Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Fortalecer relação com cliente: 5 ações que podem contribuir!

Saiba como criar vínculos com os seus clientes para divulgar a sua marca e gerar mais oportunidades de vendas.

Fortalecer relação com cliente: 5 ações que podem contribuir!

 

As atuais estratégias de Marketing não são úteis apenas para vender; elas também têm a função de fortalecer a relação com cliente, o que é muito importante para o sucesso de uma empresa.

Mais do que aumentar o faturamento, construir uma boa relação com os consumidores é essencial para a divulgação da sua marca, pois eles podem se transformar em ótimas ferramentas de publicidade, atuando como promotores e defensores do seu negócio.

Além disso, mantê-los sempre próximos e satisfeitos aumenta as chances de eles voltarem a comprar produtos ou contratar os serviços da sua empresa.

Pensando em todos os benefícios que podem ser gerados para o seu negócio, listamos 5 ações que contribuem para fortalecer relação com o cliente. Acompanhe!

1. Conheça o seu cliente

Para se conectar e se comunicar com uma pessoa, é preciso conhecê-la melhor, saber quais são os seus gostos, hábitos, profissão, entre outros aspectos fundamentais para criar algum tipo de ligação, não é verdade?

A mesma lógica se aplica à comunicação entre empresa e cliente. É essencial conhecer quem é o seu consumidor e o seu perfil como um todo para oferecer exatamente o que ele busca, e consequentemente, fortalecer o relacionamento entre vocês.

À medida que você mostra que se importa com os seus clientes, eles passam a sentir mais seguros para fazer negócios com a sua empresa e se tornam fiéis a sua marca — podendo, inclusive, indicá-la para outros consumidores.

Portanto, faça pesquisas de mercado, entreviste seus atuais e potenciais clientes e observe o comportamento e o perfil das pessoas que acessam o seu site e seguem a sua empresa nas redes sociais. Dessa forma, será possível identificar o perfil do seu público e desenvolver um bom relacionamento com ele.

2. Ofereça o conteúdo certo

Identificou o perfil do seu cliente? Então, o próximo passo para fortalecer a relação entre ele e a sua empresa é fornecer conteúdo qualificado, ou seja, informações que sejam relevantes para ele.

Mesmo que os consumidores não tenham a intenção inicial de comprar da sua marca, à medida que eles encontram conteúdos detalhados sobre os seus produtos e outras informações importantes que podem ajudá-los a tomar uma decisão de compra acertada, as chances de eles escolherem a sua empresa em detrimento dos concorrentes são bem maiores.

Por isso, tendo como base os interesses dos seus potenciais clientes, produza conteúdo para redes sociais e blog, envie e-mail Marketing e faça vídeos para apresentar ou tirar dúvidas sobre os seus produtos ou serviços e sobre temas relacionados a eles.

Dessa forma, você conseguirá estabelecer uma comunicação direcionada e fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente.

3. Escolha os canais de comunicação adequados

Hoje existem diversos meios de comunicação que você pode utilizar para se conectar com os seus clientes. Alguns dos mais utilizados são redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, e-mail e aplicativos — mas isso não significa que todos eles sejam relevantes para a sua empresa.

Identifique os hábitos de comunicação dos seus clientes, as redes sociais em que eles estão presentes, se utilizam e-mail, chats, entre outros canais de atendimento e relacionamento.

Assim, você poderá definir em quais deles a sua empresa deve atuar para encontrar potenciais clientes, trabalhar o engajamento e fortalecer o vínculo entre vocês.

Não se esqueça de que é preciso personalizar a comunicação de acordo com o canal, já que alguns viabilizam publicações em vários formatos, enquanto outros são ideais para trabalhar apenas com imagens, por exemplo. Portanto, analise as particularidades dos canais para desenvolver conteúdos adequados a cada um deles.

4. Mantenha uma comunicação regular

Não importa se o cliente já comprou da sua empresa ou se o consumidor entrou em contato, mas não chegou até o final da jornada de compra; é muito importante manter uma comunicação regular com o seu público.

Ao estar sempre em contato com o seu potencial cliente, você torna a sua empresa mais confiável. Além disso, a comunicação regular evita que o público se esqueça da sua marca. Dessa forma, em uma próxima oportunidade de compra, ela estará entre as primeiras opções do consumidor.

Por isso, levando em consideração a segmentação dos seus clientes e em que estágio eles estão do funil de vendas, elabore um planejamento para enviar conteúdos por e-mail, fazer uma ligação ou direcionar um anúncio da sua empresa.

Trabalhe com datas comemorativas comerciais, aniversários dos clientes, promoções especiais, entre outras que poderão se tornar uma oportunidade de contato.

5. Organize eventos

Os eventos são ótimas oportunidades para conhecer ainda mais os seus clientes, gerar mais oportunidades de negócio e fortalecer o relacionamento entre eles e a sua empresa.

Quando você organiza esses eventos e convida um certo grupo de clientes, você transmite uma imagem mais humanizada da sua empresa, o que gera uma percepção mais positiva e ajuda a fortalecer ainda mais a relação com o público.

É interessante promover eventos para que os consumidores conheçam seus produtos, oferecer palestras sobre temas relacionados ao seu negócio e que sejam do interesse deles, organizar coquetéis para anunciar novidades da marca, entre outras estratégias.

Os eventos devem ser sempre organizados de forma segmentada para grupos de clientes. Os consumidores mais fiéis a sua marca, por exemplo, se sentirão ainda mais especiais se forem convidados para um evento exclusivo, tornando-os ainda mais próximos da sua marca.

Não se esqueça de cuidar do pós-venda para estabelecer uma relação mais forte com os seus clientes, já que eles serão grandes divulgadores da sua empresa. Não é porque você conseguiu fazer a venda que deve deixar esse cliente de lado.

Quando eles passam por uma experiência positiva e ficam satisfeitos com os seus produtos, serviços e atendimento, são grandes as chances de indicarem a sua empresa para outros consumidores, contribuindo para a captação de clientes e ganho de credibilidade — valor fundamental em um mercado tão competitivo.

Por isso, sempre entre em contato para coletar feedbacks, ofereça produtos complementares como uma estratégia de cross-selling, descontos para próximas compras ou crie um programa de fidelidade.

Gostou das nossas dicas sobre como fortalecer relação com cliente? Siga a Hi Platform no Facebook, InstagramLinkedIn e Twitter para receber outros conteúdos relevantes para o seu negócio!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi