Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Saiba utilizar o e-mail marketing como ferramenta de engajamento

Saiba utilizar o e-mail marketing como ferramenta de engajamento

O relacionamento com o cliente é algo que exige manutenção constante e, por isso, utilizar o e-mail marketing como ferramenta de engajamento é uma ótima opção.

Muito além de enviar propagandas e promoções, o e-mail marketing deverá conter conteúdos de interesse do contato ou ele dificilmente abrirá suas mensagens — que começarão a ser malvistas pelos provedores e serão mandadas diretamente para a caixa de spam.

Neste post nós abordaremos o que é o e-mail marketing, quais são os seus benefícios, como utilizá-lo e, por fim, quais métricas deverão ser acompanhadas para verificar a eficiência de sua campanha. Confira!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais utilizadas na atualidade e é, também, uma excelente forma de relacionar-se com o seu público, gerar leads e engajá-los em suas campanhas.

De modo geral, pode-se considerar como e-mail marketing a utilização de e-mails com o objetivo de promover uma determinada marca ou produto. Essa campanha deve seguir um conjunto de normas e boas práticas preestabelecidas com objetivos comerciais, informativos ou de serviço transacional.

Apesar de parecer algo relativamente simples, essa ferramenta é uma das que mais gera retorno no marketing digital e, para ter sucesso, é preciso planejá-la de modo estratégico.

A escolha de um assunto interessante, a construção de um layout atrativo e a inserção de conteúdos de relevância para a audiência são apenas alguns pontos que deverão ser observados ao utilizá-lo na comunicação de sua empresa.

Por fim, é sempre bom lembrar: jamais compre uma lista pronta de e-mails! Essas listas vêm com muitos e-mail inválidos e não têm segmentação alguma, comprometendo toda a estratégia elaborada por sua empresa.

Quais são os benefícios da utilização do e-mail para a comunicação?

Se você ainda não acredita no potencial de um e-mail marketing bem elaborado ou acha que essa é uma estratégia antiga ou inadequada, você está muito enganado!

Veja algumas das vantagens ao utilizá-lo na comunicação de sua empresa!

ROI (Return On Investment)

O e-mail marketing é uma das formas mais baratas de relacionar-se com os seus clientes. O valor para realizar um disparo é muito baixo, permitindo que até pequenas empresas sejam capazes de utilizá-lo.

O ROI, ou retorno sobre o investimento, representa o volume de retorno que a empresa obteve com cada centavo investido e, por seu baixo custo, as taxas de retorno costumam a ser bastante elevadas. Contudo, é preciso que sua estratégia esteja devidamente alinhada — caso contrário, será difícil alcançar bons resultados.

Relacionamento

O envio regular de mensagens de interesse de seu público auxilia na fortificação do relacionamento entre as partes, fazendo-os enxergar a empresa como uma autoridade em seu segmento de mercado.

No entanto, isso não é tudo. Aproveitar datas comemorativas e aniversários para desejar parabéns é uma excelente forma de demonstrar que a empresa o enxerga como muito mais que um cliente — o que gera ótimas oportunidades de fidelização e reativação de clientes.

Envio de ofertas

Por falar em datas comemorativas, por que não enviar ofertas especiais para os seus clientes? Essa é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas de sua empresa, enviando cupons de desconto ou vale-brindes.

Lembre-se que, ao enviar uma oferta, ela deverá estar alinhada aos interesses dos clientes — afinal, uma pessoa com interesse em peças automotivas dificilmente abrirá um e-mail sobre cosméticos e maquiagens.

Como utilizar o e-mail marketing como ferramenta de engajamento?

Sem dúvidas, o primeiro passo é segmentar o seu público de acordo com características similares. Essa segmentação permite a elaboração de uma estratégia de conteúdos específicos que certamente chamarão a atenção dos clientes.

Após a segmentação, você precisa elaborar o plano estratégico de comunicação para cada um desses perfis encontrados — com um planejamento, as chances de sucesso são maiores.

Outro ponto crucial para o engajamento de seus clientes é a velocidade nas respostas de suas solicitações e dúvidas. O simples fato de responder prontamente à solicitação de um consumidor já é uma excelente forma de melhorar seu engajamento, gerar novas oportunidades e proporcionar uma experiência positiva com sua marca.

Experiências são muito marcantes — tanto as positivas quanto as negativas — e ficam gravadas na mente de seu público por muito tempo. Portanto, empenhe-se em ouvi-los e trate-os da melhor maneira que puder.

Em um e-mail marketing forte não pode faltar um CTA (Call To Action) convidando o leitor a tomar uma decisão ou executar uma ação. De nada adianta elaborar o melhor layout e ter o melhor conteúdo se o cliente abre sua mensagem e depois a descarta sem interagir com a empresa.

Como medir o engajamento dos clientes?

Se você já pesquisou sobre marketing digital, com certeza já se deparou com as famosas métricas ou KPIs. Essas métricas são os pontos-chave que permitem a avaliação de um determinado processo ou estratégia. Veja abaixo quais são as métricas que você deverá acompanhar em suas campanhas de e-mail marketing!

Taxa de entrega de e-mails

Essa é, sem dúvidas, a primeira métrica que você deverá acompanhar em sua estratégia. Afinal, se sua taxa de entrega está muito baixa, isso significa que a qualidade de sua lista de e-mails está ruim.

Caso você passe por isso, saiba que existe uma solução: a higienização da lista. Retire todos os e-mails inválidos antes de enviar a próxima campanha e refaça esse processo constantemente. Uma lista suja poderá prejudicar o índice de confiabilidade de seu servidor e ele, como dissemos, enviará suas mensagens direto para o spam.

Taxa de abertura de e-mails

Uma vez que você possui uma taxa de entregas elevada, é preciso verificar quantos e-mails foram abertos. Se essa taxa está baixa, é preciso rever a sua estratégia, as segmentações e, principalmente, o assunto do e-mail.

Se o assunto não for interessante e não chamar a atenção do cliente, certamente o e-mail será enviado para a lixeira sem ser lido. Ter uma grande quantidade de e-mails sem abertura também prejudica a sua confiabilidade e faz com que os próximos sejam encaminhados diretamente para a caixa de spam.

Volume de cliques

Sua taxa de abertura está bem alta, mas as pessoas não estão interagindo com o seu e-mail? Acompanhar o volume de cliques em cada um dos links é uma das principais métricas para acompanhar o engajamento de seus clientes.

Busque saber quais foram os links mais clicados e por qual perfil de clientes. Essa análise permitirá que a estratégia se torne cada vez mais assertiva e que você compreenda quais são as preferências e as tendências entre seus clientes.

Volume de respostas

Depois de entrar em contato com o cliente, espera-se que ele responda de alguma forma, certo? Assim, acompanhar o volume de respostas, principalmente em estratégias que convidam o cliente a isso, é outra forma de medir o engajamento.

Como vimos, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para estabelecer relacionamentos com os seus clientes e mantê-los engajados. Apesar de parecer algo muito simples, é preciso planejar, pesquisar e analisar os resultados para obter sucesso.

Agora que você já sabe como utilizar o e-mail marketing como ferramenta de engajamento, siga-nos nas redes sociais e receba dicas como essas em primeira mão! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter, no Instagram e no YouTube!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi