Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Dashboard de Marketing: aprenda como montar as melhores métricas

Descubra o que é essencial no painel de controle para monitorar suas estratégias de marketing digital

Dashboard de Marketing: aprenda como montar as melhores métricas

 

Reunir todas as informações relevantes sobre o desempenho do seu negócio em um só lugar é o objetivo do dashboard de marketing. Ele facilita o acompanhamento das métricas, colaborando para que você tome decisões com confiança. Mas afinal, como montar um dashboard personalizado e efetivo para os seus negócios?

Com o painel de controle, sua empresa entende não só a performance das campanhas de marketing digital, como também consegue corrigir possíveis falhas, com mudanças assertivas, baseadas no que está convertendo e onde se encontra o problema. Confira a seguir como montar um dashboard que facilitará o monitoramento das suas campanhas e impulsionará a produtividade da sua equipe!

Reúna todos os dados

Cada software de automação, como e-mail marketing ou gerenciamento das redes sociais, costuma apresentar um painel para que você acompanhe os resultados. A questão é que ao entrar em cada uma delas para saber sobre o desenvolvimento das ações da sua empresa, você acaba perdendo tempo e ainda corre o risco de ficar confuso.

Escolha um dashboard que centraliza todas as informações em um só lugar. Para entender se o painel de marketing está com todos os dados, pense nos objetivos da sua campanha e pergunte: quais resultados devo esperar com essa estratégia? Agora veja se as métricas mensuradas no quadro são suficientes para descobrir se sua empresa está tendo sucesso com as ações.

Escolha um dashboard de marketing intuitivo

Você pode usar o painel do Google Analytics ou de tantas outras plataformas de marketing digital, que normalmente oferecem a possibilidade de acompanhar as métricas da sua empresa. Mas um ponto fundamental é saber se há facilidade no manuseio da plataforma. Isso vale para você conhecer as regras para uma boa experiência dos seus usuários, como a usabilidade e acessibilidade.

Também é importante avaliar se existe a possibilidade de personalização de acordo com as suas preferências, pois algumas plataformas possibilitam arrastar e soltar os widgets. Outro ponto interessante, é perceber se a plataforma é responsiva ou oferece uma versão mobile para que os executivos possam acompanhar o comportamento das ações de marketing pelo smartphone.

Enquadre as métricas de marketing

O dashboard estimula o pensamento analítico de todos que trabalharem com ele. Dessa forma, você ganhará uma comunicação mais clara e todos saberão lidar melhor com os dados compartilhados. Fique atento apenas para não misturar esse painel de controle de marketing com outras medidas, como os KPIs da gestão do negócio.

Lembre-se de que um dashboard completo não precisa de métricas que não fazem sentido para a estratégia de marketing. Pelo contrário, mantenha o mais enxuto possível, garantindo que você tenha controle e visualização dos dados mais importantes para entender se a execução está atendendo ao plano, aproveitando oportunidades que surgirem e consertando os desvios.

Saiba de onde vem as informações do painel

O dashboard de marketing reúne dados de diferentes fontes, por isso é importante que você tenha consciência de onde está sendo coletado cada um dos elementos apresentados. Talvez uma informação sobre o comportamento do seu lead vem do Facebook Analytics, mas pode ser que ela tenha sido extraída com base em um formulário enviado para os seus prospects.

Esse exercício estimula um olhar atento, que apesar de amparado nos relatórios, é preparado para ir além. É preciso ser capaz de ler os gráficos e outras estatísticas para entender o impacto das suas campanhas, mas mantenha o pensamento vívido; entenda cada ação e questione sempre que necessário para não ser refém dos números, de forma que mesmo sem eles, seja possível entender a performance dos negócios.

Tenha relatórios em tempo real

Garanta que os filtros do seu painel sejam uniformes, ou seja, se você estiver comparando o desempenho deste ano, a mesma estratégia no ano anterior pode ser uma excelente base para facilitar o entendimento. Fique atento para períodos sazonais, que podem oferecer uma distorção da leitura desses dados e caso seja identificada uma crise, trabalhe proativamente.

Defina os KPIs do seu dashboard de marketing

Key Performance Indicators, ou, em português, os indicadores-chave de performance, são as métricas essenciais para você garantir que o seu painel de controle apresente uma imagem real do que está acontecendo. Como no marketing digital é possível medir praticamente tudo, tenha clareza para não se perder em meio a dados que não apontam para a performance das campanhas.

Outro ponto importante na escolha dos KPIs é a determinação de qual período será usado para mensurar os resultados. Esse prazo varia de acordo com o tipo de métrica e a etapa do projeto, podendo ir de análises semanais, com uma checagem diária, até uma periodicidade mensal.

Escolha um modelo que compare as metas e o desempenho

Falando de gráficos e relatórios, pode até parecer clichê afirmar que é importante visualizar o objetivo estabelecido junto do que foi alcançado ou mesmo superado, até o momento. Porém, essa é a razão pela qual surgiram as análises dos dados, a existência de um planejamento que determina o caminho e as expectativas de retorno sobre ele.

Se possível, compartilhe essas informações com todos os colaboradores envolvidos com a campanha. Além de motivar melhores resultados, essa prática pode estimular a cooperação da equipe, minimizando o surgimento de conflitos. Para os gestores, essas informações também são muito importantes, pois informam o quanto as estratégias de marketing estão impactando nos negócios.

Trabalhe com um quadro fixo

Se para ver todas as estatísticas reunidas no seu dashboard de marketing você precisar usar a barra de rolagens, isso significa que ele não é tão funcional quanto deveria. Afinal, apesar de ser online e ter atualizações em tempo real, o objetivo desse painel é similar aos impressos: conseguir visualizar todas as informações de uma vez para otimizar os processos.

Como você viu neste artigo, o dashboard de marketing é fundamental para acompanhar as ações da empresa, evidenciando aquilo que está convertendo e o que é preciso mudar, colaborando com as tomadas de decisão. Defina os KPIs de acordo com os objetivos da sua estratégia de marketing e crie um painel com todas as informações juntas e de fácil visualização.

Se você gostou do texto, conte nos comentários abaixo se você já usa um dashboard de marketing ou se pretende implementar um para otimizar o sucesso da sua empresa!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi