Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como ser inovador no trabalho de social media e fidelizar clientes?

Saiba quais as melhores estratégias para otimizar seu trabalho, trazendo uma experiência positiva para seus clientes

Como ser inovador no trabalho de social media e fidelizar clientes?

As redes sociais entraram de forma definitiva na pauta de empresas de todos os tamanhos. Hoje, se tornou fundamental saber explorar bem o Facebook, Instagram, Whatsapp, YouTube, entre outras redes, para divulgar produtos, serviços e, principalmente, conquistar e reter mais clientes.

No entanto, as coisas não são tão simples quanto podem parecer. O ideal é que a estratégia de mídias online seja desenvolvida por um social media, responsável pelo relacionamento com o público e a reputação da marca nas redes sociais.

Por isso, neste texto, abordaremos como você poderá ser mais intuitivo, inteligente e inovador, agindo para fidelizar os clientes no trabalho de social media. Você também vai conferir 5 dicas para fazer isso com excelência. Acompanhe!

O que pode tornar o trabalho de social media mais eficaz?

Uma boa gestão das redes sociais é, hoje, uma competência necessária para as empresas que desejam se destacar no ambiente digital. Afinal, milhões de usuários estão presentes nesses sites ao mesmo tempo, comentando e divulgando suas marcas preferidas.

Por isso, é importante que o trabalho de social media seja voltado à fidelização de clientes. Conhecer os interesses e a linguagem ideal para lidar com a audiência permite que sejam criados diferentes tipos de conteúdo para atrair o público certo.

Além disso, saber gerenciar conversas no ambiente digital e interagir com os usuários de forma personalizada são ótimas estratégias. Hoje, mais que comprar um produto, os clientes desejam manter uma relação de proximidade com as empresas.

Como fidelizar clientes através das redes sociais?

Como as redes sociais se tratam de ambientes muito dinâmicos, é natural que os profissionais tenham dúvidas sobre a forma de executar um serviço com excelência. Confira algumas dicas que podem ajudar você no trabalho de social media:

1. Engaje seu público

É essencial que a estratégia nas redes tenha um objetivo claro, que pode ser o aumento no número de seguidores ou a conquista de novos consumidores. Independente disso, é imprescindível manter o público engajado.

Para tanto, é necessário sugerir a realização de ações aos seus seguidores. Você poderá fazer sorteios, promoções e responder aos comentários, por exemplo. O importante é sempre se aproximar e interagir com os usuários.

2. Conheça sua audiência

Saber quem são os seus potenciais clientes é essencial para conquistar resultados mais efetivos. Afinal, do que adianta uma rede social com milhares de seguidores, mas com uma baixa taxa de conversão?

Ferramentas para criar anúncios nas redes sociais são ótimas maneiras de conhecer dados concretos sobre o seu público e atingir pessoas interessadas no seu segmento. As principais redes, Facebook, Instagram e Twitter, contam com essa opção. Por isso, não deixe de explorá-las!

3. Proporcione boas experiências

Os clientes estão cada vez mais bem informados e exigentes. Passou-se o tempo em que era necessário apenas satisfazer os consumidores. Hoje, para conquistar um cliente nas redes sociais, é preciso encantá-lo.

A melhor forma de fazer isso é por meio de um atendimento personalizado e uma experiência única. Pense na sua jornada de compra como um todo, desde o momento em que ele conhece seu produto até a hora de decidir adquiri-lo.

4. Demonstre humanidade

Um trabalho de social media não é diferente dos demais. Por isso, é sempre importante lembrar que um negócio é feito de pessoas para pessoas. Assim, por mais que haja um avanço na relação da tecnologia, é preciso privilegiar uma comunicação personalizada e humanizada, com foco em valores como empatia, educação e cordialidade.

5. Mensure os resultados

Não existe estratégia eficiente de social media sem a capacidade de avaliar o desempenho das ações colocadas em prática. As próprias redes oferecem dados consistentes sobre o comportamento dos usuários.

Nesse contexto, é válido destacar que nem todo dado é sinônimo de bons resultados. Por exemplo, um alto número de likes pode não significar uma boa taxa de conversão. É fundamental escolher as métricas certas de acordo com os seus objetivos no trabalho de social media.

O que você achou dessas dicas voltadas ao trabalho de social media em prol da fidelização de clientes? Para que você esteja sempre atualizado, assine a nossa newsletter abaixo e receba, em primeira mão, diversas novidades!

Publicado em 22 de fevereiro de 2018

Deixe o seu comentário :)

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi