Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Descubra como estimular reações positivas nas redes sociais

Seguindo as dicas práticas deste texto você tem grandes chances de influenciar as decisões dos potenciais consumidores.

Descubra como estimular reações positivas nas redes sociais

 

Para as empresas, as redes sociais são sinônimo de ótimas possibilidades de negócios. Mídias como FacebookInstagram, Twitter e YouTube permitem que as organizações divulguem seus produtos e estabeleçam relacionamentos com o consumidor digital. Apesar de todas essas facilidades, as marcas encontram um enorme desafio para chamar a atenção dos usuários. Nesse sentido, surgem algumas questões:

  • como deixar de ser apenas mais uma no meio de tantas empresas e passar a ganhar mais presença online e autoridade na rede?
  • como estimular reações positivas nas redes sociais e influenciar as decisões dos potenciais consumidores?
  • como incentivar as pessoas a dar depoimentos sobre boas experiências que viveram ao adquirir seus produtos ou serviços?

Neste texto, apresentamos algumas dicas de marketing que ajudarão sua empresa a colher ótimos frutos nesse universo das mídias sociais. Confira!

A importância das reações positivas

Empresas como o Facebook e Google possuem algoritmos que “elegem” os conteúdos que são mais relevantes e que vão aparecer para mais pessoas. Portanto, quando uma publicação atende os requisitos desses robôs, mais destaque terá.

Trata-se de um “efeito manada”: se muitas pessoas curtem um post, outras tendem a repetir o mesmo comportamento. É assim que surgem os virais. Se sua empresa viralizar um vídeo nas redes, por exemplo, pode ser que você não venda para milhões de pessoas, mas é bem provável que muita gente alcançada se transforme em cliente.

Por conta de situações como essa, as reações positivas são muito importantes e devem ser estimuladas continuamente. Isso será indispensável para o sucesso da sua estratégia nas mídias sociais. A seguir, mostramos como você pode fazer isso na prática:

Promova experiências únicas

Vivemos no século 21 e, mais do que adquirir um produto ou serviço, as pessoas querem viver boas experiências. Portanto, a bola da vez vai muito além do bom atendimento. Tenha em mente que atender é entender. Nesse sentido, para fazer um trabalho memorável na rede social, é preciso entender profundamente as motivações, os gostos e as necessidades dos seus potenciais consumidores.

Para estimular avaliações positivas, você precisa encantar — ou seja, proporcionar experiências únicas e inesquecíveis. Assim, você deve estar focado em assegurar que o consumidor vivencie algo especial.

Cuide para que toda a jornada do cliente seja a melhor possível, lembre-se de que o seu negócio existe para resolver os problemas dos clientes e nunca se esqueça de que os detalhes fazem a diferença. Pouco custa, por exemplo, mandar um SMS ou uma mensagem no WhatsApp perguntando se o cliente está satisfeito com a compra ou se está aproveitando bem o produto ou serviço, não é mesmo?

Peça educadamente e em momentos oportunos

Com certeza, você já ouviu falar naquele ditado de que “quem não chora não mama”. Lembre-se dele e se inspire no momento de pedir as avaliações positivas para os clientes. Infelizmente, na maioria das vezes, as pessoas só se manifestam quando vivem uma experiência ruim.

Por isso, é muito importante que você se posicione e encoraje os comentários positivos. Mas preste muita atenção: tome cuidado, pois isso deve ser feito de uma forma muito sutil e em um momento oportuno.

Recomenda-se que pedidos do tipo devam ser feitos somente aos clientes mais próximos. Aproveite para pedir, por exemplo, nos momentos de interação em que você percebe que o consumidor está extremamente satisfeito com a experiência que viveu com a sua empresa.

Ofereça recompensas e faça sorteios

Quando você oferece recompensas, como descontos ou brindes, ou promove sorteios, estimula os clientes a fazer avaliações da sua marca. O objetivo é pedir para que os consumidores avaliem seu negócio nas redes sociais em troca de algum benefício.

No entanto, mais uma vez, o bom senso tem de prevalecer. Você não pode exigir uma avaliação positiva. O depoimento tem que ser totalmente natural e espontâneo, ou seja, sem nenhum tipo de imposição.

Faça pesquisas de satisfação

Mais uma forma de conseguir depoimentos das pessoas nas redes sociais é por meio de uma pesquisa de satisfação de clientes. Você pode selecionar os depoimentos mais interessantes e pedir a autorização do usuário para divulgar nas suas mídias e no seu site ou blog. Essa pesquisa pode ser feita por meio do telefone, do WhatsApp ou dos formulários do Google. Embora muita gente considere algo difícil e complexo, a pesquisa de satisfação é uma ação simples e eficiente.

Interaja com a sua audiência

Rede social, como o próprio nome sugere, é um local para socializar. Muitas empresas postam fotos, vídeos e textos e recebem comentários, mas não interagem com seus consumidores. Estabelecer uma relação com seus seguidores é essencial e traz inúmeros benefícios, incluindo mais vendas e a possibilidade de receber bons depoimentos e avaliações.

Sendo assim, se a pessoa fizer um check-in na sua página ou marcar a sua empresa, interaja com ela. Faça um agradecimento, um elogio, dê sugestões sobre o melhor uso de um produto, entre outras coisas. Quando você se comunica com a sua audiência, estimula as pessoas a falarem bem de você naturalmente.

Conte com influenciadores

Vivemos tempos em que as opiniões das pessoas são muito valorizadas, inclusive a de estranhos. Quando se trata de um influenciador, essa opinião se torna ainda mais forte e pode tomar proporções inimagináveis.

Dessa maneira, contar com influenciadores locais — os chamados microinfluenciadores — ajuda a construir a reputação da sua marca de uma forma mais rápida e em uma região em que você tem acesso a um grande número de potenciais clientes. Esses influenciadores podem opinar sobre experiências positivas que tiveram com seus produtos ou serviços e, assim, acabam estimulando outras pessoas a comprarem de você.

Por fim, um alto número de avaliações também pode melhorar seu ranking no Google e facilitar para que outros consumidores te encontrem. Descubra em quais redes sociais seu público está presente e concentre seus esforços nessas mídias, para que os clientes possam escrever diversos feedbacks.

E aí, o que você achou dessas ideias para estimular reações positivas e influenciar as decisões dos consumidores? Sem dúvidas, trata-se de um grande passo para vender mais e conquistar melhores resultados. Se você gostou deste artigo, recomendamos que baixe agora mesmo, gratuitamente, nosso e-book: tudo o que você sempre quis saber sobre monitorar, atender, relacionar e analisar!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi