Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

KPIs: o que são e para que servem os indicadores de marketing?

Conheça as métricas mais importantes para alcançar total domínio e controle da performance do seu negócio

KPIs: o que são e para que servem os indicadores de marketing?

Ainda que alguns gestores não tenham total consciência do assunto, trabalhar com indicadores de marketing aumenta consideravelmente as chances de sucesso de qualquer estratégia. Os indicadores-chave de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs) apontam o caminho para um planejamento bem-sucedido.

Ao utilizar KPIs, o gestor não está se apoiando em suposições, mas sim em números concretos e reais. Para que você entenda melhor esse processo, este post fala sobre o que são KPIs, qual a sua importância e, no final, apresenta exemplos. Acompanhe!

O que são os indicadores de marketing?

Os KPIs são valores centrais que medem o desempenho dos processos. Eles permitem fazer um acompanhamento do nível de desempenho estratégico das empresas, o que ajuda a atingir um gerenciamento mais completo e assertivo.

Por que é importante se guiar pelos KPIs?

Por incrível que pareça, mesmo com um mercado tão volátil e instável como atual, muitos gestores ainda usam suposições como base para montar estratégias — atitude que não apenas demonstra amadorismo, mas é um grande perigo para o negócio.

Para evitar que situações assim aconteçam, os KPIs são fundamentais. Para ter sucesso é preciso considerar todas as possibilidades e é isso que os indicadores fazem: analisam e guiam a empresa pelo melhor caminho.

Entre as inúmeras vantagens que uma companhia pode ter ao adotar os indicadores de marketing, podem-se destacar:

  • facilidade de comunicação: cada setor pode ter conhecimento sobre seu desempenho;
  • objetividade: os KPIs indicam diretamente quais pontos precisam ser melhorados;
  • aumento da produtividade: quando sabem o que precisa ser aperfeiçoado, as equipes produzem melhor.

Quais os KPIs mais utilizados?

A escolha certa de KPIs apresenta muitas variáveis. A decisão deve ser analisada com base em pontos importantes, como o segmento da empresa, seu porte, seu objetivo específico e assim por diante.

Porém, existem os indicadores gerais: KPIs que podem ser utilizados por qualquer empresa, independentemente do setor de atuação. Apresentamos, a seguir, exemplos de indicadores que são frequentemente utilizados no mercado.

Taxa de conversão

Taxa de conversão é a porcentagem de leads convertidos em clientes. Os leads são pessoas ou empresas interessadas no negócio e que deixam seus dados de contato — geralmente em troca de algum brinde (conteúdo, trial de ferramentas, etc).

A taxa de conversão dá ao gestor uma ideia mais correta sobre o aproveitamento da estratégia inicial. Muitas vezes, o número de leads está alto, mas poucos estão se tornando clientes.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é o conjunto de fatores e investimentos que uma empresa usa para transformar um prospect em um consumidor real. Esse é um KPI essencial em qualquer negócio, pois traz à tona números muitas vezes mascarados pela aparência.

A medição do CAC é bem simples: todo investimento utilizado em marketing e vendas dividido pelo número de consumidores conquistados. Vale lembrar que, para uma medição correta, é preciso determinar um período de tempo.

Valor no ciclo de vida (Lifetime Value)

Esse é o KPI que mede o valor adicionado pelo consumidor no período em que ele se relacionou com a empresa. O Lifetime Value é importante para entender melhor os resultados apresentados pelo CAC.

Assim, é possível saber quanto foi gasto para adquirir “X” clientes e o quanto eles deram de retorno em um determinado período.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é o KPI que aponta o quanto a empresa está ganhando ou perdendo com cada investimento feito. Ele pode ser medido em diferentes situações: campanhas de marketing, treinamentos, aquisição de ferramentas e outros e é essencial para saber quais investimentos valem a pena e quais precisam ser otimizados.

Enfim, os indicadores de marketing são ferramentas que toda empresa precisa considerar em planejamentos e estratégias. Porém, é preciso primeiro entender quais são os pontos mais relevantes para o negócio antes de definir quais KPIs utilizar.

Como sua empresa tem utilizado os indicadores de marketing? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir mais sobre o assunto.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi