Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Investir em relacionamento auxilia na fidelização do cliente

Investir em relacionamento auxilia na fidelização do cliente

Muitos falam em relacionamento com o cliente, outros tantos confundem isso com atendimento, mas a verdade é que o marketing de relacionamento nada mais é do que todas as ações tomadas pela empresa como forma de criar e manter uma relação positiva com os consumidores.

Ações de relacionamento com o cliente visam estabelecer um vínculo de fidelidade entre os clientes e a empresa, oferecendo alguns benefícios para que este público se mantenha fiel aos seus serviços. Ou seja: a grande meta das ações do relacionamento no marketing digital é transformar clientes em fãs.

E como iniciar este processo?

O primeiro passo para que as suas estratégias de relacionamento por meio das mídias sociais deem resultado é construir um banco de dados que permaneça sempre atualizado com as informações dos clientes. Somente com isso organizado é que a empresa conseguirá criar campanhas personalizadas e investir na fidelização dos usuários.

A fidelização é um conceito chave no sucesso do seu plano de relacionamento, visto que ela está diretamente ligada a quanto a empresa conseguiu se aproximar do cliente de forma a compreender as necessidades e desejos dele e o quanto isso foi percebido em aumento de vendas, bem como ao reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrentes.

Programa de fidelização é uma ação a ser considerada

Conhecido seu banco de dados e seus principais clientes, é chegado o momento de desenvolver uma estratégia de marketing de relacionamento dirigido para o seu negócio. Para botar esta estratégia em prática, considere as informações do banco de dados. Além disso, pesquisas podem ser realizadas para identificar quais são as principais dificuldades, necessidades e desejos do seu público consumidor. Por meio deste apanhado de dados, é possível desenvolver uma estratégia bem definida e focada nos clientes mais importantes e responsáveis pelo maior faturamento da empresa. Neste aspecto, vale também usar a criatividade para surpreender esta categoria clientes.

Durante a criação de um programa de marketing de relacionamento – mais especificamente ações de fidelização de clientes –, é importante que se imagine ele funcionando. Como seria a sua implantação? O que ofereceria e como? Além disso, é preciso desenvolver critérios e regras para que o sistema funcione dentro de uma parametrização bem definida.

Não se esqueça da equipe

O atendimento ao cliente em mídias sociais não pode ser esquecido na hora de montar a sua estratégia de marketing de relacionamento. É muito importante lembrar que uma equipe deverá ser formada e treinada para atender os melhores clientes da empresa de forma diferenciada dos demais. Caso contrário, toda a estratégia poderá ir por água abaixo e não funcionar como deveria.

A equipe deve estar em sintonia com o planejamento da estratégia para que entendam a importância de cada etapa e o quanto isso é importante para a empresa. Precisam saber das necessidades dos clientes que irão atender, clientes esses que fazem parte de um programa único e exclusivo e é assim que devem se sentir.

Publicado em 19 de maio de 2016

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi