Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como fazer uma campanha de Facebook Ads realmente eficiente?

Entenda como funciona essa estratégia e descubra alguns segredos para otimizar as suas campanhas de Facebook Ads.

Como fazer uma campanha de Facebook Ads realmente eficiente?

 

Seja para fortalecer a marca e otimizar o atendimento ou para aumentar as vendas, anúncios pagos são sempre um excelente recurso para potencializar seus resultados. O Marketing Digital, por exemplo, possibilitou a entrega de anúncios extremamente personalizados para um público segmentado. Agora, imagine aproveitar toda essa vantagem da publicidade online na rede social com maior número de usuários? Isso mesmo, estamos falando do Facebook.

Neste artigo, vamos mostrar qual é a plataforma de anúncios dessa mídia social, além de apontar as principais vantagens para a sua empresa implementar essa técnica. Vamos apresentar também os tipos de anúncio e como funciona o Facebook Ads, além de trazer dicas e informações importantes para você calcular quanto investir nas suas campanhas. Boa leitura!

Entenda o que é Facebook Ads

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook encontrou uma excelente forma de monetização com a inserção de anúncios pagos, assim surgiu o Facebook Ads. Dessa forma, empresas de todos os portes podem criar campanhas de impacto para alcançar os mais diversos objetivos.

As estratégias de tráfego orgânico podem ser comprometidas com as constantes alterações nos algoritmos do Facebook para proporcionar uma melhor experiência do usuário. Até hoje, elas não alteram a performance de anúncios; pelo contrário, normalmente as mudanças asseguram o desempenho da publicidade nessa mídia social.

Conheça os benefícios dessa plataforma de anúncios

Expor a marca no ambiente em que a sua audiência se encontra já é um forte motivo para considerar o investimento em Facebook Ads. Afinal, esse é o primeiro passo para conduzir o seu prospect (pessoa que mostra intenção de compra) pela jornada do consumidor. Veja as principais vantagens de montar suas campanhas usando essa plataforma:

  • visibilidade: além de contar com uma grande quantidade de usuários ativos, é comum que os participantes dessa rede acessem pelo menos uma vez por dia;
  • objetividade: como uma das etapas de criação do anúncio é apresentar a meta estabelecida, fica mais fácil alcançar o propósito da campanha;
  • segmentação: você alcançará a persona ou público-alvo do seu negócio;
  • baixo investimento: se comparado com os anúncios em veículos de Outbound Marketing;
  • excelente ROI (retorno sobre investimento): as campanhas podem ser monitoradas, o que reduz os custos.

Descubra como funciona o Facebook Ads

Para anunciar no Facebook você precisa montar um planejamento da campanha, com todas as etapas, como objetivos, definição do público, cronograma e orçamento. Assim, além de organizar e documentar o Marketing da sua empresa, você reúne as informações necessárias no desenvolvimento dos anúncios. Alguns passos importantes para usar essa ferramenta são:

  • estabelecer a ação, ou objetivo final, que você pretende alcançar. Pode ser impulsionar uma publicação, aumentar os fãs na rede social, capturar leads ou até mesmo fechar uma venda;
  • apontar quem é a audiência para a qual você quer que o anúncio fique em exposição;
  • selecionar as plataformas nas quais você deseja que a campanha apareça: Facebook, Instagram, smartphones, iOS etc;
  • pensar em quanto você pretende gastar com aquele conjunto de anúncios.

Saiba quanto investir nas suas campanhas

Não existe um valor padrão para anunciar no Facebook. Tudo dependerá das suas expectativas e até mesmo da verba destinada ao Marketing. Entretanto, é importante pensar que, se a sua campanha está bem desenvolvida e otimizada, o retorno sobre o valor aplicado será proporcional ao tanto que você investir.

De qualquer forma, o ideal é sempre começar com pequenos investimentos e ficar de olho no ROI para aumentar o orçamento conforme o desempenho dos anúncios. No Facebook Ads, você escolhe quanto investir e como esse valor será distribuído. É possível apontar um orçamento diário, que é o tanto gasto por dia, ou o valor para investir em toda a campanha.

Escolha o melhor formato para os seus anúncios

O Facebook costuma dividir os tipos de anúncio de acordo com o objetivo que você pretende alcançar. Inicialmente, esses objetivos são divididos em três estágios: reconhecimento de marca; relacionamento e conversões. Para cada um deles, a plataforma sugere um tipo de ação específica. Desde curtir a página até o botão de ligar para a empresa.

Ao determinar essa escolha, a própria plataforma de anúncio sugere quais são os formatos mais recomendados para o seu negócio. Os formatos de anúncio são:

Foto

Imagens para transmitir a ideia do anúncio. São interessantes para estimular cliques em links, pedir ações de engajamento com sua página ou evento no Facebook ou até mesmo CTAs (chamada para ação), como download de aplicativo ou compre agora.

Carrossel

Exibir várias fotos ou vídeos, contando uma história que envolve o usuário. Excelente para gerar tráfego para o site e aumentar conversões.

Vídeo

O formato mais atrativo. Pode ter um caráter informativo, de entretenimento ou persuasivo, no caso das vendas. Como o objetivo é que as pessoas visualizem o vídeo, essa é uma boa oportunidade para fazer uma campanha de branding (técnica para a empresa ser conhecida no mercado) e aproximar o público da marca de maneira natural.

Canvas

O Canvas tem layout de grade, ideal para apresentar diversas fotos de uma coleção ou produto, como também transmitir valores que impulsionam o reconhecimento da marca.

Use algumas dicas para impulsionar o ROI do seu Facebook Ads

Talvez você já tenha a experiência de criar uma campanha e ela não performar da maneira desejada. Confira alguns fatores que otimizam seu desempenho e garantem o sucesso dos resultados:

Segmentar o público

Esse é o princípio do Marketing Digital e não seria diferente nos anúncios do Facebook. A plataforma oferece diversos campos para que você detalhe da melhor forma possível quem é a sua buyer persona. Quanto melhor você acertar a sua audiência, maior serão as conversões e mais barato o valor por ação.

Testar os formatos

Toda vez que criar uma campanha, desenvolva diversos anúncios para descobrir aquele que tem melhor performance. O Facebook oferece a possibilidade de fazer testes A/B, e você pode variar o público, a otimização da conversão, o local onde o anúncio aparece ou o layout da sua publicidade.

Escalar campanhas

Assim como é possível fazer testes para ver quais são os seus melhores anúncios, o ideal é esperar para ver onde investir pesado. Por isso, comece com um investimento menor e vá escalando as campanhas quando perceber que o retorno está de acordo com seu objetivo.

Monitorar resultados

Campanhas no Facebook são excelentes por fornecerem os dados que você desejar. Escolha os KPIs adequados para a sua campanha, determine uma frequência para análise e acompanhe o sucesso das suas ações. Assim, você saberá se algo não está funcionando e aproveitará oportunidades de investimento.

Viu como o Facebook Ads é uma excelente plataforma de anúncio? Escolha o formato adequado para as suas campanhas, segmente o seu público e teste para impulsionar os melhores anúncios!

Se você gostou deste texto para otimizar suas estratégias nas redes sociais e deseja melhorar ainda mais seus resultados, que tal organizar sua rotina para ser mais produtivo e engajado no dia a dia? Clique aqui e confira a lista que nós fizemos pra você.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi