Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Lei do SAC: saiba por quê empresas precisam atender em tempo integral

Tecnologia e inovação para adequar-se às Leis de atendimento são os melhores aliados para uma operação moderna e conectada. Descubra como adotar essa estratégia!

Lei do SAC: saiba por quê empresas precisam atender em tempo integral

Em um cenário onde a concorrência entre os mercados está cada vez mais acirrada, é essencial que as empresas busquem redobrar sua atenção aos clientes e potencializar o atendimento, tornando esse setor um diferencial competitivo. Neste artigo vamos falar sobre aspectos do decreto 6.523/2008, a Lei dos Serviços de Atendimento ao Consumidor e como as empresas precisam de adequar ao atendimento integral.

Quando nos deparamos com os serviços de atendimento ao cliente ( SAC’s ), onde os consumidores podem conversar com um atendente a fim de solucionar algum tipo de indagação sobre o serviço ou produto que adquiriu, nos vemos em torno de questões que são corriqueiras, mas não deveriam: “desligamento” da ligação em sua fase inicial; demora no atendimento; ou pior, nem mesmo estar disponíveis para atendimento.

De acordo com o decreto 6.523/2008, a Lei dos Serviços de Atendimento ao Consumidor, bancos, administradoras de cartão de crédito, planos de saúde, empresas de transporte aéreo e terrestre, serviços de telecomunicações e concessionárias de serviços públicos, como energia e água, devem ter SAC’s funcionando 24 horas, todos os dias.

Diversas empresas, por exemplo o Nubank, a Natura, a Netflix, e o Uber,  estão diversificando seu atendimento, ejá têm disponibilizado o atendimento omnichannel ou SAC 3.0 em suas operações. Esse movimento propõe o uso da tecnologia para oferecer assistência personalizada, automatizada e em sincronia com todos os canais de relacionamento, ou seja: apresentar formas do cliente obter atendimento e conseguir resolver seu problema independentemente do dia e horário de contato.

Afinal, uma marca engajada com a experiência que deseja proporcionar ao seu cliente busca suprir as necessidades dos consumidores 24h por dia ou dentro do máximo de tempo possível.

Uma questão assegurada pela Lei é a garantia de atendimento em 60 segundos, que obriga as empresas a atender ligações em até 1 minuto.

Em situações emergências, relacionadas a bancos e empresas fornecedoras de energia elétrica, por exemplo, possuem precedente na elasticidade do prazo, como a interrupção da energia. Mas no geral, este prazo deve ser a principal referência para essas empresas.

A Lei como aliada do seu atendimento

Partindo dessa interação cada vez mais rápida, o mercado se depara com a necessidade de fornecer meios que melhorem o diálogo com o cliente, assim tornando a prestação de serviços mais eficiente e de qualidade.

Olhe para seu atendimento com muita atenção, é de lá que podem sair ótimos insights para sua marca e operação. Além disso, você pode virar referência em atendimento, algo muito importante em tempos de comunicação digital e consumidor ultra conectado.

Se você curtiu este texto, entre em contato com a gente para explicarmos tudo que você precisa saber para implementar recursos de atendimento agora mesmo na sua empresa!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi