Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Foco no consumidor: entenda por que o HiBot proporciona a melhor experiência!

Diante de um novo consumidor, mais exigente e conectado, saiba como o chatbot proporciona uma experiência positiva e mantém uma relação próxima!

Foco no consumidor: entenda por que o HiBot proporciona a melhor experiência!

 

Como consumidores em plena transformação digital, todos nós nos tornamos mais exigentes na hora de comprar um produto ou serviço, não é mesmo? Por isso, a experiência de compra atrelada ao atendimento de qualidade podem manter uma marca à frente das outras, gerando uma percepção de valor positiva e saudável.  

Hoje o foco não é apenas o produto ou serviço entregue: a experiência do consumidor é um fator muito considerado dentro das operações de atendimento. Aliada à essa experiência, a Inteligência Artificial ganhou seu espaço e hoje facilita o caminho rumo à satisfação do consumidor.

Neste artigo, explicamos os motivos que fazem do chatbot uma grande ferramenta quando o assunto é proporcionar a melhor a experiência para o seu cliente. Continue com a gente!

O centro das atenções é o consumidor

O consumidor é o protagonista da era digital. Ele possui as informações na palma da mão, compartilha suas opiniões, expõe sua insatisfação e pode escolher entre uma vasta gama de opções para cada produto ou serviço que deseja. Ele tem o poder de decisão e as empresas precisam se adequar a esse comportamento.  

De acordo com Renato Marcondes, Executivo da SAP Hybris Brasil, o consumidor (suas necessidades e desejos) deve ser o centro de todas as estratégias de uma empresa.

De que forma os chatbots contribuem para melhorar a experiência do cliente?

Os bots chegaram para ficar e este é um fato inegável. A seguir, vamos falar de que forma essa inteligência pode ajudar a criar uma experiência incrível para os consumidores!  

Personalização do atendimento

Todos nós gostamos da sensação de se sentir especial, não é mesmo? Esse é um sentimento esperado pela grande maioria dos clientes e é o papel da empresa proporcionar isso através de uma experiência satisfatória.

Oferecer um tratamento diferenciado perante às grandes massas exige estratégia e o chatbot pode atender essa demanda.

A partir de uma conversa inicial, a ferramenta é capaz de gravar os dados e informações do cliente, permitindo um suporte individualizado e personalizado, com base nos interesses daquele usuário.

Identificação de necessidades

Os chatbots possuem recursos avançados de compreensão de linguagem natural, capazes de identificar o que usuário deseja e até mesmo captar o humor dele no momento da conversa.

Para atender de forma mais completa, essa inteligência pode utilizar recursos como o envio de vídeos, imagens e outros formatos, elevando a interatividade e mantendo a conversa dinâmica.

Agilidade na resolução de problemas

A rapidez da resolução dos problemas é, sem dúvida, uma das moedas de ouro para as empresa que buscam garantir a satisfação do cliente.

Prova disso, é a apuração de uma pesquisa que mostrou que 69% dos consumidores preferem lidar com chatbots já que eles proporcionam uma comunicação mais ágil. Enquanto 40% disse que é indiferente ser atendido por um humano ou robô, desde que receba a assistência necessária.

Com a automatização de dados, o cliente pode consultar facilmente as informações e obter resoluções em tempo real. Lembrando que essa autonomia não favorece apenas o consumidor, mas também contribui para a vazão dos assuntos mais complexos que vão ser tratados pela equipe.

Insumos para o Customer Care

Esse termo (traduzido literalmente como “apoio ao cliente”) começou a ganhar mais espaço e tem um papel fundamental para o sucesso da experiência positiva do consumidor.

Segundo a autora e palestrante, especialista em experiência do cliente, Blake Morgan, Customer Care significa o quão bem os clientes são atendidos enquanto interagem com a marca. Ela ainda explica que esse conceito representa o cuidado da empresa ao ouvir as necessidades, atendê-las e superar as expectativas, construindo uma conexão emocional.

Nesse cenário, o chatbot auxilia com o registro de todas as interações e informações em tempo real, possibilitando a compreensão de quem são os usuários e como eles se comportam.

A solução oferece insumos para identificar as falhas da operação e obter ideias de melhorias para a operação de atendimento, assim como estratégias para estabelecer um relacionamento mais próximo e saudável com o consumidor.

Cada vez mais, será necessário estruturar, qualificar e diferenciar o atendimento prestado ao consumidor. Para isso, o chatbot é uma excelente ferramenta, que chegou para transformar as operações, criando laços duradouros com o consumidor através de experiências memoráveis.

Conseguiu visualizar o valor dessa solução na construção de um relacionamento saudável com o consumidor? Clicando aqui você pode conversar com um de nossos especialistas no assunto e conhecer mais sobre os chatbots!  

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi