Em outros tempos, quando precisava ou queria fazer pesquisa de mercado,  uma empresa precisava pensar em equipes que, pessoalmente ou por telefone, entrevistavam os consumidores. Hoje em dia, praticamente tudo e todos estão na internet.  E no ambiente das redes sociais, as pessoas compartilham todo tipo de informação, incluindo dados pessoais, de localização, interesses, hobbies, opiniões e intenções de compra, entre outros. Assim,  o monitoramento das mídias digitais ajuda não só a conhecer melhor o seu público, mas também a perceber quando há necessidade de ajustar a maneira de se comunicar com ele  – e proceder ao ajuste.

O monitoramento atento e proativo permite, por exemplo, que se perceba uma necessidade nova do consumidor e já se pense em uma ação, produto ou programa que possa atender essa nova necessidade.  Possibilita, também, que se detecte momento de oportunidade: em determinada região, há  demanda por um tipo de serviço que você oferece e com vantagens em relação ao mercado da região: planeje ações para que o público daquele local saiba disso.

Boas ferramentas de monitoramento nas mãos de uma equipe capacitada e proativa ajudam no trabalho de coletar as informações espontâneas a respeito de como o público se comporta, o que ele busca, o que compartilha, recomenda ou rejeita. E mesmo aí o monitoramento será muito útil: auxiliando a identificar os motivos da rejeição ou do insucesso, propicia que se possa corrigir os rumos.

Monitoramento e comunicação

A comunicação com o seu público é outro fator que pode ser fortemente beneficiado com o monitoramento eficiente e cuidadoso das mídias sociais. Afinal, não adianta ter um discurso um pouco mais formal  se o seu público é formado majoritariamente por pessoas mais jovens e com um perfil mais ‘descolado’ – sua mensagem simplesmente não vai ter efeito.  Mas se, a partir do monitoramento, você identifica o público mais afeito e afinado com o seu negócio, também consegue perceber e falar a linguagem que ele usa. E, assim, sua comunicação será muito mais eficaz indo ao encontro de quem está ou pode estar interessado no que você tem a dizer e a oferecer.

Portanto, a abundância de informações disponíveis hoje nas redes sociais constitui um material muito rico e que traz uma série de dados relevantes para o seu negócio. Com o monitoramento adequado e a análise correta, com as métricas que melhor atendem aos seus objetivos, estas informações contribuem para tornar mais assertivas as decisões tomadas pelas empresas.  O cuidadoso monitoramento das mídias sociais possibilita, ainda, que se analise o mercado de forma mais rápida, agilizando as decisões e o planejamento de estratégias para ganhar (ou recuperar) a atenção do consumidor.

Além do comportamento do consumidor, o monitoramento também possibilita verificar  e medir o desempenho do seu negócio nas mídias sociais. As pessoas falam sobre a sua empresa, produto ou serviço? Quem fala? O que essas pessoas dizem? Daí surgem oportunidades como descobrir  consumidores que, espontaneamente, falam bem da sua empresa – os “brand lovers”- ou, pelo contrário, consumidores insatisfeitos e suas reclamações. O detalhe é que os insights proporcionados pelo monitoramento e análises corretas dos dados permitem, inclusive, que você trace ações para transformar os “reclamões”, também, em consumidores satisfeitos e que vão falar bem do seu negócio.

Publicado em 29 de junho de 2016

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi