Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Marketing Omnichannel: saiba mais sobre esse conceito

O Marketing voltado para as grandes massas não é mais tão eficiente, agora é a vez do Marketing Omnichannel entrar em cena!

Marketing Omnichannel: saiba mais sobre esse conceito

 

Atualmente, os clientes se movem muito rapidamente entre experiências online e offline. Eles são mais independentes e informados, usam vários canais e dispositivos para buscarem aquilo que precisam e gostam de ter uma experiência de compra personalizada.

Diante dessa realidade, atingir esse novo perfil de consumidor pode não ser tão simples. As estratégias de Marketing Omnichannel (“todos os canais” em tradução literal) precisam quebrar o conceito que separa o mundo físico do virtual para conseguir personalizar a experiência do cliente.

Parece complicado entender qual é a função do Marketing Omnichannel na prática? Então continue sua leitura e saiba mais!

O que é Marketing Omnichannel?

Um dos principais objetivos do Marketing Omnichannel é criar uma experiência de compra mais abrangente e integrada para os consumidores em todos os canais de atendimento de uma empresa, sejam eles físicos ou online.

O cliente pode começar a interagir com a empresa em um canal e a qualquer momento mudar para outro que achar mais conveniente —, e cabe ao Marketing Omnichannel fazer com que essa experiência seja fluida e mais simplificada possível.

Por exemplo, em uma loja cheia durante uma liquidação, o consumidor pode verificar no seu celular se o produto que ele tem interesse está disponível, pesquisar o valor, efetuar a compra com um vendedor e escolher a entrega delivery.

Parece simples, não é mesmo? Mas não é só isso. Cabe ao profissional de Marketing criar um estreitamento entre os canais da empresa: redes sociais, loja virtual, loja física, PDVs, aplicativos, e-mails, entre outros. Todos com dados atualizados e sincronizados para melhorar a jornada de compra do cliente.

As estratégias do Marketing Omnichannel devem impulsionar o relacionamento pleno e efetivo do cliente com a marca, de maneira que o leve até o ponto de conversão. No entanto, o que entra em jogo no Marketing Omnichannel não é somente a criação dessa integração de canais com objetivo de vender. É também necessário compreender as dúvidas e desejos dos clientes para oferecer experiências diferenciadas.

Quais são os benefícios do Marketing Omnichannel?

Entender o Marketing Omnichannel e criar estratégias que abordem esse conceito é vital para a sobrevivência de qualquer empresa no mundo atual, cada vez mais competitivo e inovador. Ainda mais em um mercado em que a experiência que o cliente tem com a marca pode ser mais importante para ele do que o preço ou produto.

Ao alcançar os seus clientes em todos os pontos de contato de maneira unificada, individualizada e personalizada, o Marketing Omnichannel simplifica o processo de compras e colabora com o aumento do volume de conversão.

Além disso, a qualidade no atendimento é um dos grandes diferenciais de muitas empresas. Quando todas as suas informações estão organizadas e os processos e canais automatizados e integrados, a produtividade dos colaboradores aumenta e a satisfação do cliente também.

Como aplicar o Marketing Omnichannel na prática?

Segmente o seu público-alvo

Segmentar o seu público-alvo será importante para você saber de onde ele vem, como se comporta, o que pensa, qual o potencial de compra, preferências, necessidades, hábitos, perfil social, dados demográficos, entre outros.

Com a automação de Marketing, por exemplo, você vai coletar esses dados facilmente e ‘peneirá-los’ para criar suas personas. Assim, é possível descobrir quais estratégias podem ser desenvolvidas para potencializar a jornada do cliente em todos os canais disponibilizados na empresa.

Integre os canais da empresa

A partir do momento que se tem uma persona, a equipe de Marketing passa a ter uma bússola para se orientar e criar estratégias para que cada canal de venda dialogue um com o outro de maneira coerente e concisa.

O Marketing Omnichannel vai retirar as lacunas do processo de vendas e unificar as informações entre os colaboradores da sua equipe e os vários canais da empresa. Assim, o usuário não vai perceber diferenças de experiência entre o meio online e offline.

Crie, teste e avalie suas estratégias Omnichannel

A melhor forma de compreender se a sua empresa está preparada para implantar o Omnichannel é fazer testes e avaliá-los.

Encontre pessoas que tenham características parecidas com a sua persona e peça que teste o sistema que você acabou de implantar. Simule o processo de compra em todos os canais e verifique se, realmente, a integração está perfeita.

Outra estratégia é pesquisar e perguntar ao cliente como foi a sua experiência de compra. Pode ser uma conversa informal e descontraída, de forma que ele fale o que sentiu ao interagir com os seus canais de vendas.

Com isso você vai descobrir se:

  • o cliente encontrou o produto que precisava no canal escolhido;
  • os colaboradores prestaram um bom atendimento;
  • a experiência de compra causou encantamento;
  • o cliente compraria novamente com você;
  • recomendaria o seu serviço ou produto a um amigo.

Esse simples feedback vai servir para verificar a qualidade dos canais de vendas e atestar se eles estão falando a mesma língua.

Além do mais, avaliar o funcionamento da integração dos canais de vendas é a forma mais simples de diminuir falhas e eliminar possíveis riscos antes de se lançar no mercado como uma empresa Omnichannel. É bem mais fácil mudar a estratégia antes do que depois de começar as vendas diretas ao consumidor.

Quais são os desafios do Marketing Omnichannel?

Transformar a sua ideia de negócio em Omnichannel pode ser o seu maior desafio. Com a grande variedade de canais de Marketing e vendas atualmente (celulares, sites, redes sociais, e-mail Marketing, entre outros) é preciso buscar no mercado uma plataforma que possa fazer a unificação de todos eles para oferecer aos clientes uma experiência de atendimento automatizada.

Os profissionais de Marketing também precisam ter uma visão holística sobre a jornada do consumidor nos vários pontos de contato para promover campanhas mais eficientes e que contemplem os envolvidos no ciclo de compra e venda.

Outro desafio para o Marketing Omnichannel é a necessidade de monitorar a grande quantidade de dados vindas de várias fontes, como informações de clientes, estoque de produtos, serviços, segurança, entre outros.

Até porque essa quantidade de dados cresce de forma contínua, por isso é preciso ter um sistema de gerenciamento que possa coletar, armazenar e gerenciar essa infinidade de informações e dar respostas em tempo real para clientes e colaboradores.

Pode ser um desafio implantar o Marketing Omnichannel no seu negócio, mas trata-se de um processo que não se faz sozinho. Todo esse trabalho pode ser reduzido com a ajuda de especialistas e de uma boa plataforma capaz de unificar o atendimento ao cliente e facilitar o diálogo entre sua marca e o consumidor.

Quer saber mais sobre a estratégia de Marketing Omnichannel? Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer pela sua empresa agora!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi