Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Consumidor Digital: o que é e qual seu comportamento?

Conheça as características dos consumidores digitais e saiba como direcionar suas ações de marketing para esse público

Consumidor Digital: o que é e qual seu comportamento?

O sucesso de uma empresa no mercado depende de fatores diversos. É necessário ter planejamento, investir em uma boa estrutura, qualificar a mão de obra e ter bons produtos/serviços. Porém, existe uma peça fundamental nessa engrenagem que guiará todas as demais ações. É essencial conhecer seu público-alvo e, principalmente, ter o entendimento de que, hoje, praticamente tudo passa pelo consumidor digital e pelo seu comportamento peculiar.

Uma pesquisa realizada em 2017 indicou que 93% dos brasileiros com acesso à Internet já realizaram compras online. E essa é uma tendência que se ampliará ainda mais ao longo dos próximos anos. É impossível buscar uma compreensão dos potenciais alvos de sua empresa sem conhecer quem são os consumidores digitais, como eles agem e o que eles valorizam no momento de uma compra.

Nesse post vamos falar sobre essas e outras questões. Continue lendo!

O Consumidor Digital

A ampliação do acesso à Internet e os diversos avanços tecnológicos possibilitaram o crescimento dos consumidores digitais. O acesso mobile e as centenas de aplicativos existentes permitem que as pessoas tenham mais comodidade e segurança na compra dos mais diversos produtos.

É possível pesquisar sem sair de casa, avaliar opiniões, comparar preços com agilidade e ainda ter acesso a descontos e promoções constantes. O consumidor digital leva em consideração mais critérios de análise, fica atento aos detalhes e pode se tornar um grande defensor ou um grande crítico da sua marca.

Sim, os consumidores digitais têm voz e muito peso na decisão de outras pessoas. Por isso a importância de conhecer esse novo perfil de público e se preocupar em manter um alto nível de atendimento ao cliente é crucial.

Conheça suas características

Falamos um pouco sobre o perfil dos consumidores digitais. Agora, vamos aprofundar mais essas características, para que você tenha mais segurança para desenvolver um trabalho de comunicação e marketing mais preciso e assertivo.

Investigador

O consumidor digital tem em suas mãos diversos recursos para buscar todo tipo de informação sobre uma determinada empresa ou produto. As pesquisas são rápidas e fáceis de executar.

Ele compara preços, características dos produtos, prazos de entrega e avaliações de outros usuários. Ou seja, existe toda uma “investigação” antes da escolha. Munido desses detalhes, ele vai avaliar qual é a melhor opção para realizar a compra.

Influenciador

O mundo digital permite que as pessoas sejam ouvidas e que influenciem outros usuários com mais facilidade. As opiniões e avaliações de produtos e empresas são um dos itens mais acessados e considerados no momento de uma compra online.

Essa influência pode ser positiva ou negativa — não há como controlar. Se o consumidor não tiver sua dúvida respondida com rapidez, se o produto for entregue com atraso ou sem atender a todas as características descritas, certamente críticas serão feitas e vão pesar na decisão de outros consumidores.

Interativo

O consumidor digital preza pela interação com as marcas. As facilidades oferecidas pelas tecnologias favorecem esse contato mais próximo entre público e empresas. As próprias mídias sociais são fundamentais para a estruturação desse processo.

Acompanhe suas redes sociais e as menções recebidas na Internet. Saiba o que os consumidores estão falando de você e responda prontamente sempre que questionado sobre algum assunto. Se o consumidor quer interagir, utilize isso a seu favor.

Você já deve ter percebido que o consumidor digital não pode ser ignorado pelas empresas, não é mesmo? Ele é um influenciador e está atento aos detalhes, então, quem for se comunicar ou ofertar algo a ele precisa se adaptar ao seu perfil de comportamento.

Sua empresa tem feito ações voltadas para esse público? Deixe seu comentário e conte pra gente quais foram as suas iniciativas ou dúvidas ao lidar com esse novo consumidor.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi