Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Customer Centric: a importância de colocar o cliente no centro

Customer Centric: a importância de colocar o cliente no centro

Em cenários de mudanças constantes, ou até mesmo de uma pandemia mundial como a que estamos vivendo, ter uma cultura de customer centric pode garantir crescimento sustentável e aumento de receita para sua empresa. 

Mas afinal, o que é o Customer Centric? Como o próprio nome diz, é uma cultura centrada no cliente, que tem como base gerar valor e principalmente relacionamento entre o cliente e a marca.  É uma forma de promover uma experiência positiva para o cliente, desde o primeiro contato, quando ele ainda nem tornou-se cliente, e manter esse bom relacionamento durante todo o tempo de vida dele em sua empresa. 

Ter empatia é uma das ações mais importantes do customer centric. Isso significa mais do que colocar-se no lugar do outro. É experimentar o mundo a partir dos sentimentos de outra pessoa. Seja curioso, entenda as dores do seu cliente. O que ele sente, pensa e experimenta. Agir com empatia permite ter uma visão fiel do problema e proporciona perceber falhas. 

Além da empatia, a colaboração é muito importante. Agir de forma coletiva para obter resultados é essencial. Com a empatia, você descobrirá o problema do seu cliente e com a colaboração encontrará a solução. 

Empresas são formadas por pessoas e para conseguir manter a cultura de cliente no centro, é preciso engajá-las, pois será essa equipe que manterá a cultura forte. Ter uma equipe com pessoas diferentes, trará ideias e vivências diferentes para criar soluções diferentes.

E por quais canais tudo isso acontecerá? Com o customer centric é essencial que sua empresa tenha uma ferramenta omnichannel de atendimento, pois o seu relacionamento iniciará antes mesmo dele tornar-se seu cliente e várias pessoas da sua equipe, de diferentes setores terão contato com o ele em diferentes situações. Registrar e coletar esses dados é fundamental. 

Além disso, é importante disponibilizar um atendimento ágil, que vai solucionar ou oferecer caminhos para a solução em tempo real. A inteligência artificial pode ser uma boa aliada nesse momento. Com ela, você pode criar uma base de conhecimento e uma jornada para o seu cliente. 

Algo muito interessante sobre o customer centric é que com ele você consegue dar atenção para o seu cliente, sem deixar de lado os novos negócios. Mas é importante saber que tão importante quanto fazer uma nova venda, é manter o seu cliente feliz e satisfeito, pois isso fará com que o tempo que ele consumirá o seu produto ou serviço prolongue-se.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi