Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Integrando seu chatbot para uma operação de atendimento bem sucedida

Um processo de atendimento eficaz depende também das integrações com seu chatbot.

Integrando seu chatbot para uma operação de atendimento bem sucedida

 

Quando falamos em autoatendimento, um dos termos mais quentes do momento é integração. A própria nomenclatura já auxilia no entendimento do que essa função promete, mas vamos explicar melhor o que é e como isso será útil para o seu negócio.

Na área de atendimento ao consumidor da sua empresa, é comum um cliente entrar em contato para pedir informações relacionadas a conta dele ou fazer uma solicitação. A pessoa que recebe esse contato provavelmente vai acessar o sistema para encontrar esse cliente, pesquisar a informação ou até fazer o pedido. A integração fará a mesma coisa, mas entre dois sistemas e sem a necessidade de um humano. 

E essa interação entre dois sistemas ganha um potencial muito maior quando se trata de um chatbot se comunicando com o seu sistema e efetuando diversas funções que até então só um humano poderia fazer. Possibilitando assim, que o seu autoatendimento resolva problemas reais e não apenas tire dúvidas dos seus consumidores.

Certo, “entendi o que é essa tal de integração, mas o que eu preciso para ter isso também?” Tudo começa com uma API. Por motivos de segurança, não é qualquer um que pode acessar o seu CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, é por isso que você cria um login e uma senha para quando alguém precisar desse acesso para trabalhar. No caso da interação entre dois softwares, a API será esse login e senha, que terá o papel de funcionar como uma porta em que só quem tem a chave poderá acessar e efetuar as ações que você permitir.

Além de servir como uma porta, a API também terá a importante função de traduzir os dados, pois independente do tipo de linguagem utilizada para desenvolver o seu sistema, a API fará a tradução para uma linguagem em comum entre sistemas diferentes, permitindo uma troca de informação entre as tecnologias. É como se você viajasse para um país oriental e se comunicasse em inglês com os habitantes, por ser um idioma universal.

Muitos dos softwares mais famosos do mercado já dispõem de API’s que podem ser facilmente utlizadas. Mas, por outro lado, também é muito comum cada software desenvolver ou contratar o desenvolvimento da sua própria API.

Uma coisa é certa: com um chatbot integrado, os benefícios para a operação de atendimento da sua empresa são enormes. Esses benefícios, vão desde permitir que seu cliente consulte o status de pedido dele e resgate uma senha, até enviar um sinal para o satélite resetar a programação da TV a cabo que está fora do ar. Tudo isso sem a necessidade do precioso tempo de um profissional de atendimento, que poderá focar nos casos mais complexos e que realmente precisam de uma atenção especial.

O HiBot já está preparado para conectar a sua API de maneira muito prática e por meio de uma configuração em interface amigável. Isso facilita a implementação da função, que já tem cases de integração com grandes plataformas do mercado como RD Station e Vtex, além da possibilidade de colocar seu chatbot dentro do Facebook Messenger, do seu site ou qualquer outro aplicativo.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi