Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Estratégias de sucesso para enriquecer o cadastro de produto no e-commerce

Estratégias de sucesso para enriquecer o cadastro de produto no e-commerce

A página de produto é uma das páginas mais requisitadas pelo consumidor, e não poderia ser diferente. Os varejistas com frequência modificam em busca de torná-la mais rápida, simples e que promova mais venda por meio de uma boa experiência, seguindo as tendências de mercado.

Um outro desafio que sempre esteve na pauta do varejo é a ficha de produto. Na presença de uma quantidade elevada de mercadoria ofertada e novos produtos entrantes no dia-a-dia das operações, passa ser uma utopia ter todas as fichas de produto completa sem ter uma equipe olhando para isso.

Os grandes ofensores para não manter uma ficha de produto íntegra no site são: 

  • Falta de informação do produto disponibilizadas pelos fornecedores nacionais e internacionais; 
  • Carência de conteúdo voltada para a venda. Fornecedores disponibilizam informações técnicas de difícil compreensão ou de pouca utilidade para o consumidor;
  • Fornecedores replicam os dados do produto para todo o mercado, não existindo diferença, na grande maioria, das informações demonstradas na loja X para a loja Y;
  • Lojistas enfrentam o alto custo tanto para terceirizar quanto para contratar pessoas para produzir ou readequar a ficha de produto (texto, imagem e filme);
  • Falta de prioridade nas empresas para investir no cadastro de produto, muito por não ser escalável e a expectativa de já atender o mínimo viável;
  • Falta de tempo, não só para personalizar os produtos “carro-chefe” como todo seu portfólio;
  • Imagens e vídeos não atendem todas as perspectivas do produto no olhar do consumidor;

Alguns varejistas já olham de uma forma diferente e entendem a importância em desenvolver novos produtos e a necessidade em melhorar as ofertas das mercadorias existentes no e-commerce.

Um grande propulsor que auxilie nesta construção de conteúdo são os reviews dos clientes que de uma forma espontânea e orgânica traz a vivência dos clientes que muitas vezes são imperceptíveis na visão da indústria.

As informações coletadas neste estágio serão incrivelmente úteis quando decidir criar um novo produto ou melhorar a ficha de produto já existente. A análise de produto é uma fonte valiosa de feedback, por consequência, é muito importante prestar atenção no que as pessoas estão dizendo sobre o item, sua classificação por estrela e temas que surgem em torno do produto. 

Os benefícios das reviews estende também para o consumidor e para indústria. Os consumidores passam ter uma assertividade maior em suas escolhas, lendo as experiências de quem já comprou. Já a indústria, se beneficia em ter o feedback do mercado em tempo real e por um custo muito mais acessível, em vez de contratar uma empresa para fazer um estudo de mercado restrito.

À frente disso, as empresas precisam iniciar este trabalho, mesmo conhecendo as dificuldades, logo trago algumas metodologias e ações que ajude nesta construção. 

SCAMPER

SCAMPER é uma metodologia que ajuda a melhorar a criatividade e o desenvolvimento de ideias criativas. Nela está explicita algumas características: Substituir, Combinar, Adaptar, Minimizar, Pensar, Eliminar e Reverter.

Cada uma destas palavras irá ajudar a desenvolver um raciocínio lógico e seguindo a ordem das letras, inspeciona meios para inovar e melhorar os produtos existentes, principalmente os produtos mais vendidos.

A intenção desta provocação é: pensar fora da caixa, encontrar formas de associar produtos ou conectar parcerias, atualizar e adequar as mercadorias com a realidade, e por fim, personalizar e torná-lo simples na visão do consumidor. 

DIAGRAMA DE PARETO

Metodologia muito praticada no mercado, mais conhecida como 80/20. O que significa que 80% das consequências advêm de 20% das causas, isto é, há muitos problemas sem importância perante outros problemas mais graves.

O que isso significa para a review? A possibilidade em detectar através das avaliações dos clientes, quais são os principais problemas dos produtos e loja. Diante da inteligência de máquina viabiliza identificar através dos comentários dos clientes, qual é o problema central. Com isso, quantifica quais são os problemas mais recorrentes e passe a priorizá-los.

DIAGRAMA DE ISHIKAYA

Conhecido popularmente como espinha de peixe ou diagrama de causa e efeito. O objetivo é evidenciar problemas no processo e ajuda destrinchar todos os itens através dos efeitos na busca de identificar a causa raiz do problema. 

CONVERSE COM SEUS CLIENTES

Algo que não pode deixar de lado, é a velha e boa conversar com os clientes. Parece algo simples e óbvio, mas diante das facilidades tecnológicas ou a busca em trazer mais clientes, as marcas distanciaram dos seus clientes e passaram tratar o atendimento de forma automatizado. Não que devemos deixar de automatizar, mas para alguns casos, é muito importante estar presente.

Por isso a importância de fazer uma pesquisa ou falar diretamente com os seus clientes mais engajados. As respostas deles e suas dúvidas auxiliarão no aprimoramento da sua operação. 

Caso seja uma operação recente ou ainda não faça muitos pedidos, não perca a oportunidade, caso receba uma avaliação negativa, em ligar para o cliente.

ANALISAR TENDÊNCIAS DAS PALAVRAS MAIS BUSCADAS

A grande maioria já deve conhecer as ferramentas Google Keyword Planner e Google Trends para descobrir as pesquisas das pessoas e utilizar destas informações para melhorar a descrição do produto com o objetivo em melhorar o SEO, consequentemente sua página será melhor referenciada e localizada pelos buscadores.

Além disso aproveitar dos recursos disponíveis pelo Google para SEO como o Rich Snippet e as estrelas nas prateleiras do Google Shopping para aumentar os cliques e consequentemente aumentar as vendas e contribuir nos investimentos feitos nesses canais.

 

 

Publicado em 27 de março de 2020

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi