Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Inovação em atendimento ao cliente: saiba como adotar essa estratégia!

A inovação em atendimento ao cliente é uma necessidade no mundo. É o momento de fazer a tecnologia em comunicação uma aliada e não uma inimiga. Descubra como adotar essa estratégia.

Inovação em atendimento ao cliente: saiba como adotar essa estratégia!

 

A Transformação Digital é uma realidade que já acompanha nosso dia a dia. Hoje, em um mundo hiperconectado, a facilidade da comunicação tornou as relações pessoais, profissionais e de consumo muito mais rápidas e amplas. Logo, para manter essas relações e conseguir melhores conversões, é essencial às empresas investirem na inovação em atendimento ao cliente.

Inovação não é apenas a criação de novas tecnologias, embora esta seja uma parte muito importante desse desenvolvimento. Muitas vezes, inovar é repensar processos antigos para torná-los melhores, ágeis e eficazes. No caso do atendimento ao cliente, a inovação é o uso de ferramentas e técnicas que possam otimizar a experiência do consumidor.

Para as empresas, tratar a inovação em atendimento ao cliente como prioridade é um grande diferencial competitivo dentro de um mercado cada vez mais feroz. Por isso, o meio empresarial tem adotado essa estratégia como uma forma de conseguir engajamento e conversões com os clientes. Neste artigo, vamos apresentar os principais pontos para implementá-la no seu negócio. Boa leitura!

Mudança de mindset da empresa

O primeiro ponto essencial para tornar possível a inovação em atendimento ao cliente é uma mudança na cultura organizacional da empresa ou, como é comumente chamado, o mindset.

Esse conceito fala sobre como se organiza a forma de pensamento no paradigma empresarial. Parece complicado falando assim, mas é bem simples, na verdade. A lógica da empresa precisa mudar para aceitar e abraçar o uso dessas novas ferramentas da melhor forma possível.

Uma dessas mudanças de cultura é passar do pensamento analógico para o digital. Parece loucura falar isso em pleno século XXI, mas é ainda muito comum a desconfiança com a tecnologia, o que costuma levar a um retrabalho analógico imenso que só atrapalha o atendimento e produtividade.

A segunda mudança essencial é passar o foco das vendas do produto ou serviço para a experiência do cliente. Isso é especialmente importante em um setor estratégico quanto o atendimento ao consumidor. Apenas com essa mudança de perspectiva empresarial que a inovação poderá ter efeito.

Implementação de novas tecnologias

Como falamos, a inovação é tanto aprimorar processos e ferramentas já em uso com uma nova ideia sobre eles quanto a adoção planejada de novas tecnologias para otimizar, melhorar e agilizar o atendimento ao cliente.

A Transformação Digital nos trouxe uma imensa gama de tecnologias que afetaram permanentemente o modo como as empresas se relacionam com o consumidor. Mais que smartphones, tablets e a internet móvel, a nova cultura digital conta com a Inteligência Artificial, o Machine Learning (aprendizado de máquina), Big e Small Data, dentre outras.

O uso dessas novas tecnologias dentro de uma cultura digital focada na experiência do cliente é uma das grandes armas que a inovação em atendimento ao cliente tem a oferecer. Por isso, não caia no erro de acreditar que em time que está ganhando não se mexe. Nos negócios, é preciso melhorar o tempo todo.

Uso de chatbots

O uso de chatbots é uma tendência irreversível do mercado. Além de tornar o atendimento mais ágil para o cliente, os chatbots também diminuem os custos envolvidos na operação de SAC, resolvem problemas simples e alguns complexos sem a necessidade de interação humana e, aliados à Inteligência Artificial e ao Machine Learning, podem fornecer ao consumidor uma excelente experiência.

HiBot é uma das soluções que a Hi Platform tem para o seu negócio nesse setor. O atendimento passa a ser 24 horas por dia, em 7 dias por semana, ou seja, sua empresa está sempre disponível para atender melhor o público.

Integração de dados

Uma das formas de implementar a estratégia de inovação em atendimento ao cliente é promover a integração de dados sobre os clientes dentro de uma mesma plataforma. Assim, é possível analisá-los e entregar resultados para melhorar as estratégias e o trato direto com o consumidor.

Esse é o conceito de Big Data. Trata-se da armazenagem, processamento e análise de uma quantidade maciça de dados que fornece indicadores ou informações tratadas que ajudam na hora de lidar com o cliente.

No caso do Small Data, é quando se integra e lida com dados em um direcionamento muito mais específico. No caso do suporte ao cliente, o Small Data pode ser direcionamento ao consumidor que está sendo atendido, o que ajuda a encontrar soluções mais rápidas e personalizadas.

Atendimento multicanal

Uma grande inovação em atendimento ao cliente é o uso de múltiplos canais de suporte, também chamado de omnichannel. Mais que uma possibilidade, é uma necessidade de as empresas promoverem o atendimento por diversos canais de comunicação, seja do clássico atendimento por telefone, uso de chats no site e aplicativos ou mesmo direto pelas redes sociais da empresa.

Para que a empresa tenha um bom uso do omnichannel, inclusive como estratégia de Marketing, é importante ter uma plataforma de atendimento que possa integrá-los e possibilitar o trânsito de informações. Assim, o atendimento pode começar pelo chat do Facebook e continuar no atendimento por telefone sem que se percam as informações.

Hi Platform pode executar essa função de integração omnichannel e ainda colher dados que ajudem no próprio atendimento ou para melhorar as estratégias futuras.

Recursos mobile

O uso dos smartphones e tablets para realizar compras já superou o uso de computadores de mesa e notebooks, de acordo com a pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Por isso, é essencial que todas as empresas tenham sites responsivos, que sejam adequados às plataformas mobile.

Mais que isso, uma excelente forma de usar a inovação tecnológica é lançar o app da empresa, que pode servir para atendimento, programas de fidelidade e inclusive usar a gamificação como ferramenta de atração. Apps são uma ótima maneira de engajar clientes e uma das mais fortes tendências de mercado.

A inovação em atendimento ao cliente é um caminho sem volta. As empresas que ainda resistem ficarão para trás e perderão competitividade no acirrado mercado físico e virtual. Por isso, é importante fazer da tecnologia uma aliada do seu negócio, e não uma inimiga, ao usar a inovação como uma vantagem para sua empresa.

A Hi Platform oferece serviços integrados e importantes para otimizar e garantir um atendimento de excelência a todos os seus clientes. Confira nossas soluções mais de perto, entre em contato conosco!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi